

Bradesco é o banco com mais reclamações em 2025; veja lista com os 15 piores
O Banco Central divulgou um ranking com as instituições financeiras que mais tiveram reclamações no primeiro trimestre de 2025. Desta vez, quem ficou com a primeira posição foi o Banco Bradesco, com mais 7,6 mil queixas nos primeiros 90 dias do ano.
Também aparecem no topo do ranking instituições como o Inter, com 2,2 mil reclamações, e PagBank/PagSeguro, com pouco mais de 1,8 mil reclamações.
O ranking leva em consideração a relação entre a quantidade de reclamações e a quantidade de clientes, evitando distorções nas quais os bancos mais populares seriam os mais prejudicados. Dessa relação surge um índice, que determina o posicionamento no ranking.
Ranking de reclamações dos bancos – 1º trimestre de 2025
Banco | Índice | Reclamações | Clientes |
Bradesco | 69,63 | 7.647 | 109,8 milhões |
Inter | 62,14 | 2.272 | 36,6 milhões |
PagSeguro | 58,84 | 1.885 | 32 milhões |
C6 Bank | 58,44 | 1.858 | 31,8 milhões |
BTG Pactual/Banco Pan | 38,32 | 1.001 | 26,1 milhões |
Santander | 37,50 | 2.556 | 68,2 milhões |
Mercado Pago | 36,88 | 2.309 | 62,6 milhões |
PicPay | 36,42 | 2.265 | 62,2 milhões |
Itaú | 34,11 | 3.384 | 99,2 milhões |
99Pay | 33,18 | 759 | 22,9 milhões |
Neon | 27,05 | 703 | 26 milhões |
Pefisa S.A. | 25,39 | 305 | 12 milhões |
Caixa Econômica Federal | 22,91 | 3.546 | 154,7 milhões |
Banco do Brasil | 20,55 | 1.617 | 78,7 milhões |
Nubank | 10,60 | 1.100 | 103,7 milhões |
Vale lembrar que a quantidade de clientes não significa necessariamente que uma instituição é maior do que outra. Para isso, leva-se em consideração o volume de operações de crédito.
Para se ter uma ideia, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú e Bradesco, somados, respondem por mais da metade das operações de crédito, dos ativos financeiros e das participações em depósitos totais no sistema financeiro brasileiro.
Entre as principais reclamações dos consumidores com relação aos bancos, destacam-se:
- 4.621 reclamações: insatisfação com o atendimento prestado pelo SAC ou Central de Relacionamento;
- 3.418 reclamações: irregularidades relacionadas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito;
- 765 reclamações: irregularidades relacionadas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a cartões de crédito.
Mudanças no ranking em relação a 2024
Se levarmos em consideração o último ranking divulgado pelo Banco Central, referente ao quarto trimestre de 2024, houve pelo menos duas mudanças entre os três primeiros colocados.
Na ocasião, o PagBank/PagSeguro era o líder em reclamações, seguido pelo Inter (que permanece em segundo) e pelo C6 Bank, que atualmente foi para a quinta posição. O Bradesco, atual líder, era apenas o sétimo colocado no final de 2024, o que deve representar um sinal de alerta para você que é cliente do banco.
Em nota enviada ao site Poder 360, o Bradesco destacou que tem como foco reduzir os índices de reclamação.
“O Bradesco acompanha constantemente as manifestações e realiza um intenso trabalho no encaminhamento de soluções. Reduzir os índices de reclamação é um foco permanente do Banco. Todos os apontamentos são assistidos de perto pela Ouvidoria”.
Com informações do Banco Central
Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades
Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!

Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!