logo Melhores Destinos

Celular Seguro: como será o novo app do Governo que vai inutilizar celulares roubados

Orseni Pequeno
18/12/2023 às 12:33

Celular Seguro: como será o novo app do Governo que vai inutilizar celulares roubados

Notícia boa para quem costuma movimentar contas bancárias pelo smartphone! O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lança amanhã (19/12) o aplicativo Celular Seguro, ferramenta que vai permitir o acionamento imediato de medidas de bloqueio de dispositivos móveis em casos de furto, roubo e perda, protegendo saldos, cartões de crédito e dados sensíveis.

De acordo com o secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli, com apenas um clique o cidadão notificará a Anatel, os bancos, as operadoras de telefonia e outros aplicativos de serviços, inutilizando o celular roubado.

Publicação do secretário-executivo do MJSP na rede social X.

Contudo, a comunicação via app ou plataforma web não tira do usuário a obrigação de realizar as comunicações necessárias junto a polícia, empresas de telefonia e instituições financeiras e de pagamento.

Como vai funcionar o Celular Seguro?

Quem quiser utilizar o aplicativo, deverá fazer o download nas lojas virtuais App Store e Play Store. Mas também será possível acessar o serviço através da plataforma web disponibilizada pelo Ministério da Justiça.

Com o app instalado, o usuário realizará um cadastro com informações pessoais e também do dispositivo que utiliza, dados que deverão ser validados na plataforma gov.br.

Além disso, será necessário cadastrar o contato de uma pessoa de confiança. Essa é uma das etapas mais importantes na utilização do aplicativo, afinal, essa pessoa será responsável por comunicar o furto, roubo ou extravio do seu dispositivo móvel.

Vale para todos os bancos?

De acordo com os termos e usos do Programa Celular Seguro (acesse aqui), as instituições financeiras e de pagamento devem aderir ao serviço para que seus clientes possam utilizar a ferramenta.

Inicialmente, participam do programa as seguintes instituições: Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Sicredi, Sicoob e Inter. Mas novas empresas devem ser integradas ao serviço ao longo dos próximos meses.

Gostou da novidade? Deixe a sua opinião sobre o Celular Seguro.

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade