Daniel Gadelha
03/04/2024 às 10:24

Cartões do Banco do Brasil oferecem até 1,5% de cashback – veja como funciona

Os clientes dos cartões de crédito Banco do Brasil Ourocard possuem duas opções de recompensa por seus gastos: cashback e pontos Livelo. Os pontos vêm habilitados como padrão e já falamos muito sobre eles aqui no Melhores Cartões, mas você sabe como funciona o cashback dos cartões Banco do Brasil Ourocard? É o que vamos falar neste post!

Cashback nos cartões Banco do Brasil Ourocard

O cashback pode ser utilizado como crédito na fatura ou pode ser investido em renda fixa com liquidez diária, ou seja, o cliente pode resgatar o valor na conta-corrente quando quiser, sem carência. De acordo com o site do banco, a aplicação é de risco muito baixo e tem taxa de administração de 0,15% ao ano.

As demais características dos cartões, como anuidade, acesso a salas VIP e demais benefícios segue inalterada independente da recompensa que o usuário escolher.

Confira o percentual oferecida por cada um deles e compare com a quantidade de pontos por dólar no modelo de recompensa tradicional:

Cartão Pontuação por USD Cashback
Altus 2,5 1,5%
Nanquim 2,2 1%
Infinite e Black 2 1%
Platinum e Grafite 1,7 0,75%
Gold e Elo Mais 1 0,3%
Doméstico e Internacional 0,5 0,15%

A opção do cashback não está disponível para cartões parceiros, como o Petrobras Premmia e o cartão Gol Smiles.

Como receber cashback com os cartões Banco do Brasil Ourocard?

Para começar a receber cashback com os cartões Ourocard (e, obviamente, deixar de acumular pontos Livelo), basta seguis o passo a passo:

  1. Acesse o aplicativo BB
  2. Vá para o menu “Meus Benefícios” ou “Cartões”
  3. Toque em “Pontos ou Cashback/Investimento”
  4. Complete o fluxo com a opção que você tiver selecionado

O crédito do benefício escolhido, seja ele cashback na fatura, cashback investimento ou pontos Livelo, só será creditado após o pagamento da fatura. Para voltar a receber pontos Livelo, basta seguir o mesmo fluxo mas selecionar a opção “Pontos Livelo”.

Vale a pena receber cashback com os cartões Banco do Brasil Ourocard?

Depende do seu perfil. Os pontos Livelo podem ser bem mais valiosos do que o cashback desde que utilizados com estratégia e no momento certo. Eles podem ser enviados para os programas parceiros Smiles, Latam Pass, Azul Fidelidade e TAP Miles&GO, inclusive em promoções bonificadas, e se tornar viagens incríveis, inclusive em classe executiva e primeira classe. Por outro lado, demandam conhecimento das regras dos programas e às vezes paciência até conseguir fazer a emissão desejada.

Já o cashback é ideal para quem busca um modelo de recompensa transparente, simples e que não dependa da variação do dólar. Se você acha que pontos e milhas são complicados e acaba deixando seus pontos vencerem, o cashback é uma saída. Você saberá exatamente quanto irá receber de acordo com o valor da fatura, poderá fazer o que quiser com o valor e não ficará preso a nenhum programa.

No fim das contas, o importante mesmo é não deixar nenhum benefício se perder ou expirar, seja ele pontos ou cashback!


A opção de receber cashback com os cartões BB segue o movimento do Santander que lançou novas versões dos cartões Santander Elite e Santander Unique com acúmulo de cashback ao invés de pontos. Depois deles, será que outros bancos também irão adotar a prática e teremos mais cartões com as duas opções de recompensa?

Saiba mais no site do Banco do Brasil.

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade