Orseni Pequeno
03/04/2023 às 16:06

5 dicas de ouro para escolher o melhor cartão de crédito, segundo a Exame

Uma das mais importantes revistas de negócios do Brasil, especializada em economia e finanças, a Exame sabe que o cartão é a modalidade de crédito mais cara do mercado, mas reconhece também as muitas vantagens que podem ser obtidas a partir da escolha correta do cartão de crédito, como o acúmulo de pontos e milhas, acesso a salas VIP, cashback e muito mais.

Com base nisso, a revista publicou 5 dicas para escolher o melhor cartão de crédito. Como especialistas em cartões – mas não apenas por isso 😏 – decidimos compartilhar e analisar com vocês a lista da Exame.

1 – Entenda o seu momento financeiro

Gastar mais do que pode pagar é um dos erros que você não deve cometer ao utilizar um cartão de crédito. Mesmo com os benefícios super atrativos, a ideia não é realizar compras desnecessárias apenas para conquistar uma vantagem. Você pode, por exemplo, transferir para o cartão de crédito as despesas que realizava no débito. Mas lembre de guardar o dinheiro, pois a fatura sempre chega. 😬

Um bom ponto levantado na matéria da Exame é a necessidade de entender seus gastos pensando na escolha do cartão: “Se você tem carro e gasta muito com combustível, seria interessante ter um cartão que oferecesse descontos em postos de gasolina. Se você gosta de viajar, aqueles que oferecem milhas em companhias aéreas fazem mais sentido. Seu maior gasto é com supermercado? Algumas redes, como o Pão de Açúcar, oferecem ótimos descontos para quem usa o cartão deles.

É provável que a maioria das pessoas escolham focar no acúmulo de milhas, mas pensar a seleção do cartão a partir de categorias de consumo pode fazer sentido para alguns perfis. Vale lembrar, no entanto, que alguns produtos permitem a combinação de benefícios. O cartão Pão de Açúcar, por exemplo, mencionado pela Exame, dá desconto em compras na rede de supermercados e ainda possibilita o acúmulo de pontos.

cashback-milhas-pontos

2 – Crédito é confiança, confiança é relacionamento

Essa dica diz respeito ao cuidado com o score de crédito, uma pontuação que vai de 0 a 1000 e indica a probabilidade de um indivíduo pagar suas contas em dia. É um critério importante não apenas para obter um bom cartão, mas também para conseguir aumentar o limite do cartão de crédito.

No mercado brasileiro, o score de crédito é calculado gratuitamente por algumas empresas, como Boa Vista, SPC Brasil e Serasa – saiba mais sobre o Serasa Score. De modo geral, uma pontuação superior a 700 é bem vista pelo mercado de crédito.

Mas a Exame faz uma consideração importante: “Mesmo com um score mais baixo, é possível ser aprovado em cartões “de entrada”, que oferecem limites mais baixos, mas também anuidades mais em conta – às vezes, até de graça. Comece por esses cartões e pague a fatura sempre em dia. Com o tempo, o banco vai reconhecer a sua disciplina financeira te oferecendo limites mais altos e cartões mais vantajosos.

3 – Não existe almoço grátis

Nesse ponto, a revista destaca que, em geral, os cartões de crédito com melhores benefícios costumam cobrar as anuidades mais caras. É preciso, portanto, avaliar se as vantagens obtidas com o cartão compensam o pagamento da tarifa.

Esse é, de fato, um ponto de atenção, já que algumas pessoas – especialmente as que estão iniciando no mundo dos cartões – podem ficar encantadas com os benefícios e ignorar o pagamento da anuidade na hora analisar se o produto é vantajoso ou não.

Sobre isso, a matéria da Exame orienta bem: “Se você não pode arcar com anuidades mais caras ou com faturas tão altas (geralmente, acima de R$ 4 mil), prefira os cartões de crédito mais básicos. Com eles, você tem acesso à comodidade de pagar no crédito sem pagar a mais por isso, e ainda cultiva um bom histórico com o banco – o que, no futuro, vai te ajudar a ter um cartão melhor.

Essa é uma dica bacana, afinal, poucas pessoas podem se dar ao luxo de iniciar no mundo dos cartões com um black. Mas cabe uma observação adicional: algumas vezes, em períodos promocionais, os bancos oferecem alguns de seus melhores cartões com anuidade grátis, como tivemos na semana passada com o Santander – veja aqui. Pode ser uma boa oportunidade para pegar um cartão ao qual você não teria acesso em condições normais.

4 – Simule, simule e simule de novo

Sim, é preciso fazer contas para escolher um bom cartão, especialmente se você vai pagar anuidade. Você deve conhecer a sua média mensal de gastos, a quantidade de pontos que o cartão oferece – ou o percentual de cashback – o valor da anuidade de cada cartão desejado, a possibilidade de transferência dos pontos do cartão com bônus, entre outras informações.

A Exame diz que “a conta é básica, mas a parte trabalhosa é justamente fazê-la a todo momento para ter certeza que se está fazendo um bom negócio“. De fato, para tirar o melhor proveito do cartão, você vai mesmo precisar fazer contas o tempo todo, não apenas no momento da aquisição. E sim, a conta é simples, mas pode levar um tempo até que você ganhe prática.

5 – Aprenda com quem já sabe

Alguns sites da internet, como o Melhores Destinos e o Melhores Cartões, são especializados em acompanhar as melhores ofertas de cartões de crédito, de acúmulo de pontos e de resgates de recompensas. Acompanhá-los antes de escolher o seu cartão e enquanto você junta os seus pontos é uma ótima forma de aprender mais sobre esse universo e conseguir aproveitar ao máximo as vantagens dos cartões de crédito.

Bem, eu falei que a análise das dicas não era apenas por sermos especialistas em cartões de crédito, né? 🤗  Pois é, tem uma dose de clubismo. 😅 E muito orgulho! 💙

Como viram acima, a Exame nos citou – junto ao Melhores Destinos – como um dos sites que merecem ser acompanhados por quem quer aprender mais sobre o universo dos cartões de crédito.

Ficamos bem felizes com a recomendação! Para um site que recém completou 2 anos no ar, nos enche de orgulho ser apontado como referência por um dos principais veículos de economia do Brasil. Agradecemos à Exame pela recomendação.

Se você já acompanha o Melhores Cartões, sabe que diariamente publicamos conteúdos que podem ajudar você a selecionar bem um cartão de crédito (e não apenas isso!), seja através de notícias, promoções ou dos nossos rankings de cartões, elaborados em parceria com o Melhores Destinos. Até as continhas do “simule, simule e simule” entregamos em nossas publicações 😅, tudo para ajudar você a tomar sempre a melhor decisão.

E aí, o que achou das dicas da Exame? Mudaria algo? Comenta aí!

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade