Orseni Pequeno
31/05/2023 às 12:09

PicPay agora permite que você faça transações com seu saldo de outros bancos

O PicPay lançou uma nova ferramenta que pode auxiliar os usuários do aplicativo no controle das finanças pessoais. Denominado de Agregador de Contas, a funcionalidade permite aos clientes trazerem para o aplicativo os dados de contas bancárias de outras instituições financeiras, incluindo saldos, extrato e cartões de crédito. Mas não é apenas isso.

Com autorização do Banco Central para atuar como iniciador de pagamentos*, no sistema do Open Finance, o PicPay permite que os clientes utilizem o Agregador de Contas para realizar transações financeiras com os saldos dos diferentes bancos sem sair do aplicativo.

*As instituições financeiras autorizadas a funcionar como iniciadoras de pagamentos podem começar transações ainda que não participem do fluxo financeiro. Por exemplo: você pode transferir dinheiro via PIX do Banco do Brasil para a Caixa utilizando somente o app PicPay.

Entre as principais operações que podem ser realizadas com o saldo de outras contas estão as transferências via PIX, investimento nos cofrinhos do PicPay, pagamento de boletos e realização de recargas.

A nova ferramenta foi desenvolvida com base na tecnologia do Guiabolso, aplicativo comprado pelo PicPay em 2021 e que já permitia a conexão de várias contas em um só lugar antes mesmo que o Banco Central começasse a discutir o tema.

Agregador de Contas do PicPay: como usar

O Agregador de Contas já está disponível para todos os clientes do PicPay. Confira como utilizar:

  1. Na tela inicial do app PicPay, acesse o menu “Carteira”;
  2. Toque no símbolo “+” ao lado da aba PicPay, logo acima do saldo;
  3. Escolha a instituição da qual quer importar os dados;
  4. Na tela de solicitação de compartilhamento, verifique as informações e toque em “Continuar”;
  5. Já no aplicativo ou site da outra instituição (o redirecionamento é automático), confirme os dados que você quer compartilhar.

Após a confirmação, você será direcionado de volta ao app PicPay e já poderá acessar as informações da conta em sua Carteira.

E na prática, será que o Agregador de Contas funciona?

Nos testes que realizei, a integração de contas funcionou muito bem. De forma simples e rápida, compartilhei com o agregador os dados de minhas contas em outras três instituições financeiras.

Também foi possível integrar dados dos emissores de cartões, como Itaucard e Ourocard. Nesses casos, os dados dos produtos apareceram na área “Meus cartões”, dentro do menu “Carteira”.

Um ponto negativo é que a lista de instituições disponíveis para integração no Agregador de Contas não inclui todas as empresas que participam do Open Finance no Brasil (confira aqui). Segundo o PicPay, foram priorizadas as instituições com as quais a base de clientes possui mais relacionamento. Com isso, não é possível, por exemplo, agregar contas de bancos como Bradesco, Inter e C6 Bank. Mas a lista deve ser atualizada em breve.

O problema maior, no entanto, apareceu na hora de utilizar os recursos do Open Finance. Todas as tentativas de transferências via PIX entre as contas compartilhadas falharam!

Questionado sobre os erros, o PicPay não eliminou a possibilidade de falhas em seu aplicativo, mas destacou que os erros podem ter acontecido também no lado das outras instituições financeiras, uma vez que as transações realizadas via Open Finance exigem o consentimento das duas partes.

O que é Open Finance?

O Open Finance é um sistema que permite o compartilhamento de informações dos clientes entre as instituições financeiras. Para isso é necessário o consentimento do usuário.

O objetivo, no primeiro momento, é oferecer mais agilidade, conveniência e segurança aos consumidores na utilização de produtos e serviços financeiros. Futuramente, a ideia é que, com o acesso facilitado aos dados dos consumidores, as instituições financeiras possam entregar produtos personalizados e condições financeiras mais adequadas aos interesses de cada cliente.

Se ainda não tiver conta no PicPay – clique aqui.

Leia também:

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *