PIX Garantido: Será uma ameaça aos cartões de crédito?


PIX Garantido: Será uma ameaça aos cartões de crédito?
O PIX dispensa apresentações. Lançado em novembro de 2020, a ferramenta revolucionou a forma com que os brasileiros fazem transferências de dinheiro. Até fevereiro deste ano, 73 milhões de brasileiros realizaram mais de 275 milhões de operações com o novo serviço. Mas parece que o PIX ainda tem muito a oferecer. O Banco Central anunciou que dará inicio em julho deste ano ao desenvolvimento do PIX Garantido, que poderá concorrer com os cartões de crédito.
O PIX Garantido vai permitir o agendamento e o parcelamento de pagamentos e transferências. De acordo com executivos do mercado, poderá haver a figura de um intermediador, ou seja, um banco ou instituição financeira que garantirá que os valores serão quitados na data programada, mesmo que o pagador não tenha saldo disponível na data.
Será o fim dos cartões de crédito?
Embora as transações por DOC e TED estejam com os dias contados depois da criação do PIX, o mesmo não deve acontecer com o PIX Garantido e os cartões de crédito, onde é mais provável que uma concorrência igualitária ocorra. Os cartões já são velhos conhecidos dos consumidores e oferecem benefícios extras como acúmulo de pontos, milhas ou cashback, benefícios e assistências em viagens além de aceitação no exterior. Já o PIX Garantido não deve oferecer tais vantagens e estará sujeito a mesma ou mais rigorosa análise de crédito para obtenção de cartões.
O lançamento do PIX Garantido está previsto para o primeiro semestre de 2022.
Com informações do portal Estadão – clique aqui.