

Milhas, cashback ou cupons de desconto? Pesquisa revela recompensas preferidas dos brasileiros
A plataforma de educação Tudo Sobre Incentivos (TSI), em parceria com Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), lançou a 3ª edição do Panorama da Fidelização no Brasil, estudo que apresenta dados importantes sobre o setor, como o alcance dos programas de fidelidade e as recompensas preferidas pelos consumidores.
Com um total de 41 perguntas, a pesquisa foi respondida por 2.317 consumidores, homens e mulheres maiores de 18 anos, de todas as regiões do país e classes sociais. Veja adiante os principais resultados.
Participação em programas de fidelidade
Do total de entrevistados, 80,9% disseram participar de ao menos 1 programa de fidelidade. Mas tem gente cadastrada em um número bem maior de programas. Confira:
- 53,6% participam de até 3 programas;
- 17,7% participam de até 5 programas;
- 6,1% participam de até 8 programas;
- 3,5% participam de mais de 8 programas.
Confira os principais segmentos onde estão os programas de fidelidade dos quais os entrevistados participam:

Reprodução: Panorama da Fidelização no Brasil 2023.
Entre os consumidores que não participam de qualquer programa – 19,1% dos entrevistados – 43,3% disseram que o principal motivo é nunca terem sido convidados ou recebido uma oportunidade. 24,8% disseram que não entendem como os programas funcionam, enquanto 21,2% não enxergam benefícios em participar.
O fato curioso – ao menos para este editor – é que 91% dos respondentes afirmaram que estariam dispostos a pagar por um programa de fidelidade premium desde que pudessem receber bons benefícios. Não é por acaso que os programas de bancos e companhias aéreas têm investido tanto em seus clubes.
Pontos, cashback ou cupons de desconto?
Quando o assunto são as recompensas dos programas de fidelidade, a pesquisa revela que a disputa entre pontos/milhas e cashback continua intensa, mas um terceiro benefício também mostra força: os descontos.
Ao serem perguntados sobre as características de ações de fidelização que mais causam sensações positivas, com a possibilidade de escolher até 3 opções, o top 10 ficou assim:

Reprodução: Panorama da Fidelização no Brasil 2023.
Entretanto, quando questionados sobre as vantagens que gostariam que suas marcas preferidas oferecessem, também podendo escolher 3 opções, as principais escolhas foram:

Reprodução: Panorama da Fidelização no Brasil 2023.
Como é possível observar nas imagens acima, milhas/pontos, cashback e desconto ocupam os 3 primeiros lugares nas duas listas. Entretanto, a segunda pergunta foi mais direta sobre preferências e os resultados mostram que milhas/pontos e o cashback continuam sendo a principal escolha dos consumidores.
É interessante notar, porém, que cashback e descontos causam mais sensações positivas que milhas/pontos. A explicação provável é que o benefício dos dois primeiros pode ser percebido mais rapidamente.
Para conferir os resultados completos do Panorama da Fidelização no Brasil 2023, acesse o site do TSI – clique aqui.
E você, de quantos programas de fidelidade participa? E quais as suas recompensas preferidas? Participe nos comentários.
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