Como cancelar uma compra no cartão de crédito?
Fez uma compra impulsiva e se arrependeu logo depois? O produto que você comprou na internet veio quebrado ou simplesmente nunca chegou à sua casa? Em casos como esses, a lei te dá amparo para você cancelar a compra e ser reembolsado. Mas, no fim das contas, muitas pessoas não fazem ideia de como proceder em situações do tipo. Por isso, fique com esse artigo completo mostrando como cancelar compra no cartão de crédito!
É possível cancelar uma compra no cartão de crédito?
A resposta é sim. Cancelar uma compra no cartão de crédito é um direito garantido por lei (8.078/90), pelo Código de Defesa do Consumidor. A lei vale, principalmente, para compras feitas fora do estabelecimento comercial, incluindo compras online e por telefone.
O que é chargeback?
Para você entender melhor o assunto, você precisa saber o que é chargeback, termo que traduzido para o português significa “cobrança de volta”. Este termo é usado para se referir ao cancelamento de uma compra de cartão de crédito pela administradora do cartão.
A princípio, o chargeback tem o propósito de oferecer mais segurança aos clientes em casos de compras indevidas e, também, nas compras online. O chargeback pode ser solicitado quando há um desacordo comercial. Ou seja, quando o cliente reconhece a compra, mas alega não ter recebido o produto/serviço ofertado.
Deixando o juridiquês de lado, configura-se como um desacordo comercial quando, por exemplo, o cliente recebe o produto danificado. Nós vamos apresentar outros casos com mais detalhes mais adiante!
Como cancelar uma compra no cartão de crédito?
Se você quer cancelar uma compra, a primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato com o estabelecimento ou com o site onde a compra foi feita. Nas compras online há o direito do arrependimento, no qual o cliente tem até 7 dias para desistir da compra. Inclusive, neste tipo de compra, se o pedido não foi enviado/processado, o cancelamento pode ser até mais rápido.
Em relação às compras em estabelecimentos físicos, o processo é mais complicado. Já que, nesse caso, você foi ao local, viu o produto e comprou. Além disso, é essencial ficar atento aos prazos, que podem variar de acordo com a loja e com a administradora do cartão de crédito.
Dica importante: documente o máximo possível. Certifique-se de ter em mãos os dados da compra (o recibo), o número do pedido, qual foi a data da compra, o produto/serviço que você adquiriu e, também, deixe registrado tudo o que você fez para cancelar a compra.
Em quais casos posso cancelar uma compra no cartão de crédito?
Fraude ou clonagem do cartão de crédito
Você está mexendo no celular quando, de repente, recebe uma mensagem confirmando uma compra no cartão que você não reconhece. Ou então, só repara uma compra estranha ao ver a fatura do cartão de crédito no final do mês. Em casos de clonagem do cartão ou fraude, você deve imediatamente entrar em contato com a central de atendimento do seu cartão para contestar a compra.
Dica: em compras online, é altamente recomendável utilizar os cartões virtuais. A maioria dos bancos já oferece essa opção e o processo para fazer é bem rápido e dá para fazer pelo aplicativo. Você vai receber um cartão com a numeração, data de validade e o CVV diferentes, mas ao usá-lo, todos os gastos aparecerão na sua fatura.
Ter um cartão de crédito virtual te protege de eventuais vazamentos de dados. Assim, você não precisa se preocupar com os dados do seu cartão original vazando pela internet.
Outra recomendação é ativar as notificações via push do seu banco. Desta forma, sempre que o cartão for utilizado, você ficará sabendo no exato minuto e, em caso de anormalidade, você pode entrar rapidamente em contato com o banco.
Arrependimento da compra
Fez alguma compra pela internet e não gostou? Pela lei, você tem até 7 dias para cancelar a compra, sem nenhum custo, independentemente do motivo. Esse direito está assegurado pelo Artigo 49 do Código do Consumidor e o prazo começa a valer a partir da data de entrega do produto.
Caso você tenha se arrependido antes mesmo da entrega, você pode entrar em contato com o estabelecimento para pedir o cancelamento. Quanto antes você cancelar, mais rápido será o estorno. Lembrando que o direito de arrependimento só é válido para compras fora do estabelecimento comercial. Ou seja, para compras online.
Isso quer dizer também que, nas lojas físicas, essa regra não é aplicada. Nas compras presenciais, o cancelamento varia de acordo com a política de cada estabelecimento. As lojas físicas não são obrigadas a aceitar a devolução, e com isso, poucas aceitam o produto de volta (a não ser em casos de defeito).
A solução comum que elas oferecem é a troca por outro produto de mesmo preço ou então crédito na loja para compras futuras. Neste último exemplo, geralmente há um período limitado para resgate deste crédito. Se você quiser apenas o seu dinheiro de volta, com recusa do estabelecimento, você pode chamar a administradora do seu cartão de crédito.
Produto não recebido
Outro caso em que você pode solicitar pelo estorno é quando o produto ou serviço que você adquiriu não foi entregue. Se o pedido levou mais tempo do que o prometido, entre em contato com o estabelecimento para verificar o motivo do atraso e em seguida pedir pelo reembolso. Caso a loja não colabore, a alternativa é procurar a administradora do seu cartão de crédito para pedir o chargeback.
Lembra do que eu falei acima sobre documentar o máximo possível? Reforço a importância desta dica. Deixe registrado que você tentou entrar em contato com o estabelecimento e mande para a administradora do cartão. Você pode usar e-mails, protocolos, algumas pessoas até gravam as chamadas. Use e abuse das provas.
A administradora do cartão de crédito analisará o seu caso e há duas possibilidades: ou ela irá lhe ajudar a receber o pedido, ou estornar o valor que você pagou.
Produto diferente do que foi anunciado
O produto foi entregue, mas é totalmente diferente do que foi anunciado? Você também pode pedir pelo cancelamento. Em compras pela internet, pode acontecer de você comprar um produto e ele ser bem diferente de como ele foi anunciado nas fotos. Se isso ocorrer com você, entre em contato com o vendedor/com a loja e tente resolver o problema.
Na maioria das vezes, o vendedor/loja oferecem a opção de reembolso ou o envio de um novo produto. Caso o estabelecimento não coopere, você pode pedir chargeback com a operadora do seu cartão. Mais uma vez, bato na tecla: tenha registros das tentativas de solucionar o problema com o vendedor/loja.
Cobrança de um serviço que você já cancelou
O que não falta hoje são os serviços de assinatura. Netflix, Spotify, Deezer, HBO, Disney Plus, esses são apenas alguns dos streamings mais conhecidos. Quando você assina um desses serviços, a cobrança vem mensalmente na sua fatura de cartão de crédito. O problema é quando você cancela e continua sendo cobrado pelo serviço.
Se isso acontecer com você, entre em contato com a empresa para questionar e ver se foi uma cobrança errada ou não. Se for indevida, tente resolver o problema com a empresa. Caso não haja sucesso, solicite o chargeback apresentando todos os registros da tentativa de acordo com a empresa.
Cobrança errada
Você tem o costume de conferir o valor das compras que você faz com o cartão de crédito? É altamente recomendável que você fique sempre atento aos valores, pois pode haver um erro durante a compra e você acabar com uma cobrança maior do que esperava.
Se isso acontecer, entre em contato com o estabelecimento e peça pelo estorno do valor cobrado a mais. Provavelmente, a loja pedirá pelo seu extrato ou pelo recibo da compra para, assim, comprovar o erro.
Novamente, caso o estabelecimento não faça o estorno, entre em contato com a administradora do cartão para pedir pelo chargeback. Lembrando que é essencial apresentar provas de que você falou com a loja, como o número do protocolo e cópias de e-mails.
Como pedir o chargeback de uma compra no cartão de crédito
Falar com a administradora do cartão é praticamente o último recurso a recorrer. Se você passou por alguma das situações listadas acima e não conseguiu resolver o problema com a loja, você pode pedir o chargeback (contestação) com o banco/administradora do cartão. Para te ajudar ainda mais, vou mostrar como proceder para pedir chargeback em alguns bancos, confira!
Como cancelar compra no cartão de crédito Nubank
O processo para contestação de compra no cartão Nubank é feito todo pelo aplicativo do banco.
- Entre no aplicativo e abra sua fatura na parte de Cartão de Crédito
- Toque na compra que você deseja cancelar
- Em seguida, clique em “Reportar problema” e fale porque você quer contestar a transação
- Depois, siga as instruções, descrevendo exatamente o que aconteceu e reporte a compra.
- Apresente toda a documentação que você juntou e anexe no próprio aplicativo, quando solicitado
- Pronto, seu pedido de estorno foi registrado.
Como cancelar uma compra no cartão Bradesco
O Bradesco orienta que o cancelamento da compra seja feito diretamente na loja. Fora isso, se a compra for indevida, é possível pedir pelo estorno. É só seguir esses passos:
- Acesse o aplicativo do Bradesco Cartões, vá para Fatura e selecione a compra que você quer cancelar
- Clique em “Não reconheço essa compra” e siga as instruções para concluir o processo.
- Se for necessário fazer outra contestação, basta ir em “Outros”, clicar em “Contestação de compras” e depois em “Fazer outra contestação”
Outra forma de contestar a compra é por meio da Central de Atendimento do Bradesco.
Como cancelar uma compra no cartão Banco do Brasil
Há 4 formas de contestar uma compra no cartão Ourocard: pelo aplicativo BB ou Ourocard, pelo site e pelo WhatsApp. Confira passo a passo de cada uma delas.
App BB
- Abra o aplicativo BB e, dentro do menu principal, clique em “Cartões”
- Depois, selecione “Consultar fatura”
- Em seguida, clique em “Contestar compras no crédito”
- Feito isso, escolha o cartão e a compra que você quer cancelar
- Clique em “Contestar compra” e siga as instruções mostradas na tela
Pelo site
- Acesse o site do BB (clique aqui) e acesse sua conta
- Na parte do menu, entre em “Cartão”
- Selecione “Contestar compras”
- Escolha o cartão
- Selecione a compra que quer cancelar e clique em “Contestar”
App Ourocard
- Acesse o aplicativo Ourocard
- Selecione a compra no histórico ou na fatura
- Clique em “Contestar compra”
Pelo WhatsApp
- Caso seja seu primeiro contato com o BB pelo WhatsApp, salve o número (61) 4004-0001 na sua agenda
- No WhatsApp, envie a mensagem: Quero contestar uma transação no cartão de crédito
- Você também pode mandar a mensagem acima por áudio.
Como cancelar uma compra no cartão Itaú
No Itaú, é possível cancelar uma compra no app Itaú ou no app Itaú Cartões. Veja o passo a passo em cada um dos dois.
- Abra o aplicativo de sua preferência
- No app Itaú, siga em Produtos > Cartões > Contestar compra
- Enquanto no app Itaú Cartões, siga em Serviços > Contestar compra
- Em seguida, selecione a compra que você quer cancelar e clique em “Reportar problema”
- Depois, informe o motivo da contestação e siga as demais instruções na tela
Além dos bancos que citamos acima, outras administradoras de cartão também oferecem a opção de contestar compra por meio do aplicativo/internet banking. Inclusive, você tem a alternativa de entrar em contato com a central de atendimento do cartão para resolver o problema rapidamente. De toda forma, uma vez que a solicitação é feita, o banco analisa o pedido e avalia se acata ou não o cancelamento. Caso a reclamação seja aprovada, a instituição faz o chargeback.
Até quando posso solicitar o chargeback?
O prazo vai depender da bandeira do cartão, do banco emissor e qual foi o tipo de compra. Em suma, o recomendado é sempre solicitar quanto antes possível para ter mais chances de conseguir o reembolso do dinheiro.
Como recebo o dinheiro de volta de uma compra cancelada?
Caso o estorno seja aprovado, você recebe o dinheiro de volta por meio de crédito na fatura. O estorno pode demorar entre 30 a 60 dias, ou seja, pode acontecer de você pagar o valor integral da fatura junto com a compra cancelada. Se isso acontecer, você receberá um crédito e poderá abater parte da fatura seguinte justamente com este crédito.
Como eu disse, o estorno pode demorar um tempinho, já que é um processo que demanda análise. Se neste meio tempo você cancelou o cartão, mas é correntista do banco emissor, eles podem mandar o dinheiro de volta na sua conta-corrente. De qualquer forma, é bom ficar atento para não perder o reembolso!
Como funciona o estorno de uma compra parcelada no cartão de crédito?
Se a compra que você decidiu cancelar foi parcelada, há a devolução integral do valor da compra. Lembrando, ele vem como crédito na fatura. Sendo assim, você pode escolher antecipar todas as parcelas — e pagar todas elas com o crédito. Ou, se preferir, também pode continuar pagando as parcelas mensalmente com o crédito do estorno.
Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades
Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!
Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!