Banco digital alemão N26 está deixando o Brasil?
A informação de que o banco digital N26 (lembra dele e de seu cartão diferentão?) estaria encerrando as suas operações no Brasil correu o mercado financeiro nesta semana. O possível fim do banco alemão no país pegou muitos de surpresa, já que a fintech, que é uma das maiores da Europa, chegou por aqui com muita expectativa e promessas de brigar com gigantes do setor.
As especulações sobre a suposta saída do N26 do Brasil foram reforçadas após uma matéria publicada pelo site NeoFeed no começo da semana. Segundo o texto, o banco estaria se preparando para encerrar suas atividades e vender as operações no país. Ao mesmo tempo, a empresa passou por um ajuste no quadro e demitiu 15% de seus empregados no Brasil.
Em resposta, a instituição financeira veio a público para esclarecer a situação e negou categoricamente os rumores.
Hoje, o portal “Brazil Journal” também trouxe uma matéria sobre o assunto a partir de uma entrevista com o CEO do N26 no Brasil, Eduardo Prota. Segundo o executivo, o banco segue com confiança na economia do país e no potencial de crescimento do setor financeiro digital no Brasil.
Não decolou?
O N26 chegou ao Brasil em 2019 e começou a operar abertamente no fim de 2021. Para se diferenciar, a proposta era a de ser uma “fincare”, que cuidaria do dinheiro dos clientes. Com isso, esperava brigar com as fintechs já estabelecidas como Nubank, Inter e C6 Bank.
Mesmo assim, segundo apuração do Brazil Journal, a base de clientes no N26 no Brasil não chega a 200 mil pessoas. Só a título de comparação, o Nubank tem mais de 69 milhões de clientes e o C6 chegou em agosto passado a 20 milhões.
Em resposta a isso, Prota disse que há mais de 800 mil pessoas na fila de espera e que a ideia da instituição é ser mais seletiva, aprovando cerca de 3 mil novos clientes por dia.
- Confira também: N26 ameaça reduzir limite de cartão de crédito por falta de uso
O executivo disse ainda que a empresa não chegou no “fim da festa”, referindo-se ao disputado mercado de bancos digitais que parece estabelecido no Brasil, com poucas novidades.
Novidades no N26 Brasil
Além de negar o encerramento do N26 no Brasil, o CEO do banco ainda prometeu o lançamento de novos produtos no país. Investimentos, crédito e criptomoedas estão previstos entre os serviços que devem ser adicionados à conta.
Crise nos bancos digitais
Vale pontuar que ajustes não são exclusividade do N26, mas uma tendência mundial nas empresas de tecnologia (bancos digitais inclusos). Com o crédito mais caro e difícil de obter, diversas fintechs tem promovido aumentos de tarifas e cortes de benefícios, como é o caso do C6 Bank e sua semana de maldades.
O mercado também tende a ficar mais concentrado, por isso a dificuldade de novos player. O PicPay, por exemplo, vai incorporar contas do Banco Original e o Banco BS2 encerrou contas de clientes pessoa física.
E aí, você é cliente no N26? O que tem achado dos serviços do banco no Brasil? Participe nos comentários
Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades
Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!
Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!