Gabriela Alves
25/02/2024 às 10:51

7 erros que você não pode cometer ao acumular pontos ou milhas!

Se você está começando agora no mundo das milhas e cartões de crédito, há grandes chances de cometer pelo menos um entre os erros mais comuns ao acumular milhas. A notícia boa é que, agora que você encontrou esse post, dá tempo de acertar e fazer diferente!

A seguir, conheça os 7 erros mais comuns quando o assunto é acumular milhas.

7 erros mais comuns ao acumular milhas

7 erros mais comuns ao acumular milhas

1 – Deixar as milhas vencerem ⏱️

Não é só boleto que vence não, viu? Muita gente não sabe, mas as milhas aéreas também têm validade.

Em 2022, o Banco Central divulgou um levantamento que mostrava que, em um período de apenas um ano, os brasileiros perderam 39,2 bilhões de milhas! Eu sei, dá vontade de chorar… por isso, a dica é a seguinte: fique atento ao prazo de validade das suas milhas, principalmente aos bônus de transferência, que costumam expirar em um prazo mais curto. Também vale usar algum site para controlar suas contas, como o AwardWallet por exemplo.

Esse é o primeiro passo para acertar no acúmulo de milhas e parar de perder dinheiro. Afinal, as milhas têm muito valor.

2 – Transferir os pontos do cartão de crédito no dia errado 🗓️

Se você acompanha o Melhores Cartões, já deve saber: existe um dia certo para transferir os pontos do seu cartão de crédito para os programas de fidelidade das companhias aéreas: nas promoções com bônus de transferência. E é aí que a mágica acontece!

Quando você transfere os pontos do cartão de crédito durante as promoções pode receber até 100% de bônus, ou seja, receber o dobro do valor que transferiu. Isso acelera (e muito) o seu acúmulo e faz com que você chegue ao seu destino mais rápido.

Entre as promoções, transferências bonificadas da Livelo, Esfera, Átomos (C6 Bank) para Smiles, Latam Pass e Azul Fidelidade acontecem com frequência. Inclusive, você pode conferir as ofertas vigentes aqui.

7 erros mais comuns ao acumular milhas

3 – Acumular milhas em todos os programas de uma vez ✈️

Um erro muito comum do milheiro iniciante é se render à ansiedade de acumular milhas em TODOS os programas de fidelidade ao mesmo tempo, com a esperança de aproveitar todas as oportunidades que possam aparecer. Aqui vai o spoiler: essa não é a melhor estratégia, nem de longe. E vou te explicar o motivo!

Juntar milhas leva tempo. E se você está começando a acumular agora, sair distribuindo pequenas quantidades em diferentes programas só vai atrasar seus planos e fazer com que você perca oportunidades, já que as milhas espalhadas provavelmente não serão suficientes para bons resgates.

A lógica é a seguinte: se o seu objetivo é viajar para o destino X, e você sabe que a companhia aérea Y tem boas oportunidades para lá, por que juntar milhas na companhia Z agora, já que ela não vai te ajudar a chegar no seu objetivo? Por isso, tenha foco.

4 – Fazer trocas duvidosas 💸

Com certeza você conhece alguém que trocou pontos por uma panela e ainda saiu compartilhando com todo mundo, como se aquilo fosse um ótimo negócio. Se você não conhece ninguém assim, sinto em te dizer, mas essa pessoa pode ser você…

erros milhas

Vai gastar suas milhas nisso? Tem certeza?

Acontece que os resgates de pontos e milhas por produtos, na grande maioria das vezes, não são vantajosos. E para saber se vale a pena, a dica é avaliar o valor que as suas milhas foram geradas, até mesmo as orgânicas, para entender se aquele produto não vai custar o dobro do valor em dinheiro, ou até mais.

O mesmo vale para trechos de passagens aéreas com custos altíssimos. Mesmo que o seu saldo de milhas seja suficiente para aquele resgate, sempre o compare com a tarifa pagante.

Veja bem, nem toda troca de pontos por produtos é ruim, aqui mesmo no MC já divulgamos verdadeiras barbadas para a troca de TVs e celulares, por exemplo. A questão é pesquisar e comparar o preço do produto em pontos e em reais para ter certeza de não fazer um mau negócio. (Se a panela que você quer está barata, vai fundo!).

Leia também:

5 – Acumular milhas apenas com o cartão de crédito 💳

É verdade que um cartão de crédito que pontua bem é essencial para uma boa estratégia de acúmulo de milhas. Mas não é a única estratégia, muito menos a mais potente.

Atualmente, a maioria dos cartões oferece pontos baseados em gastos por dólar, e isso torna o acúmulo mais lento, por mais que seus gastos sejam altos.

7 erros mais comuns ao acumular milhas

Por outro lado, existem outras formas de acumular pontos e milhas, e a principal delas é otimizar os seus gastos do dia a dia por meio das compras bonificadas. Funciona mais ou menos assim: você compra um produto por meio do site do parceiro e ganha milhas diretamente no programa de fidelidade.

A Livelo, por exemplo, tem feito parcerias frequentemente com lojas como Renner, C&A, Ponto e Amazon, com ofertas que oferecem até 10 pontos por real gasto (e não em dólar). Neste caso, uma compra de R$ 100 renderia 1.000 pontos, enquanto os pontos da mesma compra oferecidos pelo cartão de crédito giram em torno de 40, se considerarmos a média de 2,0 pontos dólar.

Para ficar por dentro da pontuação que o seu cartão de crédito oferece, acesse o nosso Ranking dos Melhores Cartões de Crédito Para Ganhar Pontos e Milhas.

6 – Não ler os regulamentos 📝

Não ler regulamentos implica assumir consequências, e isso vale tanto para promoções, quanto para emissões de passagens.

Ao se deparar com uma boa promoção, certifique-se que ela está dentro do prazo e que você atende a todos os requisitos. Assim, você evita surpresas e consegue aproveitar ao máximo as vantagens daquela oferta.

Em relação à emissão de passagens, é importante revisar todas as informações, como o aeroporto de destino e origem, horários e mais importante: as taxas e condições caso seja necessário o cancelamento ou remarcação.

7 – Ignorar o gerenciamento das suas milhas 📊

Sim, o sétimo e último erro desta lista é um resumo de todos os outros.

Ter controle sobre suas milhas e pontos, saber quando vencem, qual o melhor programa de fidelidade para acumular de acordo com seu objetivo, perder oportunidades de acumular… tudo isso faz parte do gerenciamento de milhas, fator fundamental para que tudo funcione da melhor forma: acúmulo, emissões e, por fim, o aproveitamento de todas as oportunidades que surgirem pelo caminho!

E falando em oportunidades, baixe o app do Melhores Cartões para ficar por dentro de todas as novidades e promoções em primeira mão!


Já cometeu algum desses erros ao acumular milhas? Tem outra dica para os demais leitores? Deixe seu comentário!

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *