

Pix Automático: o que é e como funciona a nova modalidade de pagamento
O Banco Central (BC) anunciou nesta semana a chegada do Pix Automático. A nova modalidade de pagamento começa a funcionar no Brasil no próximo dia 16 de junho e nasce com a promessa de ser uma alternativa ao débito automático em conta-corrente.
O Pix Automático será especialmente útil no pagamento de contas com cobranças recorrentes, em serviços como água, energia elétrica, telefonia, condomínio, mensalidades escolares e assinaturas. A proposta é simplificar a adesão ou o cancelamento de uma cobrança recorrente.
Como vai funcionar o Pix Automático
O Pix Automático será inicialmente uma opção ao débito automático em conta-corrente. Por isso, em um primeiro momento, essas duas formas de pagamento vão coexistir e caberá às empresas oferecerem aos seus clientes a possibilidade de adotar uma ou outra modalidade.
Assim como acontece com o Pix convencional, a nova modalidade não tem custo, funciona em qualquer banco e todos os dias da semana. A boa notícia é que você pode cancelar um Pix Automático até às 23h59 do dia anterior ao débito – evitando que sua conta fique no vermelho, por exemplo.
MED Pix: o que é e como pedir a devolução de um pagamento no Pix
Para ativar o Pix Automático, você vai precisar receber e autorizar uma solicitação da empresa. Por exemplo: suponha que você queira configurar o pagamento da sua conta de água como Pix Automático. A partir do momento que a companhia de saneamento da sua cidade oferecer essa opção, ela enviará a solicitação a você, pedindo autorização para cobrança.
Essa autorização deverá ser validada diretamente no app do seu banco. A partir de então, os pagamentos recorrentes acontecerão mensalmente nas datas combinadas. Redobre a atenção com o seu saldo: a cobrança vai ocorrer de maneira automática e pode comprometer seu limite. Se não houver limite disponível, o pagamento não será realizado.
Algumas vantagens do Pix Automático
Além de a sua configuração ser relativamente mais simples do que o débito automático em conta-corrente, a adesão e o cancelamento da modalidade também são mais fáceis. No caso do débito automático, em algumas situações, você precisa obrigatoriamente entrar em contato com a empresa para resolver. Já no Pix Automático, você poderá resolver tudo pelo app do banco.
Outra possibilidade interessante é que os pagamentos não precisam ser necessariamente mensais. O Pix Automático pode fazer cobranças semanais, mensais, trimestrais ou anuais.
Por fim, o Pix Automático utilizará a infraestrutura do Banco Central para funcionar. Isso significa que não haverá mais a necessidade de convênios individuais entre empresas e bancos, permitindo que até mesmo pequenos negócios possam fazer cobranças recorrentes usando a nova modalidade.
Vale lembrar que essa nova modalidade não deve ser confundida com o Pix Recorrente. Essa última serve para transferências entre usuários e não tem relação com pagamentos que devem ser feitos a empresas. Desde fevereiro deste ano, boletos bancários já podem ser pagos via Pix.
Com informações do G1.
Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades
Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!

Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!