Bruno Rocha
02/01/2024 às 6:00

Usar o cartão de crédito no exterior ficou mais barato – mas vale a pena?

A partir de hoje ficou mais barato usar o cartão de crédito no exterior! O IOF (Imposto sobre operação financeira) cobrado nesse tipo de transação passou pela segunda redução anual seguida, e agora é de 4,38%.

No começo de 2023, o alíquota foi reduzida de 6,38% para 5,38%, e a meta é que seja zerada até 2028, baixando 1% a cada ano (no último ano, a redução será de 1,38% para zero).

A mudança no percentual cobrado de imposto faz parte das exigências para a entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). A medida envolve também transferências para outros países e saques no exterior.

Vale a pena usar o cartão de crédito no exterior?

Mas calma que nem tudo são flores! Apesar da redução do imposto cobrado, é importante lembrar que a maioria dos cartões de crédito do Brasil cobram um spread (ágio) de até 7% sobre a cotação do dólar. O valor extra é embutido na cotação e não é nada transparente.

Ou seja, ainda que o você pague menos IOF, sua compra ainda pode ficar até 11,38% mais cara só por usar o cartão como forma de pagamento. Mesmo com alguns cartões oferecendo pontos adicionais nas transações fora do país, como BRB Dux e Santander Unlimited, o custo a mais não compensa.

A nossa dica é tentar fugir desse gasto adicional utilizando uma conta digital internacional, como Nomad ou Wise.

Com esse tipo de conta, você faz operações de câmbio com base na cotação comercial do dólar e paga apenas 1,1% de imposto, a mesma alíquota cobrada sobre a compra de moeda em espécie, e taxa reduzida de spread (ágio). Além disso, as tarifas são cobradas de forma transparente ao fazer o câmbio, sem pegadinhas.

Por isso, minha recomendação é: use o seu cartão de crédito no exterior apenas em casos de emergência!

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade