logo Melhores Destinos

Novo Serasa Score 2.0: como vai funcionar e o que muda

Daniel Gadelha
26/05/2021 às 21:07

Novo Serasa Score 2.0: como vai funcionar e o que muda

A Serasa muito em breve vai liberar uma atualização na forma em que o seu score de crédito é calculado, que se chamará Serasa Score 2.0. A nova fórmula vai priorizar mais os dados positivos do consumidor como regularidade nos pagamentos e tempo médio de uso de crédito do cliente. Já informações negativas, como histórico de dívidas terão menor impacto no cálculo.

Na nova equação, também foram incorporadas novas informações como as negativações ativas e resolvidas nos últimos 5 anos. A bureau de crédito afirma que a mudança vai otimizar em 12% a inteligência da pontuação do usuário.

O que é o Serasa Score 2.0?

Em termos práticos, o Serasa Score 2.0 vai permanecer idêntico ao atual: uma métrica de 0 a 1.000 que qualifica o comportamento financeiro do consumidor e o risco dele cumprir ou não os seus compromissos. A pontuação rotineiramente é consultada por bancos e instituições de crédito quando o usuário solicita um financiamento imobiliário ou veicular, uma linha de crédito pessoal ou ainda serviços mais básicos como abrir uma conta corrente, pedir um cartão de crédito novo ou até mesmo aderir à um plano de telefonia.

Continua valendo a regra geral de que, quanto maior o seu score, mais bem visto você é pelas empresas de crédito e maiores as chances de ter produtos financeiros disponibilizados para você.

Qual a diferença do Serasa Score 1.0 para o 2.0?

Os seis principais critérios adotados pela Serasa (comportamento de consultas/consultas para serviço e crédito, crédito contratado, histórico de dívidas, pagamento de crédito e pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito) receberam pesos diferentes na nova métrica e se tornaram mais precisos.

A Serasa diz que a mudança gera análises mais justas e transparentes tanto para quem oferece crédito (os bancos e instituições financeiras) como para quem solicita ele (os consumidores).

Adicionalmente, os usuários poderão monitorar o seu histórico de dívidas do SPC no site do Serasa.

O Serasa Turbo continua valendo na versão 2.0?

Sim! Nada muda nas regras de uso do Serasa Turbo da Serasa. Para quem não conhece, essa ferramenta informa antecipadamente ao usuário quantos pontos ele pode aumentar no seu score ao completar missões como pagamento de divitas em atraso, ativação do cadastro positivo ou atualização cadastral.

Como aumentar o meu Serasa Score?

Existem diversas dicas para aumentar o seu score de crédito. Algumas delas são: regulariza dívidas antigas, atualizar os seus dados cadastrais, manter o cadastro positivo ativado, não comprometer mais de 30% do seu limite de crédito e pagar suas contas em dia.

O Sandro, editor de vídeos da equipe do Melhores Destinos, fez um depoimento em que ele conta como conseguiu aumentar 500 pontos no seu score apenas seguindo essas dicas em menos de um ano. Confira no site!

Além disso, ele participou comigo de uma live super legal dando o seu relato onde esclarecemos dúvidas de diversas leitores. Vale a pena assistir!

Saiba mais sobre o Serasa Score 2.0 no site (clique aqui).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *