Daniel Gadelha
21/03/2021 às 5:10

PIX Garantido: Será uma ameaça aos cartões de crédito?

O PIX dispensa apresentações. Lançado em novembro de 2020, a ferramenta revolucionou a forma com que os brasileiros fazem transferências de dinheiro. Até fevereiro deste ano, 73 milhões de brasileiros realizaram mais de 275 milhões de operações com o novo serviço. Mas parece que o PIX ainda tem muito a oferecer. O Banco Central anunciou que dará inicio em julho deste ano ao desenvolvimento do PIX Garantido, que poderá concorrer com os cartões de crédito.

O PIX Garantido vai permitir o agendamento e o parcelamento de pagamentos e transferências. De acordo com executivos do mercado, poderá haver a figura de um intermediador, ou seja, um banco ou instituição financeira que garantirá que os valores serão quitados na data programada, mesmo que o pagador não tenha saldo disponível na data.

Será o fim dos cartões de crédito?

Embora as transações por DOC e TED estejam com os dias contados depois da criação do PIX, o mesmo não deve acontecer com o PIX Garantido e os cartões de crédito, onde é mais provável que uma concorrência igualitária ocorra. Os cartões já são velhos conhecidos dos consumidores e oferecem benefícios extras como acúmulo de pontos, milhas ou cashback, benefícios e assistências em viagens além de aceitação no exterior. Já o PIX Garantido não deve oferecer tais vantagens e estará sujeito a mesma ou mais rigorosa análise de crédito para obtenção de cartões.

O lançamento do PIX Garantido está previsto para o primeiro semestre de 2022.


Com informações do portal Estadão – clique aqui.

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *