Daniel Gadelha
23/08/2021 às 18:12

Fim de uma era! Mastercard vai remover a tarja magnética dos seus cartões de crédito

A Mastercard anunciou que vai deixar de emitir cartões de crédito e débito com tarja magnética. A tecnologia ficou obsoleta depois da chegada dos cartões com chip e, mais recentemente, os cartões que oferecem pagamento por aproximação (contactless) que oferecem mais segurança ao usuário. A mudança será feita de forma gradual mas deve ser concluída em 2029.

Serão três fases para remoção da faixa magnética de acordo com o mercado em que o cartão é emitido. Na Europa, onde os cartões com chip já são amplamente aceitos, a tarja deve começar a sumir em 2024. Já nos Estados Unidos, a mudança começa em 2027 e, as demais regiões, em 2029.

A exceção serão os cartões Mastercard pré-pagos que devem continuar, pelo menos por enquanto, com as tarjas pretinhas.

Exemplo de cartão Mastercard sem tarja magnética

Depois que a mudança entrar em vigor, não haverá necessidade de trocar o cartão. Os cartões com tarja (que em sua maioria também permitem pagamento com chip ou tecnologia contacless) podem continuar sendo utilizados até a sua validade ou, caso o cliente solicite uma 2ª via, receberá um novo cartão já sem a tarja.

História dos cartões com tarja magnética 💳

Os cartões com tarja magnética foram inventados nos anos 1960 e a tecnologia foi implementada aos poucos. Essa foi uma grande revolução pois as transações ficaram mais rápidas, seguras e eram aprovadas em poucos instantes. A ideia foi de um engenheiro da IBM que pensou no potencial que as fitas magnéticas teriam nos meios de pagamento já que a tecnologia tinha se mostrado um sucesso na época para gravações de áudio e disquetes de computadores.

Antes disso, os lojistas precisavam gravar a numeração em alto relevo do cartão em uma maquineta utilizando papel carbono. Uma das vias era enviada para o banco emissor para que fosse feita a cobrança ao cliente. O processo era lento, era difícil para os lojistas identificarem os clientes mau pagadores e sujeito a erro humano.

Antiga maquineta de cartão de crédito

Usuários estão mais propensos a testar novas tecnologias

Durante a pandemia, a Mastercard percebeu um aumento de 1 bilhão de transações com tecnologia contactless nos primeiros quatro meses de 2021 se comparado ao mesmo período de 2020. Além disso, no mesmo intervalo de tempo, 45% das compras presenciais foram sem contato.

A bandeira também realizou uma pesquisa com seus clientes e dois terços dos participantes revelaram que experimentaram novas formas de pagamento durante a pandemia que eles não usariam em circunstancias “normais”.


Vale lembrar que a Mastercard anunciou um cartão com leitor biométrico em parceria com a Samsung que deve começar a ser comercializado na Coréia do Sul ainda neste ano.

E você, curtiu a novidade? Será que outras bandeiras também vão aderir?

Com informações do site Mastercard (clique aqui).

Para acompanhar dicas, novidades e promoções sobre cartões de crédito, milhas, pontos e cashback, inscreva-se no Telegram do Melhores Cartões e siga o nosso perfil no Instagram @melhorescartoes.

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *