Orseni Pequeno
03/03/2023 às 13:02

Banco Central libera pagamentos com cartão de crédito no WhatsApp

O Banco Central anunciou, na noite de ontem (02/03), a liberação do uso de cartões de crédito em transações de pagamento através do WhatsApp. Até então, apenas cartões de débito e pré-pago podiam ser utilizados no aplicativo, no envio de dinheiro para pessoas físicas.

Com a decisão do BC, o WhatsApp deve liberar o pagamento a empresas dentro do app, funcionalidade que está pronta há algum tempo, mas não havia sido lançada por conta de restrições impostas pelo Banco Central à Visa e à Mastercard, derrubadas agora.

O recurso, no entanto, não vai estar disponível de forma imediata para os usuários do WhatsApp, já que o Banco Central determinou que as empresas parceiras do serviço fossem comunicadas sobre o início dos pagamentos com cartões de crédito com antecedência mínima de 30 dias. Dessa forma, o mais provável é que a funcionalidade entre em operação no decorrer do mês de abril.

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, celebrou no Instagram a decisão do Banco Central brasileiro, destacando que as pessoas poderão pagar pequenas empresas via WhatsApp.

Imagino que os empresários, sobretudo de pequenas e médias empresas, também estejam animados com a notícia, já que o WhatsApp é, já faz algum tempo, um importante canal de vendas para muitas dessas organizações. A possibilidade de concluir transações direto no aplicativo deve simplificar ainda mais o processo de venda.

Resta saber se a realização de pagamentos com cartão de crédito através do WhatsApp será interessante também para os usuários pagadores, afinal, ainda não sabemos, por exemplo, se haverá cobrança de taxas pelo serviço. No envio de dinheiro entre pessoas físicas não há, mas vale lembrar que nessa modalidade, ao menos por enquanto, apenas cartões de débito e pré-pago podem ser utilizados.

Outro ponto de dúvida é se, com a liberação dos cartões de crédito, o serviço de pagamentos do WhatsApp vai aceitar outras bandeiras, pois, até o momento, apenas cartões Mastercard e Visa (e apenas de alguns bancos! Confira aqui a lista completa) podem ser utilizados nas transações entre pessoas físicas. Vamos acompanhar.

E aí, gostou da novidade? Comenta aí!


Para acompanhar dicas, novidades e promoções sobre cartões de crédito, milhas, pontos e cashback, inscreva-se no Telegram do Melhores Cartões e siga o nosso perfil no Instagram @melhorescartoes.

Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades

Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!

Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade