Orseni Pequeno
18/07/2023 às 18:29

Conheça o Drip, aplicativo permite parcelar compras no Pix sem taxas e ainda com cashback

Já ouviu alguém reclamar que o problema do Pix é que não dá para parcelar? Bem, a verdade é que algumas instituições financeiras permitem o parcelamento do Pix, mas todas cobram taxas nessa operação. Em sentido contrário, a fintech brasileira Drip desenvolveu uma solução para atender a quem deseja pagar parcelado com o Pix sem ter que desembolsar um valor extra.

Por meio do aplicativo da Drip, que possui uma interface simples, os usuários podem realizar compras em mais de 300 lojas – incluindo grandes marcas, como Lacoste, Netshoes, Nike, Natura e Samsung – e efetuar o pagamento em 3 parcelas no Pix sem pagar qualquer taxa, ao menos na grande maioria das lojas parceiras.

Ocorre que a isenção de taxas no parcelamento não é válida para todas as lojas. Em alguns parceiros pode ser aplicada uma tarifa administrativa de até 15% sobre o valor da compra.

No menu “Lojas”, os parceiros que têm cobrança de taxa estão sinalizados, como mostram as imagens abaixo.

Além do parcelamento, em algumas lojas parceiras é oferecido o cashback de 2%, valor que é debitado na última parcela, desde que o usuário tenha efetuado o pagamento de todas as prestações na data correta.

A informação sobre o cashback, se houver, só é apresentada no momento da finalização da compra.

Limite disponível para compras

O limite é liberado automaticamente pelo aplicativo, após análise realizada no momento do cadastro no app ou depois da primeira compra com a Drip.

Nesse ponto, pode surgir a seguinte dúvida: se a Drip não aprovar limite no momento do meu cadastro, como vou poder realizar a primeira compra? 🤔 De fato, esse é um ponto que não fica absolutamente claro. Contudo, o bloco de ajuda do aplicativo menciona a necessidade de realização de um pix no valor de R$ 1 para liberação de limite. Uma espécie de ativação, com o valor sendo estornado em seguida. Acredito que essa operação seja validada como primeira compra, mas não tenho certeza absoluta.

No meu caso, não foi necessário fazer Pix e a Drip já liberou um limite de R$ 2 mil. Provavelmente tem a ver com o meu bom score de crédito. Mas o aplicativo poderia ser mais claro sobre essa questão.

Vale destacar ainda que algumas pessoas podem não ter limite aprovado. Nesses casos, a recomendação da empresa é aguardar por novas análises automáticas, realizadas a cada 30 dias. Não existe a opção de solicitar análise.

Como comprar com a Drip

Para quem teve algum limite aprovado, a maneira mais simples de realizar compras é direto no aplicativo da Drip. Confira o passo-a-passo:

  1. No menu “Lojas”, escolha a loja desejada;
  2. Coloque os produtos no carrinho e avance para finalizar a compra;
  3. No pagamento, escolha a opção Pix à Vista;
  4. No pop-up da Drip, selecione a opção “Parcelar com Drip”. Se não estiver habilitada, clique em “copiar código” para habilitar;
  5. Confira as parcelas e os dados da compra;
  6. Selecione a opção “Confirmar compra”.

Outra alternativa é comprar diretamente no site das lojas parceiras que oferecem a opção de pagamento “Drip Pix Parcelado”. Nessa opção, o número de lojas disponíveis é bem menor que no aplicativo. Você pode conferir os parceiros elegíveis no site da Drip – clique aqui.

Seja qual for a escolha, é importante ficar atento ao valor final da compra no app Drip, pois o valor com desconto para compras no Pix à vista, comumente oferecido pelas lojas, não é aplicável no parcelamento pelo aplicativo. Nesse caso, o usuário irá parcelar o valor cheio, o que é um ponto negativo da Drip.

Vale a pena utilizar a Drip?

Seria necessário um tempo maior de utilização do aplicativo para dizer com certeza se vale a pena ou não utilizá-lo. Contudo, a primeira impressão que tive é que, da forma como a Drip é apresentada hoje, talvez não seja para o meu perfil.

Apesar de ser possível aplicar cupons nas lojas, o que pode reduzir o valor de alguns produtos, a impossibilidade de aproveitar o desconto para pagamento à vista com o Pix, para mim, é uma perda importante. Acredito que é possível obter maiores descontos e melhores benefícios em outros canais, seja recebendo cashback ou utilizando estratégias de milhas.

Naturalmente, o meu perfil não é universal, então acredito que o aplicativo ainda possa alcançar um bom público, especialmente a galera que está com a grana mais curta e pessoas que não possuem ou não gostam de cartão de crédito. Acredite, elas existem. E provavelmente não acompanham o Melhores Cartões. 😁

E você, já conhecia a Drip? Tem alguma opinião sobre o aplicativo? Comenta aí!

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *