Fique atento! 8 dicas para descobrir se um boleto é falso e evitar golpes
“Será que estou vivendo ou apenas pagando boletos?” 😬 A pergunta virou meme, mas a verdade é que os boletos são parte quase indissociável da vida adulta. De acordo com a Febraban, o meio de pagamento foi o 4º mais usado no Brasil em 2022, ficando atrás somente do Pix e dos cartões de crédito e débito. Em valores, foram R$ 5,3 trilhões, perdendo apenas para TED e Pix.
Com tanto dinheiro em jogo, é claro que os golpistas crescem os olhos e estão sempre buscando novas maneiras de fazer vítimas através do pagamento de boletos falsos. Segundo a empresa de cibersegurança Kaspersky, já existem inclusive golpes em boletos associados ao Pix, com oferta de desconto para pagamento com QR Code, causando prejuízo imediato e muitas vezes irreversível.
E se o alvo dos criminosos for você, sabe o que fazer para não se tornar mais uma vítima do golpe do boleto falso? Se a sua resposta foi “não”, fica tranquilo, pois temos 8 dicas que vão lhe ajudar a identificar boletos falsificados e evitar perdas financeiras.
1. Você reconhece a cobrança?
Alguns boletos são tão bem fraudados que a vítima realiza o pagamento mesmo sem ter qualquer pendência com a pessoa ou empresa que supostamente enviou a cobrança. Portanto, a primeira a fazer ao receber um boleto é reconhecer a dívida.
A melhor maneira de evitar surpresas é fazer um bom controle das suas finanças. Sabendo o que tem de pagar em cada mês, é pouco provável que você pague uma conta em nome de uma pessoa ou empresa que não aparecem em suas anotações.
2. Confira os dados no boleto
Outra dica é conferir os dados apresentados no boleto, tanto os seus, quanto os do emissor, com especial atenção para o CPF ou CNPJ. Na dúvida, você pode, por exemplo, pesquisar o CNPJ na internet para identificar a companhia.
Outros dados, como a data de pagamento e o valor do boleto também pode revelar algo de errado, especialmente em cobranças recorrentes, que costumam ter o mesmo dia de vencimento e valor. Se houver mudanças, desconfie.
3. Confira os dados no pagamento
Se você já checou os dados no boleto e está tudo certo, ainda não é hora de relaxar. No momento do pagamento, os dados apresentados em tela não podem ser diferentes daqueles que aparecem no documento.
Confira todas as informações. Se algo estiver errado, não pague o boleto e entre em contato com o emissor.
4. Atenção ao código de barras
Em boletos legítimos, o código de barras aparece tanto na parte superior do documento, quando na inferior, devendo ter a mesma sequência de números nas duas exibições.
Outro detalhe é que os 3 primeiros números do código de barras é também o código do banco. Mesmo reconhecendo a marca da instituição financeira no boleto, vale conferir se a sequência inicial não faz referência a outro banco, pois os golpistas costumam fazer essa alteração. Você pode conferir a numeração de todos os bancos no site da Febraban – acesse aqui.
Vale ficar alerta também se a leitura automática do código de barras não funcionar. Os golpistas costumam adicionar espaços na sequência ou utilizar outras estratégias para forçar a digitação do código adulterado.
5. Observe se há erros de português
Caso identifique erros na digitação, desconfie. É claro que em alguns casos pode haver erros em documentos legítimos, no entanto, são mais comuns em boletos falsos.
Encontrar um erro ortográfico pode ser o ponto de partida para descobrir uma tentativa de golpe.
6. Cuidado com os boletos recebidos em casa
Os boletos físicos entregues nas residências são mais fáceis de serem fraudados. Mesmo que reconheça o emissor, desconfie, especialmente se você já sinalizou para a pessoa ou empresa que gostaria de receber a cobrança por outro canal.
Os golpistas costumam alterar o código de barras de boletos físicos. Uma boa saída pode ser pedir ao emissor que disponibilize o documento via e-mail, priorizando o formato PDF, que é mais difícil de ser alterado.
7. Cuidado com e-mail falso
Ao mesmo tempo em que pode ser uma solução, o e-mail também representa um risco. Isso porque os criminosos costumam disparar falsos e-mails com boletos também ilegítimos.
Ainda que o e-mail tenha a marca de um emissor que você reconheça, confira sempre o endereço do remetente. Os e-mails fraudados costumam ter endereços que não fazem muito sentido, com uma combinação ilógica de letras e/ou números, especialmente depois do “@”.
Em alguns casos, no entanto, os criminosos podem mascarar melhor a fraude e apresentar um e-mail que parece mesmo real. Nessas situações, se você já pagou outras contas do mesmo emissor, vale conferir o endereço presente em e-mail legítimos que foram recebidos anteriormente. Se a dúvida persistir, a dica é procurar os canais oficiais da empresa ou entrar em contato com a pessoa indicada no boleto para se certificar que o endereço está correto.
8. Programe o débito automático
A dica final é simples, mas muito eficaz no combate aos golpes com boletos falsos. Se você recebe algum boleto de forma recorrente, como telefone ou internet, pode programar o pagamento através do débito automático.
Caiu no golpe do falso boleto? Saiba o que fazer
Apesar de todos os cuidados, pode acontecer de você cair no golpe do falso boleto. Nessa situação, a primeira orientação é entrar em contato com a instituição financeira que emitiu o documento, pois o boleto costuma ter um prazo para compensação e pode ser possível recuperar o dinheiro nesse intervalo.
Se a solução anterior não funcionar e você ficar no prejuízo, o próximo passo é reunir todas as provas da fraude e buscar um órgão de defesa do consumidor.
De acordo com a defensora pública Amélia Rocha, da Defensoria Pública do Estado do Ceará, “o fato de golpista obter dados das pessoas é de responsabilidade da instituição financeira”. Por esse motivo, “as instituições bancárias ou financeiras respondem objetivamente pelos danos causados por fraudes ou delitos praticados por terceiros”, completa a defensora.
É claro que esse processo pode não ser dos mais rápidos, mas se existe a possibilidade de reduzir ou eliminar o dano financeiro, vale correr atrás.
E aí, será que agora você já se sente preparado para identificar um boleto falso e evitar se tornar vítima dos golpistas? Nas próximas vezes em que receber boletos, não esqueça de aplicar as dicas acima. 😉
Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades
Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!
Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!