

Como proteger seu celular e apps de banco contra furtos e roubos no Carnaval
Chegou a hora de pular o Carnaval, mas tome cuidado: infelizmente, o período da festa mais popular do país é também um momento em que se registram muitos furtos e roubos de smartphones. É preciso proteger o seu celular.
Prova disso, é a preocupação dos principais bancos em orientar os consumidores sobre como se proteger nessa época do ano. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, pelo menos 197 celulares são roubados ou furtados todos os dias no Brasil.
Por isso, o ideal é se precaver. Nesse artigo, mostraremos dicas de como se proteger para minimizar as chances de furtos ou roubo e quais cuidados adotar para minimizar perdas caso algo de errado aconteça.
1 – Antes de sair de casa: faça um backup
Sempre que você for viajar ou estiver se preparando para frequentar lugares abertos com grande fluxo de pessoas, considere fazer um backup do seu celular. Muitas pessoas que têm os seus smartphones roubados muitas vezes percebem que não enviaram suas fotos para a nuvem e, quando perdem o aparelho, acabam perdendo também as lembranças salvas.
Você pode usar serviços como o Google One, Apple iCloud, Microsoft OneDrive e Dropbox para salvar os arquivos importantes antes de sair de casa. Se você utiliza um cartão de memória, também considere fazer uma cópia dele antes de sair para as festas.
2 – Habilite o app Celular Seguro
O app Celular Seguro, disponível para Android e iOS, permite que, em caso de furto ou roubo, você possa comunicar a ocorrência às autoridades de forma simples e rápida.
Quando o roubo é informado, a plataforma bloqueia o IMEI do aparelho, impedindo que ele funcione nas redes das operadoras de telefonia com outro SIM card. Em outras palavras, o aparelho se torna um peso de papel inútil nas mãos dos bandidos.
3 – Ative a localização do aparelho
Caso você deixe seu celular em algum lugar, é possível tentar encontrá-lo caso os recursos de rastreamento estejam ativos. No Android, essa função se chama “Encontrar Meu Dispositivo”, enquanto no iOS ela se chama “Buscar iPhone”.
Outra possibilidade é de bloquear o celular remotamente. Isso impedirá que pessoas mal-intencionadas tenham acesso aos seus arquivos e aplicativos de forma simples, diminuindo as chances de que tentem acessar suas contas pessoais.
4 – Ative a autenticação de dois fatores
Uma simples senha não é suficiente para proteger um celular. O ideal é que você ative também a biometria (no caso dos iPhones, o Face ID) e a dupla autenticação em suas contas mais importantes, como e-mails e apps de bancos.
É como se cada recurso ativasse uma camada a mais de segurança, tornando a vida dos bandidos mais complicada. Toda medida de segurança é válida, afinal, nós nunca sabemos quando algo de errado vai acontecer.
5 – Ative o “Modo Rua” nos aplicativos bancários
Alguns aplicativos de bancos digitais contam com funções inteligentes que permitem a limitação de acesso a recursos em determinados horários. É o caso do Nubank e do Inter, apenas para citar dois exemplos.
O Nubank, por exemplo, conta com o Modo Rua. Ele entende quais são as redes confiáveis nas quais você se conecta, como na sua casa e no trabalho, e reduz seu limite de transferências no Pix quando você está em algum lugar diferente.
No caso do Banco Inter, esse recurso foi incorporado recentemente e se chama “Modo Carnaval”. Ele funciona de forma similar, permitindo que você configure o limite máximo de transferências quando estiver fora de casa.
A operadora TIM vai testar em 2025 uma espécie de “broche Bluetooth”, que bloqueia o celular caso o aparelho se afaste do dono. Essa novidade poderá se conferida em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife.
6 – Não facilite! Cuide do seu celular
Quando estiver em meio a multidões, evite ficar com o celular nas mãos ou deixá-lo em bolsos abertos. Para os homens, o ideal é guardá-lo no bolso da calça (na parte da frente) ou da bermuda, de preferência fechado com zíper.
No caso das mulheres, cujos bolsos das calças são pequenos, o ideal é recorrer a uma bolsa ou pochete com zíper. Procure manter o celular sempre próximo de você e evite dar bobeira, levantando as mãos para o alto com o aparelho em mãos. Muitas vítimas são roubadas em momentos de descuido.
…..
Pronto! Agora é só colocar a fantasia e se preparar para a festa. Com esses cuidados para proteger o celular, com certeza o seu Carnaval será pura alegria e diversão, sem nenhum prejuízo ligado ao seu smartphone.
Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades
Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!

Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!