Daniel Gadelha
19/12/2022 às 11:52

Milagre! Latam Pass anuncia boas novidades para 2023 – incluindo o fim da taxa de resgate!

Acredite se quiser, mas finalmente temos boas notícias no mundo das milhas! O Latam Pass anunciou hoje quatro novidades para os clientes do programa. A primeira delas, e que já está valendo, é o fim da taxa de resgate para passagens aéreas emitidas com pontos com pouca antecedência.

A cobrança começou em 2020 e desagradou muitos clientes. O valor era de R$ 17 por trecho nacional reservado com menos de 90 dias da data da viagem e US$ 27 por trecho internacional resgatado com menos de 120 dias da data da viagem.

As outras três novidades do programa são: o acúmulo de pontos e trechos qualificáveis excedentes gerados neste ano para a qualificação elite em 2023, prioridade no upgrade de cabine para os clientes dos cartões de crédito Latam Pass Itaú e a central de atendimento prioritário também para clientes das Gold e Gold Plus.

Roll-over de pontos e trechos qualificáveis para 2023

Os clientes que acumularam pontos ou trechos qualificáveis em 2022 além do necessário para manter a sua categoria elite terão o excedente ativado para a qualificação em 2023.

Por exemplo, um cliente que acumulou 18 trechos qualificáveis em 2022 terá conquistado status Latam Pass Gold (são necessários 14 trechos qualificáveis) e, os trechos excedentes (4 trechos) serão creditados na qualificação de 2023, até fevereiro do próximo ano. Assim ficará mais fácil conseguir manter ou subir de categoria no próximo ano.

Essa não é a primeira vez que o programa faz roll-over de seus pontos e trechos qualificáveis. Será que em breve esse será um novo benefício do programa, como ocorre na concorrente Smiles? Esperamos que sim!

Prioridade no upgrade de cabine para clientes do cartão Latam Pass Itaú

Uma boa notícia para quem possui os cartões Latam Pass Itaú e também é cliente elite no programa. Esses usuários terão maior prioridade que os demais passageiros de mesma categoria que não possuam o cartão na hora de conseguir upgrade de cabine cortesia.

O primeiro critério segue sendo a categoria elite do passageiro, em seguida se ele possui ou não o cartão do programa. E, por fim, o horário do pedido de postulação.

Central de atendimento elite para todos os clientes com status

Outra novidade é que a central de atendimento elite, que até então estava disponível apenas para clientes Platinum, Black e Signature, será oferecida também para as categorias Gold e Gold Plus a partir de 2023. Somente os clientes sem status serão atendidos pela central “comum”.

Um dos diferenciais da central elite é que o tempo de espera geralmente é menor e o atendimento é mais rápido. Além disso, os atendentes no geral são mais preparados. Com a mudança, a quantidade de ligações para a central vai aumentar. Questionamos a empresa se a qualidade do atendimento irá cair e a resposta foi que está sendo feito um investimento de milhões de dólares no treinamento e capacitação de agentes para essa mudança.

Vamos torcer para que de fato todos os clientes consigam ter um atendimento rápido e eficiente.

Em meio as mudanças positivas, um ponto polêmico foi levantado por um de nossos leitores e ainda não foi esclarecido pela Latam. A central de atendimento da empresa está informando que passagens aéreas com pontos de companhias parceiras da Latam, como Delta e Qatar, agora só podem ser emitidas com trechos e ida e volta. Será que é uma instabilidade temporária, ou uma restrição que veio para ficar? Assim que a Latam se posicionar vamos atualizar a matéria.

Atualização 20/12: O Latam Pass informou que, devido a um erro no sistema, o resgate de passagens utilizando a tabela fixa de parceiras está disponível somente para emissões de ida e volta. O problema deve ser resolvido até a próxima semana.


As mudanças foram positivas e certamente irão agradar a maioria dos clientes. Além disso, o Martin Holdschmidt, diretor do programa, destacou para o Melhores Destinos que novas melhorias serão anunciadas pelo Latam Pass no primeiro trimestre de 2023.

O fato é que com o fim da taxa de resgate, que era uma queixa constante dos participantes, o TudoAzul volta a ser o único programa nacional a cobrar pelo resgate de passagens aéreas com pontos. Será que ele vai seguir o Latam Pass? Fica a dica!

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