Daniel Gadelha
01/10/2021 às 21:09

Banco Central vai reduzir o limite para transferências e pagamentos feitos à noite

O Banco Central anunciou na última semana que limitará em R$ 1.000 o valor das transferências e pagamentos feitos à noite. A medida começa a valer na próxima segunda-feira, dia 4 de outubro de 2021, e vale para todas as instituições financeiras (inclusive carteiras digitais).

A nova regra pretende reduzir o número de casos de fraudes mas, os clientes que desejarem, poderão solicitar o aumento do limite.

Novo limite para transferências e pagamentos

O limite de R$ 1.000 vale para todos os tipos de transferência como PIX e TED e também para qualquer tipo de pagamento de contas ou boletos entre 20h e 8h. Para quem realizar transações fora desse intervalo, nada muda e seguem os limites já estabelecidos pelo banco.

Para consultar os seus limites, procure a opção “Meus Limites” no aplicativo ou no internet banking do seu banco. Caso não consiga, entre em contato com a central de atendimento.

As transferências via PIX também serão afetadas

Clientes poderão solicitar o aumento de limite

Se você, como eu, tem o costume de resolver coisas burocráticas como pagamentos e transferências no período noturno, uma opção vai ser solicitar o aumento desse limite. No entanto, é recomendado que o faça somente se tiver esse hábito e estar ciente dos possíveis riscos como, por exemplo, ser vítima de uma fraude durante a noite e só tomar conhecimento no dia seguinte. Quanto antes você reportar ao banco a transação suspeita, maiores são as chances de reaver os valores.

O aumento de limite deve ser solicitado ao banco, que fará uma análise, e só poderá liberá-lo após no mínimo 24h do pedido.

Outras mudanças estão por vir

Além de limitar o valor das transações noturnas, o Bacen também pretende implementar outras medidas a partir de 16 de novembro de 2021 para reforçar a segurança das operações bancárias: bloqueio preventivo por até 72h em contas ou chaves PIX que levantem suspeita de fraude; criar um cadastro para compartilhamento entre as instituições financeiras das contas ou chaves PIX consideradas suspeitas e otimizar os mecanismos de proteção de dados.

Pelo menos por enquanto, nada muda no limite das transações feitas com cartões de crédito e débito feitas à noite.

Com informações do Bacen.

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade