Bruno Rocha
27/07/2023 às 15:32

Acesso ilegal! Livelo reconhece vazamento de dados de clientes

Há duas semanas, publicamos aqui no Melhores Cartões que alguns (vários, na verdade) cartões de crédito cadastrados na Livelo estavam sendo clonados e usados de forma indevida – relembre clicando aqui.

Alguns dias após a publicação do post, a Livelo nos informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não iria se posicionar sobre o assunto.

Porém, hoje, o programa está enviando e-mails para os clientes reconhecendo um acesso indevido ao banco de dados, incluindo informações de cartões de seus clientes.

O e-mail, com o assunto “Comunicado importante“, destaca que a Livelo identificou um “acesso não autorizado a dados de cartões de crédito cadastrados na Livelo de uma pequena parcela de clientes, efetuada por meios ilícitos“.

Apesar de termos recebido inúmeros relatos de clientes que tiveram os cartões utilizados em compras não reconhecidas após o cadastro na Livelo, o programa diz que apenas uma pequena parcela de clientes foi afetada.

Casos de cartões clonados foram expostos no site Reclame Aqui e nas redes sociais

O e-mail informa ainda que a Livelo lamenta o ocorrido, “repudia veementemente esse tipo de ação” e reitera o compromisso “com a constante evolução de nossas práticas e procedimentos de proteção de dados e segurança da informação” – que de fato é o que esperamos quando compartilhamos dados tão sensíveis, né?

Confira o comunicado na íntegra:

Reforçando nosso compromisso com a transparência, comunicamos que, recentemente, identificamos um acesso não autorizado a dados de cartões de crédito cadastrados na Livelo de uma pequena parcela de clientes, efetuada por meios ilícitos. Assim que tomamos conhecimento do ocorrido, acionamos nossos protocolos de segurança da informação, o que permitiu bloquear o acesso não autorizado aos nossos sistemas e identificar os clientes impactados.

Em função disso, recomendamos que você verifique as transações mais recentes realizadas no(s) seu(s) cartão(ões) de crédito cadastrado(s) em nosso site para avaliar eventuais lançamentos suspeitos. Caso identifique algo atípico, entre em contato diretamente com o banco ou instituição emissora do cartão para
que sejam tomadas providências.

Na eventualidade de seu cartão cadastrado ser cancelado, solicitamos a inclusão de um novo cartão de crédito em nossa plataforma para que você continue
usufruindo dos benefícios da Livelo.

Lamentamos o ocorrido e qualquer inconveniente causado. Repudiamos veementemente esse tipo de ação e reiteramos nosso compromisso com a constante evolução de nossas práticas e procedimentos de proteção de dados e segurança da informação.

Ficamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre como tratamos os seus dados pessoais, acesse a página Políticas de Privacidade no site da Livelo.

Atenciosamente,
Equipe Livelo

Pedimos um novo posicionamento para a Livelo a fim de saber quantos clientes foram afetados e quais serão as melhorias adotadas no sistema de segurança, mas além das informações que já constam no e-mail, a empresa acrescentou apenas que “todos esses clientes (que tiveram os dados vazados) foram comunicados sobre o ocorrido por e-mail e orientados sobre os procedimentos a serem tomados“.

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