

Dólar caiu: vale a pena antecipar o pagamento da fatura para economizar?
O dólar teve uma forte queda hoje, chegando a ser cotado ao longo do dia a R$ 4,94, o menor valor desde junho de 2022. Se você viajou para o exterior recentemente e utilizou o seu cartão de crédito, ou se fez compras em sites internacionais, pode se perguntar: “se eu antecipar os pagamentos, posso aproveitar a baixa do dólar e economizar?”.
Nesse post explicamos como é feita a cobrança no seu cartão das compras feitas no exterior e esclarecemos essa dúvida!
Posso economizar no câmbio antecipando compras na fatura?
Para responder a pergunta, primeiro precisamos entender como é feita a conversão das compras feitas em dólar para o real com o cartão. Para quem não lembra, até 28 de março de 2020, essas compras eram cobradas de acordo com a cotação da data de pagamento da fatura, o que poderia gerar uma volatilidade entre o dia da compra e o dia do pagamento.
Para evitar esse problema, desde março de 2020, o Banco Central obrigou os bancos a cobrarem dos clientes o câmbio vigente na data da compra. Além disso, as instituições passaram a informar a cotação do dólar nos canais de autoatendimento para que os clientes tivessem transparência do valor que seriam cobrados.
Ou seja, se você fez compras em um dia em que o dólar estava mais caro e a cotação baixou, de nada adianta antecipar as compras pois a cotação será a do dia da compra 🥲.
Veja também:
Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades
Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!

Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!