Orseni Pequeno
07/03/2024 às 20:00

Vazamento expõe dados de clientes da American Express

Na última semana, a American Express notificou diversos clientes nos Estados Unidos sobre o vazamento de dados de cartões de crédito, incluindo nomes dos usuários, além dos números e datas de validade dos cartões.

De acordo com a empresa, a violação dos dados ocorreu após acesso não autorizado ao sistema de uma empresa que presta serviços para diversos comerciantes.

A American Express esclareceu ainda que os sistemas controlados pela empresa não foram comprometidos e que o comunicado foi enviado aos clientes como medida de precaução (veja aqui, em inglês, a notificação).

No mesmo comunicado, a empresa tranquilizou os clientes ao afirmar que está monitorando possíveis fraudes nos cartões afetados pelo vazamento e que os consumidores não serão responsabilizados por eventuais cobranças indevidas.

Ainda assim, a American Express orientou que os clientes monitorem com frequência seus extratos, especialmente nos próximos 12 a 24 meses, relatando qualquer suspeita de fraude.

Cartões emitidos no Brasil foram afetados?

Ao que tudo indica, a exposição de dados não foi um problema global, ficando limitado aos clientes dos Estados Unidos, especialmente no estado de Massachusetts, onde atua a prestadora de serviço citada pela Amex.

Ainda assim, entramos em contato com os bancos emissores dos cartões da bandeira American Express no Brasil (Santander e Bradesco) para saber se os cartões emitidos por aqui também podem ter sido exposto. Atualizaremos a publicação logo que tivermos respostas das empresas.

Agradecemos ao leitor Vitor Hakme pela sugestão da pauta.

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade