Orseni Pequeno
31/08/2024 às 11:00

Fiz um Pix errado, e agora? Saiba o que fazer para recuperar o dinheiro

Talvez você nunca tenha enviado ou recebido um Pix errado, mas acredite, confusões com esse tipo de transação não são nada incomuns. Em alguns casos, a resolução é simples, mas há situações em que a tentativa de recuperar o dinheiro pode se transformar em uma grande dor de cabeça, especialmente se você tiver sido vítima de alguma fraude com Pix, como o golpe do Pix errado.

Até mesmo nos casos menos complicados, porém, muita gente não sabe o que fazer com o Pix errado. Por esse motivo, reunimos algumas informações úteis sobre como recuperar o dinheiro de um Pix errado.

Como cancelar um Pix errado?

Cancelar o Pix é, muito provavelmente, a primeira solução em que alguém pensa ao se dar conta que enviou dinheiro para um desconhecido. No entanto, essa opção está disponível somente no caso de Pix agendado, desde que a transação ainda não tenha sido realizada.

Portanto, depois que o dinheiro sai da sua conta, não é possível cancelar o Pix. Mas existem outras alternativas para reaver o valor transferido.

Fiz um Pix errado, e agora?

Se você fez um Pix errado, a boa notícia é que na maioria dos casos dá para recuperar o dinheiro.

Existem 3 maneiras de recuperar o dinheiro de um Pix errado: tratando diretamente com a pessoa que recebeu a transferência indevidamente, através do Mecanismo Especial de Devolução (MED) ou acionando a justiça.

Saiba mais sobre cada possibilidade:

Fiz um Pix errado, e agora? Mecanismo Especial de Devolução

Se você foi vítima de alguma fraude ou golpe do Pix, o principal caminho para recuperar um Pix errado é via MED, ferramenta criada pelo Banco Central (BC) exclusivamente para facilitar o tratamento desses casos.

Para tentar a devolução via MED, você deve fazer o seguinte:

  1. Ao perceber que fez o Pix errado, entre em contato com a sua instituição financeira, priorizando canais oficiais;
  2. Ao falar com o atendente, explique o corrido e informe que precisa acionar o MED;
  3. A sua instituição financeira vai notificar o banco no qual o dinheiro foi creditado. Se a notificação for aceita e houver saldo na conta recebedora, a devolução será realizada.

O prazo para análise por parte da instituição financeira responsável pela conta recebedora é de até 7 dias.

Fiz um Pix errado, e agora? Falar com a pessoa que recebeu o dinheiro

Caso tenha feito o Pix errado utilizando como chave o e-mail ou número de telefone de outra pessoa, você pode entrar em contato com a pessoa que recebeu o dinheiro, explicar a situação e tentar uma devolução amigável.

Também é possível utilizar essa saída se você o usou o CPF como chave, basta procurar informações de contato online.

Fiz um Pix errado, e agora? Acionar a justiça

Se o Mecanismo Especial de Devolução não funcionar – pode não haver saldo na conta recebedora, por exemplo – ou quem recebeu o Pix errado se recusar a fazer devolução, você deve acionar a justiça e a pessoa pode responder pelo crime de apropriação indébita.

Com o risco de chegar a esse ponto, é indicado o registro de um Boletim de Ocorrência sempre que houver suspeita de crime.

O que fazer ao receber um Pix errado?

De acordo com o Banco Central, não há normas da própria instituição ou do Conselho Monetário Nacional (CMN) que tratam de devoluções em caso de engano ou erro do pagador, entretanto, ao se apropriar de valores que não são seus por direito, você pode ser acusado pelo crime de apropriação indébita. Portanto, se você recebeu um Pix errado, devolva o dinheiro, simples assim.

Caso não conheça a pessoa que encaminhou o Pix errado, você pode buscar alguma informação de contato no comprovante da transação e alertá-la sobre o erro, realizando a devolução em seguida.

Se estiver seguro de que foi mesmo um erro, nem precisa entrar em contato com o remetente, basta ir direto na opção “Devolver Pix” no aplicativo da sua instituição financeira e enviar de volta o valor.

Aliás, em casos assim, escolha sempre a opção “Devolver Pix” ao invés de fazer um novo Pix para a pessoa que fez o envio errado. Isso impede que o seu banco faça uma nova devolução, caso seja solicitado pelo pagador, ao mesmo tempo em que protege você contra o golpe do Pix errado (clique aqui para saber mais).

Agora que você já sabe como recuperar um Pix errado, bem como o que fazer ao receber um Pix errado, é só compartilhar as dicas com os familiares e amigos para deixar todo mundo seguro. 😉

Leia também:

Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades

Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!

Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *