Transferências via PIX poderão ser canceladas em caso de erro ou fraude


Transferências via PIX poderão ser canceladas em caso de erro ou fraude
O PIX chegou para evoluir a forma com que lidamos com o dinheiro. As transferências via TED e DOC perderam espaço e os pagamentos em dinheiro estão ficando cada vez menos frequentes. Com menos de um ano em operação, a novidade já é aceita em centenas de milhares de estabelecimentos, da compra de passagens aéreas até camelôs.
O pagamento via PIX é instantâneo, simples e fácil mas tem um problema: não há opção para o remetente solicitar o cancelamento da transação, deixando o usuário de mãos atadas em caso de erro ou fraude, mas isso está perto de mudar. O Banco Central aprovou um mecanismo que vai ajudar nesses casos e que deve entrar em operação em novembro deste ano.
Mecanismo Especial de Devolução do PIX
O Mecanismo Especial de Devolução do PIX vai viabilizar a devolução de transferências nos casos em que haja suspeita de fraude ou erro. Vai funcionar assim: as instituições irão estabelecer procedimentos padronizados que facilitem a troca de informações entre elas, trazendo mais eficiência nas devoluções e redução dos custos operacionais, além, é claro, de oferecer mais segurança aos usuários do serviço.
“O estabelecimento de um procedimento especial padronizado de devolução no âmbito do arranjo implicará, portanto, em aumentar ainda mais a segurança para os usuários do PIX, que terão mais possibilidade de reaver fundos transacionados a partir de uma fraude evidente”, defende o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello.
A empresa que efetuar uma devolução usando o novo sistema deverá informar o usuário sobre o débito. Além disso, toda a movimentação constará no extrato do cliente, inclusive as transferências devolvidas.
A notícia é muito bem-vinda, afinal, já surgiram diversos tipos de golpe envolvendo o PIX desde o seu lançamento e esse mecanismo certamente vai ajudar as vítimas a recuperarem o seu dinheiro caso caiam em alguma armadilha.
Com informações do Bacen (veja aqui).