C6 passando o facão! Clientes relatam cancelamento em massa de contas e cartões
Parece caso repetido, e pelo menos em partes, é mesmo! Leitores voltaram a relatar casos de cancelamento em massa do limite dos cartões de crédito e até de contas correntes do C6 Bank.
Em outubro do ano passado publicamos aqui no Melhores Cartões que muitos clientes reclamavam a respeito dos limites zerados nos cartões – relembre aqui. Eram tantos casos que o C6 chegou até a colocar uma resposta padrão sobre o tema no Reclame AQUI.
Passados alguns meses, os casos voltaram a aparecer nas redes sociais, mas dessa vez, além do cartão, também estariam sendo canceladas as contas correntes, inclusive com prazo para retirada de algum saldo que estivesse lá. O primeiro alerta chegou à nossa equipe com um e-mail enviado pelo C6 ao leitor (confira abaixo):
Depois desse relato, bastou uma pesquisa nas redes sociais e no Reclame AQUI para confirmar: estava acontecendo de novo!
Clientes alegam que as contas estão sendo canceladas ainda que tenham movimentação e saldo, assim como os limites de crédito sendo zerados. O único prazo dado é para a transferência dos saldos e investimentos, caso tenha, assim como no e-mail do print mais acima.
No site de reclamações, o C6 tem adotado uma resposta padrão, se apoiando em cláusulas contratuais que permitiriam o cancelamento de contas também por parte do banco.
Obviamente que todos que tiveram essa nada grata surpresa gostariam de um posicionamento do C6, mas a alegação é de que cláusulas do contrato permitem tal medida, argumento utilizado inclusive nas respostas no Reclame AQUI.
Nas cláusulas apontadas na resposta do banco, o contrato diz que a conta pode ser encerrada, a qualquer tempo, tanto pelo cliente quanto pelo C6.
A cláusula 10.3 diz que notificação prévia deve ser de, no mínimo, 1 dia útil, e lista algumas circunstâncias em que a instituição poderia optar por cancelar unilateralmente a conta, e entre elas estão:
Por ordem de autoridade judicial ou administrativa; irregularidade na documentação apresentada ou informações fornecidas pelo cliente; indícios de prática de atos ilícitos ou que sejam muito superiores aos informados pelo cliente no preenchimento da proposta da conta.
Por último, a cláusula 10.3.1 ainda diz que o banco poderá bloquear a conta para movimentações até o encerramento efetivo.
Confira o termo completo clicando aqui.
Ou seja, aparentemente há pouco o que se fazer quando o C6 toma uma decisão dessa, já que estaria amparado pelo contrato.
A assessoria de imprensa do C6 informou que o posicionamento oficial do banco é exatamente o que já está sendo respondido no Reclame AQUI.
E você, teve sua conta ou cartão alterado/cancelado pelo C6?
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