Ícone Melhores Cartões
Baixe o nosso aplicativo!
Instale nosso app grátis e nunca mais perca nenhuma promoção!
Baixar ×
João Goldmeier
02/10/2026 às 11:18

Governo quer proibir a emissão de mais de um cartão de crédito por pessoa e discute medida com o Banco Central

Receba ofertas no WhatsApp

Cartões e milhas Cupons e descontos

Em entrevista ao Flow podcast, ontem à noite, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que avalia proibir os bancos de emitirem mais de um cartão de crédito por pessoa. A medida já estaria sendo discutida com o Banco Central, e tem como objetivo reduzir o endividamento das pessoas.

“O povo gasta com mais facilidade no cartão de crédito. E ele só vai ver o rombo no final. Então nós estamos discutindo com o Banco Central, nós vamos proibir os bancos dar mais de um cartão de crédito para as pessoas”, afirmou o presidente.

Lula citou como exemplo o caso de uma criança autista que teria recebido quatro cartões de crédito em casa e feito uma dívida de R$ 80 mil sem que os pais soubessem. “Nós precisamos fazer uma reformulação da economia brasileira. O meu pessoal da economia sabe, o Galipolo sabe, que nós vamos ter que moralizar um pouco essa questão de crédito. Não é possível a gente permitir que a sociedade seja endividada da forma mais irresponsável possível. Vamos tentar cuidar disso com carinho”, afirmou, em referência ao presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

Outra crítica de Lula foi contra a oferta de cartões pelas instituições financeiras: “É um crime. Os bancos hoje distribuem cartão de crédito sem saber se você quer. Eles mandam para você”.


Sabemos que em um período eleitoral muitas ideias e projetos são mencionados, às vezes, como forma de testar a opinião pública, mas essa seria uma medida muito ruim para quem usa adequadamente os cartões de crédito para acumular milhas e obter benefícios.

E você o que acha dessa medida para conter o endividamento das famílias? Acredita que pode ser implantada? Deixe sua opinião nos comentários.

Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades

Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!

Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!

Receba ofertas pelo WhatsApp

Junte-se aos nossos grupos grátis e receba as melhores ofertas de milhas, cartões, produtos e cupons de desconto!

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

João Goldmeier
João Goldmeier

Tudo mudou depois de um mochilão, transformando o ato de viajar em uma obsessão do editor João Goldmeier. Interessado em promoções e milhas, aprendeu sobre esse universo e há 7 anos compartilha suas experiências no Melhores Destinos, para ajudar leitores a realizarem seus sonhos - como o menino que um dia também sonhou e viajou pela Europa com uma mochila nas costas e muita vontade de ver o mundo.


Deprecated: file_exists(): Passing null to parameter #1 ($filename) of type string is deprecated in /var/www/wordpress/wp-includes/comment-template.php on line 1616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *