Ranking: os 15 bancos com mais reclamações no Brasil
Reclamar de banco talvez seja algo mais comum que trocar de roupa. 😅 É cobrança indevida no cartão de crédito, taxa de serviço que você nem solicitou na conta corrente, atendimento demorado, motivos não faltam. Mas, afinal, qual o banco com mais reclamações? Algum palpite?
A resposta está no Ranking de Reclamações organizado pelo Banco Central. A lista classifica as empresas a partir de um índice de reclamações reguladas procedentes, nas quais foram identificados indícios de descumprimento de lei ou regulamentação que esteja sob a supervisão do BC.
O cálculo do índice é simples: número de reclamações reguladas procedentes dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.
A edição mais recente do ranking, referente ao 3° trimestre de 2022, apresentou a relação dos bancos com mais reclamações entre as 15 maiores instituições financeiras do país em número de clientes. Confira o top 15:
Bancos com mais reclamações
Posição | Instituição financeira | Índice de reclamações |
1° | BTG Pactual / Banco Pan | 76,14 |
2° | C6 Bank | 50,18 |
3° | BMG | 46,87 |
4° | Inter | 36,81 |
5° | Santander | 28,54 |
6° | Bradesco | 25,18 |
7° | Mercado Crédito | 22,21 |
8° | Votorantim | 20,82 |
9° | PagBank / PagSeguro | 19,73 |
10° | Original | 17,35 |
11° | Caixa Econômica Federal | 17,19 |
12° | Neon | 15,59 |
13° | Itaú | 14,40 |
14° | Banco do Brasil | 12,64 |
15° | Nubank | 9,76 |
O destaque negativo vai para o BTG Pactual / Banco Pan, que registrou um índice de reclamações de 76,14 pontos, quase 26 acima da segunda instituição mais reclamada, o C6 Bank (é o preço que se paga por cancelar o limite do cartão de crédito dos clientes 😌). Completando o pódio, o BMG registrou um índice de reclamações de 46,87.
Com o 4° lugar do Inter, os bancos digitais ocupam 3 das 5 primeiras posições do ranking, o que pode contrariar um pouco o senso comum de que os bancos tradicionais são mais burocráticos e, por isso, apresentam mais problemas.
Entre os maiores bancos tradicionais, Santander e Bradesco, respectivamente em 5° e 6° lugares, foram os piores classificados no Ranking de Reclamações.
Na parte final do ranking, destaque para o Nubank, que foi o banco com menos reclamações no terceiro semestre de 2022. Mas vale menção honrosa para os gigantes Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal, que também ficaram entre as 5 empresas com menos reclamações.
E aí, alguma surpresa até aqui?
Principais reclamações
Quando analisamos as principais reclamações registradas contra os bancos, o topo da lista fica com as reclamações sobre irregularidades relativas a serviços do nosso queridinho cartão de crédito. 😬
Na sequência, aparecem as reclamações sobre irregularidades relativas a outros serviços bancários, reclamações sobre crédito consignado, outros tipos de empréstimos e as dificuldades para solicitar ou realizar devolução no Pix.
Não sei vocês, mas essa eu acertei. Teria apostado todas as minhas fichas no cartão de crédito. 😁
Ranking de maiores bancos
Apesar de não ser o foco do levantamento, o Ranking de Reclamações do Banco Central acabou produzindo uma outra lista, a de maiores bancos em números de clientes. Isso porque o BC quis separar no Ranking de Reclamações os 15 maiores bancos (como vimos acima) e escolheu o número de clientes como critério.
E aí, será que aquela instituição financeira com a qual você gosta de se relacionar está entre as maiores do país? Se liga no ranking:
Maiores bancos em número de clientes
Posição | Instituição financeira | Clientes |
1° | Caixa Econômica Federal | 148.308.904 |
2° | Bradesco | 101.788.328 |
3° | Itaú | 95.481.328 |
4° | Banco do Brasil | 73.557.524 |
5° | Nubank | 64.841.518 |
6° | Santander | 60.961.566 |
7° | Original | 42.173.653 |
8° | Mercado Crédito | 39.392.090 |
9° | PagBank / PagSeguro | 25.948.408 |
10° | C6 Bank | 21.320.772 |
11° | Inter | 21.243.511 |
12° | BTG Pactual / Banco Pan | 20.473.165 |
13° | Neon | 15.325.349 |
14° | Votorantim | 14.072.909 |
15° | BMG | 11.561.565 |
O total de cada banco representa a soma dos clientes de todas as empresas do grupo econômico. O Votorantim, por exemplo, contabiliza os clientes do Banco BV e do Banco Votorantim e o Original soma clientes do Banco Original e do PicPay, entre outras instituições que contam com diversas empresas em seu grupo.
Responsável por operacionalizar alguns dos principais programas sociais do país, a Caixa Econômica Federal lidera com folga o ranking, seguida de longe por Bradesco, Itaú e Banco do Brasil.
Chama atenção no ranking a forte presença de fintechs, com destaque para o Nubank, que aparece em 5° lugar, atrás apenas de 4 das instituições mais tradicionais do mercado brasileiro. Outras financeiras nascidas no meio digital, como Inter, Banco Pan, C6, Neon e PagSeguro, também aparecem entre as 15 maiores. Olho nas fintechs!
Quer conferir o Ranking de Reclamação do Banco Central completo? Clique aqui.
Leia também:
- Acabou a festa! Mercado pago vai acabar com a estratégia mais barata de gerar pontos no cartão
- Banco Inter volta atrás e mantém forma de pagamento de cashback
Para acompanhar dicas, novidades e promoções sobre cartões de crédito, milhas, pontos e cashback, inscreva-se no Telegram do Melhores Cartões e siga o nosso perfil no Instagram @melhorescartoes.
Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades
Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!
Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!