Orseni Pequeno
12/06/2023 às 14:51

“Deleta essa p… da sua vida” – CEO do Nubank sobe o tom ao criticar acúmulo de milhas

Que o Nubank não é o destino ideal para quem prioriza o acúmulo de milhas com o cartão de crédito, muita gente já sabia. Agora, que a aversão aos pontos que podem ser trocados por passagens aéreas – entre outros produtos e serviços – era tão grande dentro da instituição, não estava tão claro. Até a declaração recente da CEO do banco no Brasil, Cristina Junqueira.

Em entrevista ao “Primocast”, podcast comandado pelo influencer de finanças Thiago Nigro, a executiva, que é também cofundadora do Nubank, bateu forte no acúmulo de milhas, vantagem comumente oferecida em cartões de outras instituições financeiras e reclamada por clientes do Nu. Após o apresentador afirmar que não possui um cartão do roxinho, a executiva exaltou o benefício de cashback do Nubank Ultravioleta e subiu o tom contra as milhas.

200% do CDI, você tá ciente? Pra você se libertar de milhas, nunca mais você ter que se preocupar com p… de milhas… se vai vencer, se não vai vencer, se tem promoção, se não tem… esquece! Deleta essa p… da sua vida! 1% volta em cashback, rendendo 200% do CDI.” – disse Cristina Junqueira.

Veja abaixo o trecho da conversa em que a CEO do Nubank dá a declaração (até o minuto 4:03):

É verdade que a ausência de um programa de pontos em seus cartões não parece ser um grande problema para o Nubank, que já conquistou mais de 70 milhões de usuários em 10 anos, sendo o 5º maior banco do país em número de clientes. Mas não dá para dizer que a fala da CEO do banco não surpreende, afinal, o Nubank não está completamente isolado do mundo das milhas, tendo, inclusive, parceria com a Smiles – que não deve ter recebido muito bem a declaração de Junqueira – para conversão do cashback do Ultravioleta em milhas.

Por outro lado, apesar da parceria com a Smiles no Ultravioleta, o Nubank sempre tentou implementar programas de recompensas com pouca ou nenhuma vinculação com milhas. Foi assim com o Nubank Rewards, que encerrou as adesões em junho de 2021, com o Nunos, pausado em fevereiro de 2023, e com o Nucoin, iniciativa atual do banco. Nesse ponto, a fala da CEO e as decisões do banco estão alinhadas.

Entretanto, se é possível apontar um problema nessa estratégia – não que o Nubank entenda dessa forma – é que as iniciativas em torno de um programa de recompensas têm sido frustradas, basta ver o histórico descrito acima. Na contramão, os concorrentes estão implementando programas de pontos – o Inter acaba de lançar o Inter Loop – ou aperfeiçoando modelos já consolidados, como o Átomos, do C6 Bank. Enquanto isso, para além dos fãs apaixonados que o roxinho ainda cultiva, muitos clientes do Nubank seguem reclamando por mais benefícios, com destaque para os pontos.

Reprodução: Instagram.

É compreensível que uma empresa que possui a inovação em seu DNA tente encontrar soluções diferentes para recompensar seus clientes, buscando fugir dos tradicionais programas de pontos, como reforça a fala de Junqueira, mas a verdade é que o roxinho, nesse ponto, ainda não se encontrou.

Em contrapartida, o banco tenta consolidar o relacionamento com os clientes por outros meios, seja aprimorando constantemente a usabilidade do app Nubank e suas ferramentas ou oferecendo um atendimento que foge ao padrão dos “bancões”. O resultado dessas ações pode ser percebido, por exemplo, no Ranking de Reclamações do Banco Central, no qual o Nubank aparece como a segunda instituição financeira menos reclamada entre as 15 maiores em números de clientes.

Se a reação da CEO e cofundadora do Nubank, Cristina Junqueira, for mesmo a dominante na empresa, uma coisa parece certa: a estratégia de recompensas aos clientes pode até mudar, mas ninguém vai receber milhas. 😬


O que achou da fala da CEO do Nubank? Você é #teamcashback ou #teammilhas? Não esqueça que os benefícios não são excludentes, hein! 😉

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *