Pane global atinge serviços da Amazon AWS e afeta aplicativos como Mercado Livre e iFood — entenda o porquê
Um problema técnico na Amazon Web Services (AWS) desencadeou uma pane global na manhã desta segunda (20), afetando vários sites e aplicativos populares, como Mercado Livre, Canva e até mesmo a Alexa. A falha teve início por volta das 4 horas no horário de Brasília, num gateway regional que fica na costa leste dos Estados Unidos.
Em seu painel oficial AWS Health Dashboard, a empresa informa que o problema já foi solucionado. No entanto, as falhas nos sites continuam, já que a normalização total dos serviços deve levar algum tempo para ser finalizada. A causa exata da pane não foi divulgada.
Quem foi afetado pela pane?

Com o efeito cascata da pane, vários sites e aplicativos ficaram instáveis ou até fora do ar, entre eles: Mercado Livre, Snapchat, Zoom, Life360, Slack, Canva, Hotmart e iFood.
Até mesmo a Alexa, assistente virtual da Amazon, deixou de responder a comandos de voz e rotinas programadas com a falha. Nem os jogos eletrônicos escaparam: Clash Royale e Fortnite também apresentaram problemas.
No Reino Unido, o problema se estendeu aos bancos e aos órgãos governamentais, como a HM Revenue and Customs, responsável pela alfândega e tesouro britânico.
Isso já aconteceu antes?
Sim, essa não é a primeira vez que a AWS tem um problema de grande escala por conta da região US East 1. Incidentes semelhantes aconteceram em 2020, 2021 e 2023, quando diversos aplicativos ficaram fora do ar.
Como a pane do AWS afeta os aplicativos?

Você pode estar se perguntando qual é a relação entre a AWS e a instabilidade dos aplicativos?
Criada pela Amazon.com Inc, a AWS (Amazon Web Services) é uma das maiores plataformas de computação em nuvem do mundo, oferecendo diversos serviços online, como armazenamento de dados, hospedagem de sites, inteligência artificial, análise de dados e cibersegurança.
A AWS já conta com milhões de clientes em mais de 190 países. Várias empresas usam a plataforma para rodar aplicações, processar informações e armazenar grandes quantidades de dados. Tanto que hoje ela é a líder global do setor de computação em nuvem. A queda do sistema, dessa forma, afeta todos os sites e aplicativos que usam o serviço da AWS.
Por que tantas empresas foram afetadas?
Segundo especialistas, essa reação em cadeia acontece pela concentração de serviços em um único provedor. Como a AWS é líder global em computação em nuvem, uma instabilidade assim é capaz de causar estragos globalmente, afetando a vida de milhões de pessoas que usam esses aplicativos.
Sendo assim, ainda de acordo com eles, é necessário que as empresas diversifiquem suas infraestruturas tecnológicas para reduzir a dependência apenas em um provedor.
Pix fora do ar?
O Downdetector, site que monitora o funcionamento de serviços online, registrou mais de 200 notificações de instabilidade no Pix em meio à pane da AWS.
Ao que tudo indica, o problema está associado às instituições que utilizam os serviços da AWS. Como é o caso do Mercado Pago (conta do Mercado Livre), que está com lentidão na área PIX.
Em declaração dada à Folha de São Paulo, o Banco Central afirmou que o sistema de pagamento está funcionando normalmente. Apesar disso, bancos como Nubank, Inter e Bradesco estão registrando algumas queixas no Downdetector.
A Nomad também apresentou instabilidade no login e nas transferências após a pane da AWS. Há poucos minutos, a fintech mandou e-mail aos clientes falando oficialmente sobre o problema:

Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades
Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!
Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!