Daniel Gadelha
20/12/2024 às 19:52

Má notícia! Smiles vai mudar regra para emissão da passagem teto Diamante e Ouro

A Smiles acaba de anunciar mudanças no uso da tarifa teto para clientes Smiles Diamante e Ouro. A partir de 1º de abril de 2025, para ter acesso à tarifa, os clientes dessas categorias precisarão ter acumulado uma quantidade mínima de milhas ou trechos qualificáveis.

Além disso, o beneficiário precisa ser cadastrado no programa como “passageiro favorito” com pelo menos 30 dias de antecedência da emissão do bilhete com a tarifa teto. Por fim, a tarifa não será mais válida para voar para Fernando de Noronha.

O que é a tarifa teto Smiles Ouro e Diamante?

Para quem não conhece, o benefício é chamado de Tarifa Especial, e oferece passagens aéreas com milhas por um valor máximo (por isso o termo “teto”) em voos domésticos da Gol para os clientes das duas categorias mais altas do programa.

Clientes Smiles Ouro podem emitir até cinco passagens por 50 mil milhas o trecho por ano, enquanto clientes Diamante podem emitir até quinze passagens por 35 mil milhas o trecho anualmente.

No exemplo abaixo, um resgate de 127 mil milhas pode sair por 35 mil para clientes Smiles Diamante, um baita desconto!

O benefício é ótimo, pois permite emitir passagens por um valor mais acessível, já que, convenhamos, os resgates na Smiles têm estado bem inflacionados nos últimos tempos, principalmente para voar com a Gol. Porém, o programa vem restringindo o seu uso, com a justificativa de coibir a venda do benefício para terceiros.

Novas regras para utilização da Tarifa Especial Ouro e Diamante

Agora, além de fazer parte da categoria correspondente (Ouro ou Diamente), o cliente precisará ter acumulado uma determinada quantidade de milhas qualificáveis ou ter voado trechos qualificáveis:

  • Smiles Ouro: 18.000 milhas qualificáveis ou 18 trechos qualificáveis;
  • Smiles Diamante: 32.000 milhas qualificáveis ou 32 trechos qualificáveis.

Lembrando que “milhas qualificáveis” são diferentes das milhas usadas no resgate de passagens, por exemplo. Elas são consideradas para subir ou se manter no nível do programa de fidelidade.

Mas tem uma “colher de chá”. Clientes que tenham alcançado as categorias Ouro ou Diamante em 2024 ou que tenham alcançado os requisitos para se manter na categoria correspondente em 2025 terão acesso à Tarifa Especial em janeiro/25 (5 para Ouro e 15 para Diamante), independentemente do saldo de milhas ou trechos qualificáveis.

No caso desses clientes, as novas regras serão aplicadas no próximo upgrade de categoria ou em janeiro de 2026, o que acontecer primeiro.

Outra alteração importante é que a Tarifa Especial só poderá ser utilizada em voos emitidos com, pelo menos, 7 dias de antecedência, o que tira um dos grandes atrativos do benefício que é ter um valor fixo mesmo em uma emergência, como viagem de última hora, que normalmente tem preços bem mais elevados.

Mudança na emissão de passagens com Tarifa Especial para terceiros

Em 2022, a Smiles passou a permitir a emissão da tarifa teto para terceiros somente quando o titular da conta estiver no mesmo localizador. Agora, está exigindo que o terceiro seja cadastrado como “passageiro favorito” com pelo menos 30 dias de antecedência da compra e limitando para até 5 beneficiários.

Essa nova regra vale para reservas em que o titular Ouro ou Diamante não esteja. Se ele estiver na mesma reserva, não há necessidade de cadastro prévio do terceiro – como já é feito atualmente.

A nossa dica é que você já cadastre sua família e amigos próximos como passageiro favorito na Smiles para, quando precisar emitir, já ter cumprido o prazo de 30 dias para possíveis emissões nas quais você, enquanto titular, não estiver presente.

Lembrando que só cadastrar uma pessoa como passageiro favorito não utiliza da cota de 25 CPFs ao ano, apenas quando é feita a emissão de passagens para eles.

Como cadastrar o passageiro favorito na Smiles?

Para cadastrar um passageiro favorito na Smiles, siga os passos abaixo:

  1. Acesse sua conta Smiles e faça seu login – clique aqui;
  2. Siga para a área “Minha conta”;
  3. No canto esquerdo da tela, haverá um menu com diversas opções;
  4. Clique em “Passageiros favoritos”;
  5. Informe os dados do passageiro e salve.

Após o cadastro do passageiro, só será possível alterá-lo depois de 18 meses, então tenha muito cuidado no preenchimento dos dados.

Embora a mudança flexibilize o uso da tarifa teto para terceiros, ela restringe resgates de última hora com a tarifa, além de incluir um novo requisito para usar o benefício (trechos ou milhas qualificáveis).


E você, o que achou das mudanças? Comente e participe!

Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades

Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!

Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade