Wikerson Landim
22/03/2025 às 10:00

Como cancelar a assinatura do Clube Azul?

Você assinou o Clube Azul por um tempo, mas agora não está mais utilizando o serviço ou a mensalidade está pesando no seu orçamento. Como cancelar a assinatura do Clube Azul?

Se você já se fez essa pergunta e procurou uma opção de como cancelar o serviço no site do programa, então já deve ter descoberto que essa alternativa não existe. Se por um lado é simples fazer uma assinatura, por outro não é tão simples cancelar o serviço.

Neste artigo, mostramos o passo a passo de como cancelar a assinatura do Clube Azul. Conto ainda qual foi a minha experiência cancelando o serviço, em um processo que demorou mais do que deveria, mas foi concluído com sucesso.

Como cancelar o Clube Azul?

Antes de tudo, você precisa saber que existem apenas dois meios de cancelar a assinatura do Clube Azul: pelo atendimento via chat ou por telefone.

A opção de cancelamento via chat está bastante escondida. Ao acessar a sua Conta Azul, não há no menu um link claro para cancelamento, apenas para upgrade. É preciso rolar a tela até o rodapé da página para encontrar um link discreto para o chat.

No chat, o passo a passo é mais intuitivo. Após escolher o idioma e concordar com os termos, informe nome, telefone e endereço de e-mail.

Em seguida, nas opções que serão apresentadas, escolha “Programa de Fidelidade” até, por fim, aparecer a opção de “Cancelar assinatura”.

Você será direcionado para conversar com um atendente. Esse processo pode demorar um pouco e você não pode fechar a janela do chat. No meu caso, esperei 20 minutos para ser atendido, mas como saí da frente do computador, o processo foi encerrado. Eu recomendo que você faça isso quando estiver com bastante tempo livre.

Se você optar pelo cancelamento por telefone, os números são os seguintes:

  • 4003-1118 – se você estiver em uma capital ou região metropolitana.
  • 0800 887 1118 – se você estiver em outra localidade do Brasil.

Na ligação, você precisará informar os seus dados pessoais e aguardar até que possa falar com uma atendente. No meu caso, foram 40 minutos (!) de espera, e mais 13 minutos conversando com a responsável pelo atendimento.

No meu caso, não concluí a ligação com o problema resolvido. Como o sistema estava “inoperante”, a atendente me recomendou que eu ligasse novamente para efetuar o cancelamento. Nesse ponto, recusei e pedi para abrir um protocolo de cancelamento, para que o processo fosse realizado posteriormente sem que eu precisasse ligar outra vez.

O protocolo foi aberto no dia 14 de março e foi concluído apenas no dia 20 de março. Ainda houve um erro relacionado ao que pedi: eu gostaria de cancelar a renovação automática da assinatura após os 12 meses contratados. Porém, foi cancelado o décimo segundo mês, encerrando assim mais cedo a minha assinatura. Não foi o que pedi, mas me atendeu da mesma forma.

Conclusão

Definitivamente, o processo de cancelamento de uma assinatura deveria ser mais simples. Acessar um menu e ter a opção “cancelar assinatura” disponível em um botão, sem precisar passar por atendimento, seria o ideal.

Se por um lado a contratação do serviço é bastante simples, por outro, o atendimento no cancelamento deixa muito a desejar. Fica a sensação de que a ideia da companhia é manter o cliente pelo cansaço, já que muitos devem desistir no meio do caminho.

Azul no Reclame Aqui

A maior prova de que o passo a passo deveria ser simplificado é a quantidade de reclamações relacionadas no Reclame Aqui. São nada menos do que 3.195 reclamações marcadas como “Não consigo cancelar”.

Nesse aspecto, posso dizer que essa etapa de atendimento não condiz com a qualidade e a agilidade oferecida pela companhia em outras áreas.

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