Vai mudar? Banco Central revela dados curiosos sobre as faturas de cartão de crédito
Um experimento conduzido pelo Banco Central (BC), em parceria com a empresa de consultoria e pesquisa Plano CDE, investigou os possíveis efeitos da mudança no layout das faturas de cartão de crédito. O objetivo era avaliar se o uso de linguagem simples e formatação diferente nos extratos ajudaria as pessoas a tomarem melhores decisões financeiras.
O ensaio contou com 3.022 participantes, divididos aleatoriamente em um grupo de controle (1.008 participantes no GC) e dois grupos de tratamento (1.008 participantes no GT1 e 1.006 no GT2). Cada grupo recebeu um tipo de fatura.
Enquanto o GC trabalhou com um modelo padrão, semelhante ao que estamos acostumados a receber, os GTs receberam faturas com formatação e redação alteradas, mudanças que tinham por finalidade transmitir melhor as informações financeiras relacionadas a custos e taxas do cartão de crédito. No caso do GT2, uma melhoria adicional destacava as opções de pagamentos com juros menores.
Com as faturas em mãos, todas com valores personalizados para corresponderem a aproximadamente 17% do nível de renda informado por cada um na fase inicial do experimento, os participantes tiveram que:
- Decidir sobre o pagamento da fatura em dois cenários distintos (com dinheiro suficiente para pagar o valor total da fatura e com dinheiro para pagar até 60% do valor da fatura, precisando escolher entre as opções de crédito rotativo ou parcelado);
- Responder 14 perguntas sobre o entendimento da fatura de cartão de crédito que receberam.
Resultados
Em relação aos dois cenários de decisão, os participantes dos grupos de tratamento optaram por pagar um valor maior da fatura em comparação com os participantes do grupo de controle nas duas situações, optando, na média geral, por opções de crédito com menos pagamento de juros.
Já nas perguntas sobre o entendimento da fatura recebida, o grupo de controle acertou em média 4,5 respostas, enquanto que os grupos de tratamento acertaram em média, respectivamente, 6,6 e 6,8 respostas. O Banco Central considerou baixo o percentual de acertos nos 3 grupos, mas destacou a melhora percebida nos grupos de tratamento, o que indica que a mudança de layout e, com a utilização de linguagem simples e nova formatação, possibilitou uma melhor compreensão sobre a fatura.
O Banco Central destacou ainda que os efeitos dos novos layouts foram maiores para os participantes com menor nível de escolaridade, o que sugere que o grupo seria o principal beneficiado com a adoção de novos modelos de faturas.
Apesar dos resultados positivos do experimento, o BC não indicou no relatório uma previsão de nova regulamentação que altere as faturas de cartão de crédito. Contudo, o fato da instituição ter conduzido o experimento pode ser um indício de eventuais mudanças mais para frente. Questionamos o BC sobre uma possível mudança, atualizaremos a publicação quando tivermos resposta.
Confesso que faz tempo que não recebo fatura física, mas mesmo nas digitais as empresas abusam das propagandas, colocam uma série de informações menos importantes e tentam direcionar o cliente para a aquisição de crédito com taxas elevadíssimas de juros. Eu apoio a ideia de um novo layout para as faturas!
E você, queria ver a fatura do seu cartão de crédito com uma linguagem mais simples e leiaute mais organizado?
Para mais informações sobre o experimento, acesse o Relatório de Economia Bancária 2021 do BC – clique aqui. Você poderá ler sobre o experimento a partir da página 47 do documento. 😉
Para acompanhar dicas, novidades e promoções sobre cartões de crédito, milhas, pontos e cashback, inscreva-se no Telegram do Melhores Cartões e siga o nosso perfil no Instagram @melhorescartoes.
Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades
Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!
Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!