Wikerson Landim
05/10/2024 às 14:00

Milhas em baixa! Cashback é o benefício preferido em programas de fidelidade, mostra pesquisa

Você está satisfeito com os benefícios que recebe nos programas de fidelidade que participa? Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) indica que 72% dos usuários estão satisfeitos e 62% deles realmente utilizaram os benefícios nos últimos 6 meses.

O estudo da ABEMF entrevistou 1,2 mil pessoas entre os dias 14 e 27 de agosto deste ano. A pesquisa mostra ainda que cresceu a satisfação dos consumidores em relação a 2022 no que diz respeito às recompensas: 81% estão felizes com elas, enquanto há dois anos esse percentual era de 77%.

Cashback é o benefício preferido dos consumidores

A pesquisa procurou saber também quais são as recompensas preferidas dos clientes dos programas de fidelidade. A maioria dos entrevistados (34%) respondeu que prefere receber de volta parte do dinheiro gasto na compra – o famoso cashback.

Descontos para compras em lojas, que havia sido a opção preferida na pesquisa de 2022 com 45%, agora caiu para 17% e ficou na segunda posição. Outros benefícios mencionados foram “trocas por serviços” (12%), “trocas por produtos de alto valor” (11%), “milhas em companhias aéreas” (9%) e “trocas por produtos de baixo valor” (9%).

Programas de fidelidade

Imagem: Divulgação/ABEMF

Se cashback também está na sua lista de benefícios preferidos, não deixe de conferir nosso ranking com os melhores cartões de crédito com cashback.

Supermercados e farmácias são os que mais fidelizam

Outra constatação da pesquisa foi a de que os supermercados e as farmácias continuam sendo os segmentos que fidelizam os clientes, com 44% e 41% das menções, respectivamente. Bancos (24%), serviços por aplicativo (21%), postos de combustíveis (20%), operadoras de cartão de crédito (18%) e empresas de telefonia (18%) aparecem na sequência.

Os brasileiros participam, simultaneamente, de pelo menos dois programas de fidelidade em média. Para a ABEMF, isso indica que há espaço para crescimento desse mercado. Como referência, nos Estados Unidos a média é de 17 programas de fidelidade simultâneos.

Programas de fidelidade

Imagem: Divulgação/ABEMF

Por fim, a maioria dos entrevistados respondeu que o motivo pelo qual participam de programas de fidelidade é “economizar dinheiro” (19%). “Vantagens em compras que já fariam de qualquer forma” e “aproveitar oportunidades” vieram na sequência com 15% das respostas.

Com informações da ABEMF.

Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades

Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!

Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *