Daniel Gadelha
21/01/2022 às 16:43

“Show de horrores”, cliente Nubank relata falhas de segurança da empresa nas redes sociais

Gabriella de Napoli, cliente Nubank desde 2015, escreveu um post que viralizou no seu perfil do LinkedIn onde relata a experiência que descreve como “show de horrores”. Uma pessoa não autorizada tentou (e quase conseguiu) acessar a sua conta driblando as camadas de segurança da empresa. A cliente, que até então recomendava a empresa a quem lhe perguntasse sobre o serviço, disse ainda ter sido mal atendida pela central de atendimento Nubank ao relatar o ocorrido.

Tentativa de fraude no Nubank

Tudo aconteceu durante a madrugada do dia 14/01, quando Gabriella (que felizmente estava acordada e com o celular em mãos) recebeu uma solicitação para redefinição da senha do aplicativo por e-mail a qual não havia feito. O fato gerou estranheza, mas logo tranquilizou-se, pois é a única a ter acesso ao seu e-mail.

No entanto, cerca de três minutos depois, ela recebeu um segundo e-mail, desta vez informando que o seu e-mail cadastrado no app havia sido alterado para outro que utilizava seu nome e sobrenome, mas que não lhe pertencia e que não tinha acesso. Foi aí que Gabriella ficou realmente preocupada, pois a pessoa que tivesse acesso a este novo e-mail poderia tanto alterar sua senha como validar outro aparelho para realizar transações.

O que mais chamou sua atenção é que, para alterar o e-mail de cadastro, é necessário enviar uma selfie segurando um documento de identificação. E, mesmo se tratando de outra pessoa com características distintas das de Gabrielle e utilizando um documento que não era o dela, o sistema do Nubank aprovou a solicitação e alterou o e-mail do seu cadastro em poucos instantes.

Em desespero, ela recorreu ao Google para buscar o telefone da central de atendimento da empresa e relatou o ocorrido ao ser atendida. Porém, ela diz ter sido mal atendida e que a única instrução que recebeu foi de alterar a senha do aplicativo e em seguida teve a chamada encerrada pela atendente.

Confira o relato completo:

 

Após a postagem repercutir nas redes, o Nubank entrou em contato com Gabriella que postou a seguinte nota de atualização sobre o caso:

Felizmente, Gabriella não teve nenhuma perda financeira, mas passou por um grande risco de ser mais uma vítima de fraude em aplicativos financeiros, além do estresse emocional gerado até ter certeza de que seu saldo estava protegido.

Ela disse que reconhece a “sacudida” que o Nubank deu no setor [a empresa foi uma das primeiras a oferecer um cartão de crédito com anuidade grátis para sempre e um atendimento humano desburocratizado, diferente dos bancos tradicionais da época], no entanto, passará a utilizar os serviços de outro banco onde também é correntista.

O que diz o Nubank

Entramos em contato com o Nubank solicitando um posicionamento sobre o caso e seguimos a seguinte resposta:

O Nubank informa que nossa equipe especializada já entrou em contato com a cliente por e-mail e por telefone e prestou os devidos esclarecimentos.
Tendo em vista o sigilo bancário da cliente não podemos lhe passar outras informações. Em todo caso, se ainda houver qualquer dúvida sobre os produtos oferecidos pelo Nubank ou sobre nossos mecanismos de segurança, recomendamos que entre em contato com a nossa equipe de atendimento via chat, e-mail, telefone ou redes sociais, 24 horas por dia e em qualquer dia da semana.

Central de atendimento Nubank

Caso você passe por uma situação semelhante, entre em contato imediatamente com a central de atendimento Nubank (0800 608 6236) para relatar o ocorrido.

Como se prevenir de fraudes?

É bem verdade que é de responsabilidade dos bancos oferecer segurança da informação para que casos como o de Gabrielle não aconteçam jamais. No entanto, esse papel parece estar sendo cumprido cada vez mais pelos clientes, que temem passar por apuros como esse, do que pelas empresas.

O principal passo para evitar situações do tipo é acompanhar a movimentação da sua conta corrente e cartões de crédito. Confira lançamentos, transferências, saques, pedidos de novos cartões, solicitações para redefinição de senhas, dentre outros. A dica é ativar o envio de notificações pelo aplicativo, mensagem de texto no celular ou por e-mail para ser avisado na hora.

Também não compartilhe seus dados de acesso a bancos, cartões, e-mails ou redes sociais com ninguém. Ao acessar uma conta de e-mail, por exemplo, uma pessoa mal intencionada pode redefinir a senha de vários outros serviços que estejam vinculados ao seu e-mail como aplicativos de pagamentos e carteiras digitais.

Outra dica básica é nunca usar a mesma senha entre diferentes serviços. Se possível, utilize um gerenciador de senhas e ative sempre a autenticação por dois fatores quando oferecido.

Por fim, comunique imediatamente a instituição assim que identificar uma transação que desconhece. Assim você terá mais chances de reverter a situação e retomar o acesso a sua conta de forma segura. Além disso, registre um Boletim de Ocorrência.


E você, já passou por uma situação semelhante a de Gabriella? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Veja também:

Para acompanhar dicas, novidades e promoções sobre cartões de crédito, milhas, pontos e cashback, inscreva-se no Telegram do Melhores Cartões e siga o nosso perfil no Instagram @melhorescartoes.

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *