

Celular Seguro: saiba como funciona o aplicativo que protege os seus dados pessoais
O carnaval começou neste final de semana (ou na quinta-feira passada, para quem é aqui de Salvador 😁). E se você vai aproveitar a festa este ano, certamente deve estar se preocupando em como proteger o seu celular.
Quem já teve o aparelho roubado ou furtado sabe bem da dor de cabeça que é perder o celular de repente. Além das conversas e fotos, o dispositivo tem os seus aplicativos de banco e na hora sempre bate um desespero do que pode acontecer com as suas contas.
Mas e se eu te falar que você pode bloquear seu celular após o ocorrido e evitar dor de cabeça? Isso é possível graças ao Celular Seguro, aplicativo que protege os dados pessoais após roubo ou furto do aparelho. Veja mais detalhes sobre ele a seguir!🎭📱
O que é o Celular Seguro?
Celular Seguro é um aplicativo criado pelo Governo Federal com o objetivo de proteger vítimas de roubo ou furtos. A ferramenta existe desde dezembro de 2023. Desde então, mais de 2,1 milhões de pessoas já se cadastraram na plataforma.
Como funciona o Celular Seguro?
Agora, o mais importante: como o aplicativo age na prática.
O Celular Seguro funciona como um botão de segurança. Ao emitir o alerta no aplicativo, ele vai notificar as operadoras de telefonia e os bancos sobre o que aconteceu. Assim, ocorre o bloqueio do aparelho — que pode ser parcial ou total.
Como usar o aplicativo Celular Seguro
Para utilizar a ferramenta, é necessário cadastrar o seu celular no aplicativo. E antes de iniciar o cadastro, você vai precisar de algumas informações: a marca do seu celular, o número da sua linha e a operadora. Veja como cadastrar e usar o aplicativo:
- Acesse o site do Celular Seguro (celularseguro.mj.gov.br) ou baixe o aplicativo na App Store/Play Store
- Faça login com o gov.br para acessar o programa (se você ainda não tem, é só criar a conta)
- Veja se as informações estão corretas e aceite os termos e condições
Dá para cadastrar mais de um número de celular, desde que o telefone esteja vinculado ao mesmo CPF.
Com essas informações, confira o passo a passo do que fazer:
Passo 1 — Adicionar uma pessoa de segurança
Se você estiver impossibilitado de emitir um alerta, uma pessoa de confiança pode registrar a ocorrência por você. A pessoa tem que ser previamente cadastrada no aplicativo para poder fazer isso. Para adicionar o contato, só seguir esses passos:
- Acesse a opção de “Pessoas de Confiança” na tela inicial do app
- Selecione “Cadastrar contato”
- Informe os dados desta pessoa: Nome, CPF, telefone e e-mail
- Feito isso, essa pessoa cadastrada poderá emitir um alerta em seu nome em caso de furto ou roubo do seu aparelho
Passo 2 — Registrar o celular
Depois de cadastrar a pessoa de confiança, é hora de registrar o seu celular. O processo é bem simples e rápido, confira:
- Acesse em “Registrar telefone”
- Em seguida, selecione “Cadastrar telefone”
- Informe o telefone, a operadora, a marca e, opcionalmente, uma pessoa de confiança
- Clique no botão “Cadastrar”
Passo 3 — Emitir o alerta
O ideal é que você não precise utilizar essa opção. Mas em caso de furto, roubo ou perda do seu aparelho, aqui o que você tem que fazer:
- Informe a data da ocorrência
- Especifique o que aconteceu (roubo, furto, perda ou outros)
- Indique o horário em que a situação aconteceu
- Selecione o estado e a cidade do fato
- Clique em “Emitir” para registrar a ocorrência
- Escolha entre os tipos de bloqueio Modo Recuperação ou Bloqueio Total — falarei sobre a diferença logo abaixo
- Mesmo com o alerta feito no aplicativo, é recomendável abrir um boletim de ocorrência em uma delegacia

É assim que fica após o cadastro do telefone, com a opção de emitir o alerta
Bloqueios
Sobre os dois tipos de bloqueio, a diferença é por conta do IMEI (número de série do aparelho).
No modo Recuperação, o IMEI não é bloqueado. Assim, se outra linha for habilitada no celular roubado, furtado ou perdido, será mais fácil recuperar o aparelho.
Já no bloqueio total, o IMEI é bloqueado. Com isso, não será mais possível habilitar linhas telefônicas no aparelho e, em consequência, ficará mais difícil recuperar o aparelho.
Como saber qual é o IMEI do meu aparelho?
É bem simples. Vá no aplicativo telefone e digite *#06# e o IMEI aparecerá automaticamente na sua tela.
Meu celular foi roubado, o que fazer?
Reforçando: se o seu celular foi furtado/roubado, você pode emitir o alerta pelo site do programa ou pedir para uma pessoa de segurança fazê-lo. Além disso, essa pessoa deve ser a mesma que foi previamente cadastrada na plataforma.
Depois de registrar a ocorrência no aplicativo, guarde o número de protocolo.
Celular Seguro vale a pena?
As marcas de celulares já implementam sistemas de segurança próprios. É o caso do Cadeado Galaxy da Samsung e do Moto Secure da Motorola.
Mas sabe aquele ditado, seguro morreu de velho? A ferramenta do Celular Seguro economiza seu tempo e com poucos cliques você já consegue acionar vários bancos e a operadora do seu celular.
É bom esclarecer que o aplicativo do Celular Seguro não vai bloquear o aparelho, e sim emitir um alerta para as empresas (Anatel e demais bancos) para que a linha seja cortada e, se você quiser, o aparelho inutilizado com o bloqueio do IMEI.
Uma boa atualização da ferramenta é que agora dá para escolher entre um bloqueio parcial ou um bloqueio total. Assim, tem mais chance de recuperar o celular depois da perda dele.
Em quanto tempo minhas contas serão bloqueadas?
Para funcionar, o aplicativo do Celular Seguro conta com a parceria da Anatel, da Febraban, da Telecom e de diversos bancos. Ao aceitarmos os termos e condições, no final do documento, há uma tabela indicando o processo em cada instituição. Listei aqui todos os bancos parceiros presentes no documento, confira:
PAN | Processo de validação de vida para redefinir o acesso ao aplicativo |
Inter | Processo de validação de vida para recuperar o acesso ao app. O uso dos cartões em carteiras digitais também é bloqueado. Tempo máximo para suspensão dos serviços feitos remotamente: 30 minutos após o alerta |
Sicoob | Até 10 minutos para o bloqueio do aplicativo para transações |
Caixa | Suspensão temporária dos serviços bancários em até 30 minutos |
BTG Pactual | Processo de validação de vida para redefinir a senha. Serviços nas carteiras digitais vão ser suspensos em até 10 minutos após o alerta. |
XP | Bloqueio imediato de contas e cartões XP, além de um e-mail informando sobre os bloqueios |
Santander | Bloqueio imediato do acesso ao aplicativo do banco |
Safra | Suspensão temporária no prazo de até 10 minutos após o alerta |
Banco do Brasil | Bloqueio do aplicativo em até 30 minutos depois do recebimento do alerta. Para desbloquear, o cliente vai precisar entrar em contato com o Banco do Brasil |
Itaú | Bloqueio de acesso ao aplicativo e às carteiras digitais em até 10 minutos |
Sicredi | Suspensão temporária dos serviços bancários em até 30 minutos depois do alerta |
Bradesco | Suspensão temporária dos serviços bancários em até 30 minutos depois do alerta |
Nubank | Acesso à conta será bloqueado (tanto PF ou PJ). Os cartões virtuais e os cartões Nubank cadastrados nas carteiras digitais também serão bloqueados. Para desbloquear, o cliente terá que fazer um reconhecimento facial no app |
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