Daniel Gadelha
22/08/2022 às 10:57

Os cartões de crédito deixarão de existir? Presidentes do Banco Central e do Nubank afirmam que sim

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, deu uma declaração recentemente dizendo acreditar que os cartões de crédito deixarão de existir em breve. O motivo seria a chegada do Pix e do novo sistema open finance, que vem sendo implementado pelo Bacen desde o ano passado.

O que é o Open Finance?

Para quem ainda não conhece, o open finance é um sistema que permite o compartilhamento de dados e histórico financeiro dos consumidores entre diferentes instituições, como contas pagas, limites disponíveis, empréstimos realizados, dentre outros. A troca de informações só é possível mediante autorização do cliente.

Com a nova plataforma, os consumidores passarão a controlar e administrar suas finanças em um único lugar. Ou seja, quem tiver conta corrente em mais de um banco poderá movimentar todas elas em um só aplicativo ao invés de precisar de vários apps de diferentes bancos.

“Esse sistema elimina a necessidade de ter cartão de crédito. Acho que cartão de crédito vai deixar de existir em algum momento em breve,” disse Campos Neto, destacando que os bancos já começaram a usar Pix para oferta de crédito.

Novo CEO do Nubank concorda com presidente do Bacen

Youssef Lahrech, executivo que assumiu o cargo de CEO do Nubank recentemente, concorda com Campos Neto e afirma que a tendência é que os cartões de crédito sumam. “Acho que o Pix afeta primeiro o cartão de débito, depois o de crédito”, diz.

“Levam alguns anos para chegar até esse quadro: o cartão de crédito tem outras funções, como compras internacionais, parcelamento. Mas, no fim das contas, o Pix aumentará a fatia no mercado. Estou mais do que feliz com uma possível canibalização do cartão de crédito”, acrescentou Lahrech.

O Pix vai substituir o cartão de crédito?

É verdade que bancos tradicionais e carteiras digitais já oferecem a opção de Pix com pagamento no cartão, como Santander, Picpay e RecargaPay. Porém, o serviço é tarifado, não é barato e, pelo menos por enquanto, não oferece acúmulo de pontos ou cashback.

Além disso, como pontuado por Lahrech, o cartão ainda oferece outros diferenciais se comparado ao Pix, como parcelamento das compras sem juros e uso no exterior. Ou seja, embora seja algo difícil de se imaginar nos dias de hoje, não deixa de ser uma realidade para os próximos anos.

Vale lembrar que o Pix já domina as movimentações bancárias, tornou o Ted e Doc coisas do passado e jogou a última pá de cal nos talões de cheque.

Com informações da Reuters e Suno.


Será mesmo que os cartões de crédito poderão desaparecer no futuro? Comente e participe.

Veja também:

Para acompanhar dicas, novidades e promoções sobre cartões de crédito, milhas, pontos e cashback, inscreva-se no Telegram do Melhores Cartões e siga o nosso perfil no Instagram @melhorescartoes.

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *