Bruno Rocha
03/03/2023 às 16:38

Itaú dificulta uso de cartões do banco em aplicativos de pagamento

Sob a alegação de evitar o superendividamento dos clientes, o Itaú começou a fechar o cerco contra o uso dos cartões de crédito emitidos pelo banco nos aplicativos de pagamento, como PicPay, RecargaPay, Mercado Pago e 99Pay.

O banco confirmou a informação por meio de uma nota, enviada pela assessoria de imprensa – confira na íntegra mais abaixo – e ressaltou que devem ser impactadas apenas as pessoas que utilizam o limite de crédito como alguma forma de antecipação de recursos, alternativa arriscada e que pode levar, de fato, ao endividamento.

Vale lembrar que o Itaú é responsável pela administração financeira de cartões como o Pão de Açúcar (PDA), Latam Pass e Azul.

Itaú começa a fechar o cerco sobre o uso do cartão de crédito como antecipação de recursos

Essa é uma notícia que não impacta tanto a vida dos milheiros, já que no ano passado o banco já havia determinando o fim do acúmulo de pontos em transações desse tipo – relembre clicando aqui.

Ou seja, o pagamento de contas com o cartão só era atrativo caso o cliente precisasse de um prazo um pouco maior para liquidar aquela conta. Isso sem contar nas taxas que os próprios apps aumentaram ao longo de 2022, que podem elevar consideravelmente o valor final da fatura.

Porém, assim que ficamos sabendo dessa situação, algumas dúvidas surgiram. Entre elas: como funcionaria, por exemplo, os pagamentos de compras processados por esse tipo de plataforma? Um caso desses é o Shell Box, que processa os pagamentos pelo Mercado Pago, assim como acontece com as compras efetuadas pelo Mercado Livre. Outra situação seria a recarga de créditos de celular paga com cartão de crédito.

As dúvidas acabaram não se tornando um problema após o retorno do Itaú – confira também abaixo -, uma vez que o banco consegue identificar as atividades consideradas de risco por meio do código de cada transação realizada, que não seriam um problema para os exemplos acima.

O que diz o Itaú?

A respeito da utilização dos cartões nos aplicativos de pagamento, o Itaú mandou a seguinte nota:

“Com o objetivo estimular o uso adequado de seus cartões de crédito, o Itaú Unibanco atualizou suas políticas de crédito para transações consideradas de maior risco – entre elas transferência de recursos utilizando o limite do cartão e pagamento de boletos e impostos, além de pagamentos que utilizam o limite do cartão para Pix. Com a mudança, transações do tipo realizadas com cartões Itaú poderão ser negadas – dependendo do perfil de crédito do cliente. A medida visa evitar um cenário de inadimplência e superendividamento estimulado por esse tipo de transação, que além de usar o limite de crédito para transações de risco, em geral cobra taxas adicionais do portador do cartão. Desta forma, o Itaú Unibanco reforça seu compromisso de transparência e de apoiar seus clientes na utilização consciente de seus recursos financeiros”.

Sobre as situações específicas que demos de exemplo um pouco acima (Shell Box, recarga de celulares, etc), o Itaú disse que “a política incide sobre transações de risco, como dito no posicionamento – e elas poderão ser negadas, a depender do perfil de crédito do cliente. Nenhum dos exemplos será impactado, apenas pagamento de boletos e pagamentos com Pix usando o limite do cartão (além da transferência de recursos usando o limite)“.


Já era fato que a farra dos pontos pagando contas e boletos tinha acabado, mas agora o Itaú dá um passo adiante, passando a dificultar ainda mais o uso desse tipo de alternativa. Será que outros bancos também vão adotar essa postura? Vamos ter que esperar para ver…

Para acompanhar dicas, novidades e promoções sobre cartões de crédito, milhas, pontos e cashback, inscreva-se no Telegram do Melhores Cartões e siga o nosso perfil no Instagram @melhorescartoes.

Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades

Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!

Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *