Teresa Santana
01/03/2025 às 14:00

Celular Seguro: saiba como funciona o aplicativo que protege os seus dados pessoais

O carnaval começou neste final de semana (ou na quinta-feira passada, para quem é aqui de Salvador 😁). E se você vai aproveitar a festa este ano, certamente deve estar se preocupando em como proteger o seu celular.

Quem já teve o aparelho roubado ou furtado sabe bem da dor de cabeça que é perder o celular de repente. Além das conversas e fotos, o dispositivo tem os seus aplicativos de banco e na hora sempre bate um desespero do que pode acontecer com as suas contas.

Mas e se eu te falar que você pode bloquear seu celular após o ocorrido e evitar dor de cabeça? Isso é possível graças ao Celular Seguro, aplicativo que protege os dados pessoais após roubo ou furto do aparelho. Veja mais detalhes sobre ele a seguir!🎭📱

O que é o Celular Seguro?

Celular Seguro é um aplicativo criado pelo Governo Federal com o objetivo de proteger vítimas de roubo ou furtos. A ferramenta existe desde dezembro de 2023. Desde então, mais de 2,1 milhões de pessoas já se cadastraram na plataforma.

Como funciona o Celular Seguro?

Agora, o mais importante: como o aplicativo age na prática.

O Celular Seguro funciona como um botão de segurança. Ao emitir o alerta no aplicativo, ele vai notificar as operadoras de telefonia e os bancos sobre o que aconteceu. Assim, ocorre o bloqueio do aparelho — que pode ser parcial ou total.

Como usar o aplicativo Celular Seguro

Para utilizar a ferramenta, é necessário cadastrar o seu celular no aplicativo. E antes de iniciar o cadastro, você vai precisar de algumas informações: a marca do seu celular, o número da sua linha e a operadora. Veja como cadastrar e usar o aplicativo:

  1. Acesse o site do Celular Seguro (celularseguro.mj.gov.br) ou baixe o aplicativo na App Store/Play Store
  2. Faça login com o gov.br para acessar o programa (se você ainda não tem, é só criar a conta)
  3. Veja se as informações estão corretas e aceite os termos e condições

Dá para cadastrar mais de um número de celular, desde que o telefone esteja vinculado ao mesmo CPF.

Com essas informações, confira o passo a passo do que fazer:

Passo 1 — Adicionar uma pessoa de segurança

Se você estiver impossibilitado de emitir um alerta, uma pessoa de confiança pode registrar a ocorrência por você. A pessoa tem que ser previamente cadastrada no aplicativo para poder fazer isso. Para adicionar o contato, só seguir esses passos:

  1. Acesse a opção de “Pessoas de Confiança” na tela inicial do app
  2. Selecione “Cadastrar contato”
  3. Informe os dados desta pessoa: Nome, CPF, telefone e e-mail
  4. Feito isso, essa pessoa cadastrada poderá emitir um alerta em seu nome em caso de furto ou roubo do seu aparelho

Passo 2 — Registrar o celular

Depois de cadastrar a pessoa de confiança, é hora de registrar o seu celular. O processo é bem simples e rápido, confira:

  1. Acesse em “Registrar telefone”
  2. Em seguida, selecione “Cadastrar telefone”
  3. Informe o telefone, a operadora, a marca e, opcionalmente, uma pessoa de confiança
  4. Clique no botão “Cadastrar”

Passo 3 — Emitir o alerta

O ideal é que você não precise utilizar essa opção. Mas em caso de furto, roubo ou perda do seu aparelho, aqui o que você tem que fazer:

  1. Informe a data da ocorrência
  2. Especifique o que aconteceu (roubo, furto, perda ou outros)
  3. Indique o horário em que a situação aconteceu
  4. Selecione o estado e a cidade do fato
  5. Clique em “Emitir” para registrar a ocorrência
  6. Escolha entre os tipos de bloqueio Modo Recuperação ou Bloqueio Total — falarei sobre a diferença logo abaixo
  7. Mesmo com o alerta feito no aplicativo, é recomendável abrir um boletim de ocorrência em uma delegacia

É assim que fica após o cadastro do telefone, com a opção de emitir o alerta

Bloqueios

Sobre os dois tipos de bloqueio, a diferença é por conta do IMEI (número de série do aparelho).

No modo Recuperação, o IMEI não é bloqueado. Assim, se outra linha for habilitada no celular roubado, furtado ou perdido, será mais fácil recuperar o aparelho.

Já no bloqueio total, o IMEI é bloqueado. Com isso, não será mais possível habilitar linhas telefônicas no aparelho e, em consequência, ficará mais difícil recuperar o aparelho.

Como saber qual é o IMEI do meu aparelho?

É bem simples. Vá no aplicativo telefone e digite *#06# e o IMEI aparecerá automaticamente na sua tela.

Meu celular foi roubado, o que fazer?

Reforçando: se o seu celular foi furtado/roubado, você pode emitir o alerta pelo site do programa ou pedir para uma pessoa de segurança fazê-lo. Além disso, essa pessoa deve ser a mesma que foi previamente cadastrada na plataforma.

Depois de registrar a ocorrência no aplicativo, guarde o número de protocolo.

Celular Seguro vale a pena?

As marcas de celulares já implementam sistemas de segurança próprios. É o caso do Cadeado Galaxy da Samsung e do Moto Secure da Motorola.

Mas sabe aquele ditado, seguro morreu de velho? A ferramenta do Celular Seguro economiza seu tempo e com poucos cliques você já consegue acionar vários bancos e a operadora do seu celular.

É bom esclarecer que o aplicativo do Celular Seguro não vai bloquear o aparelho, e sim emitir um alerta para as empresas (Anatel e demais bancos) para que a linha seja cortada e, se você quiser, o aparelho inutilizado com o bloqueio do IMEI.

Uma boa atualização da ferramenta é que agora dá para escolher entre um bloqueio parcial ou um bloqueio total. Assim, tem mais chance de recuperar o celular depois da perda dele.

Em quanto tempo minhas contas serão bloqueadas?

Para funcionar, o aplicativo do Celular Seguro conta com a parceria da Anatel, da Febraban, da Telecom e de diversos bancos. Ao aceitarmos os termos e condições, no final do documento, há uma tabela indicando o processo em cada instituição. Listei aqui todos os bancos parceiros presentes no documento, confira:

PAN Processo de validação de vida para redefinir o acesso ao aplicativo
Inter Processo de validação de vida para recuperar o acesso ao app. O uso dos cartões em carteiras digitais também é bloqueado. Tempo máximo para suspensão dos serviços feitos remotamente: 30 minutos após o alerta
Sicoob Até 10 minutos para o bloqueio do aplicativo para transações
Caixa Suspensão temporária dos serviços bancários em até 30 minutos
BTG Pactual Processo de validação de vida para redefinir a senha. Serviços nas carteiras digitais vão ser suspensos em até 10 minutos após o alerta.
XP Bloqueio imediato de contas e cartões XP, além de um e-mail informando sobre os bloqueios
Santander Bloqueio imediato do acesso ao aplicativo do banco
Safra Suspensão temporária no prazo de até 10 minutos após o alerta
Banco do Brasil Bloqueio do aplicativo em até 30 minutos depois do recebimento do alerta. Para desbloquear, o cliente vai precisar entrar em contato com o Banco do Brasil
Itaú Bloqueio de acesso ao aplicativo e às carteiras digitais em até 10 minutos
Sicredi Suspensão temporária dos serviços bancários em até 30 minutos depois do alerta
Bradesco Suspensão temporária dos serviços bancários em até 30 minutos depois do alerta
Nubank Acesso à conta será bloqueado (tanto PF ou PJ). Os cartões virtuais e os cartões Nubank cadastrados nas carteiras digitais também serão bloqueados. Para desbloquear, o cliente terá que fazer um reconhecimento facial no app

 

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