Daniel Gadelha
25/10/2022 às 21:32

O que está acontecendo com o Mercado Pago?

O Mercado Pago continua aprontando com os seus clientes 🙄. Para quem não lembra, a carteira digital anunciou recentemente que irá aumentar em 150% a taxa cobrada para transações através de QR Code, acabando com a estratégia mais barata de gerar pontos com o cartão de crédito.

Mas não parou por aí. Depois do anúncio, recebemos diversos relatos de leitores que não estão conseguindo fazer ou receber pagamentos através do aplicativo e, em alguns casos, a taxa pelo serviço ainda aumentou sem justificativa ou aviso prévio.

Problemas para pagamento com o Mercado Pago

Mesmo possuindo limite disponível no cartão de crédito para pagamento, o Mercado Pago estaria “barrando” transações feitas via QR Code. Na mensagem de erro, o aplicativo informa que o pagamento foi recusado. Porém, a compra foi aprovada pelo banco e, em seguida, cancelada pelo app, conforme é possível constatar nas notificações do Santander Way.

O curioso é que o problema ocorrer independente do cartão utilizado, o valor da compra ou do estabelecimento.

Mercado Pago aumenta taxa sem aviso prévio

Além dos problemas com pagamentos, alguns usuários ainda perceberam um aumento expressivo na taxa para transações com QR Code motivo aparente. De acordo com o último comunicado, o valor da taxa vai subir de 1,99% para 4,49% a partir de 21/11/2022.

Porém, alguns clientes perceberam que a taxa subiu para 3,39% sem aviso prévio, conforme print:

O que diz o Mercado Pago

Entramos em contato com o Mercado Pago sobre esses problemas e recebemos a seguinte nota:

A empresa esclarece que, conforme informado pelo canal de atendimento já acionado pelo usuário, a decisão de inviabilizar tentativas de transações específicas por esse meio de pagamento se baseia em protocolos de segurança.
O Mercado Pago informa também que o pagamento via Código QR poderá ser realizado normalmente com qualquer outra loja ou estabelecimento. Além disso, a conta em questão segue ativa e sem quaisquer outros tipos de restrições para compra e venda. O Mercado Pago se coloca à disposição para dúvidas e demais orientações através dos seus canais oficiais de atendimento, dentro e fora do aplicativo: site (www.mercadopago.com.br/ajuda); botão ‘Ajuda/Fale Conosco’ no aplicativo e site, para contato por chat ou e-mail; ou ainda pelo telefone (0800 637 7246).

Em seu comunicado, o Mercado Pago limitou-se a falar de forma genérica dos problemas relacionados aos pagamentos, sem apresentar nenhuma solução prática, e nada disse sobre o aumento da taxa sem justificativa ou aviso prévio 🤦🏻‍♂️.

Além disso, eu, por exemplo, já abri diversos chamados na seção de ajuda do aplicativo, conforme orientado na nota da empresa, mas todas as solicitações foram encerradas pelo app como “resolvidas” sem que nenhuma ação tenha sido tomada.

Sendo assim, volto a pergunta do título deste post, o que está acontecendo com o Mercado Pago? Será que o app seguirá dificultando o uso dos seus serviços? Teremos mais notícias negativas em breve? Eu espero que não, mas não é o que está parecendo….


E você, utiliza o Mercado Pago? Também está passando por dificuldades? Comente e participe!

Para acompanhar dicas, novidades e promoções sobre cartões de crédito, milhas, pontos e cashback, inscreva-se no Telegram do Melhores Cartões e siga o nosso perfil no Instagram @melhorescartoes.

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade