Bruno Rocha
16/09/2023 às 15:00

Mudanças no PIX! Veja 4 novidades que devem ser lançadas em breve

Aceita Pix? Então sugiro que você dê uma olhada neste post! A forma de pagamento queridinha dos brasileiros deve ter novidades importantes a partir do ano que vem!

De acordo com o Banco Central, 4 novas funcionalidades ligadas ao Pix podem estar disponíveis em 2024 (ou em futuro não tão distante).

No relatório divulgado pelo BC, há a expectativa de que o Pix Automático, que seria bem semelhante ao débito automático, esteja disponível para uso no ano que vem, possibilitando o pagamento recorrente de contas como água, luz, escolas, academias, serviços de streaming, entre outros.

Pix automático deve servir como substituto do débito automático para pagamento de contas

Ainda de acordo com o documento do Banco Central, há pelo menos outras três novidades que devem estar disponíveis em breve:

  • Pix offline – ferramenta poderá ser usada sem a necessidade de uma conexão com a internet;
  • Pix por aproximação – uma forma de usar a forma de pagamento semelhante aos cartões atuais, celulares e smartwatches, por meio de tecnologia como a NFC (Near Field Communication);
  • Pix Internacional – integração do sistema de Pix brasileiro com instituições internacionais, possibilitando pagamento instantâneo inclusive no exterior.

Além disso, o Banco Central estuda padronizar as regras para o Pix Parcelado, já disponível em algumas instituições bancárias e contas digitais, com o objetivo de trazer mais seguranças e menos risco de crédito.

Você pode conferir o relatório completo do BC sobre o Pix clicando aqui.

Pix bate recorde de uso no Brasil

O uso de Pix vem batendo recordes com frequência. Em agosto, mais de 142 milhões de transações foram feitas usando a ferramenta em um único dia. Mas o que já era bem impressionante levou apenas um mês para ser batido.

No último dia 6 de setembro, foi registrado o maior número de pagamentos utilizando Pix em 24 horas: um total de 152,7 milhões de transações, movimentando um valor superior a R$ 76 bilhões.

O uso em massa da ferramenta pode ser explicado por dois motivos básicos: o Pix é totalmente grátis para pessoas físicas e é praticamente instantâneo.

Por isso, as novidades que estão a caminho devem facilitar a vida e tornar o uso do Pix ainda mais comum entre os brasileiros.

Nós, do Melhores Cartões, sempre damos preferência para o cartão de crédito para poder juntar alguns pontos e milhas, mas é inegável que o Pix é uma mão na roda! E você, o que achou dessas possibilidades futuras?

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *