

Boa notícia! Recarga Pay vai lançar cartão Black – o que podemos esperar?
O mercado de cartões de crédito no Brasil vai ganhar mais um competidor em breve. Trata-se do cartão Black da RecargaPay, anunciado pelo CEO da fintech, Rodrigo Teijeiro, em entrevista à Bloomberg Línea.
Ao falar sobre o futuro da RecargaPay, Teijeiro disse o seguinte à Bloomberg: “Vamos continuar a completar o ecossistema, com novas ofertas de produtos de crédito. E estamos para lançar o nosso cartão black”.
Em contato com a RecargaPay, a empresa confirmou que pretende lançar um novo cartão de crédito, mas disse não haver ainda previsão para o lançamento, tampouco deu detalhes sobre o produto.
O que nos resta, ao menos por enquanto, é imaginar possíveis características do cartão Black da RecargaPay, com base no que empresa já oferece em seu cartão de crédito atual, em movimentos recentes da fintech no mercado e também no posicionamento de alguns concorrentes.
O que podemos esperar do cartão Black da RecargaPay?
Atualmente, a RecargaPay oferece aos seus clientes um cartão de crédito com bandeira Mastercard, na modalidade de limite garantido, que exige uma reserva de valores para uso do cartão.
O dinheiro reservado cresce a 110% do CDI. Além disso, o cartão tem anuidade grátis e o benefício de 1,5% de cashback em todas as compras – limitado a R$ 1.500 por mês – o que o coloca na 5ª posição do nosso ranking de melhores cartões de crédito com cashback.
Clique aqui para solicitar o cartão de crédito RecargaPay.
Limite garantido
Pensando no novo cartão Black que a empresa vai lançar, apesar de ter como alvo um público diferente do cartão atual, minha aposta é que o modelo de limite garantido será mantido, mas combinado com a oferta direta de crédito, de forma semelhante ao que fazem, por exemplo, Nubank, C6 Bank e PicPay.
Os valores reservados como limite na RecargaPay rendem a 110% do CDI, acima do que oferecem outras instituições financeiras, sendo, portanto, um grande atrativo para os clientes. Não acredito que a empresa abrirá mão disso.
Anuidade
Sobre a anuidade, a menos que os benefícios do cartão não melhorem tanto na comparação com o cartão atual da fintech, acho difícil que a RecargaPay consiga fugir do que temos hoje no mercado e ofereça anuidade grátis sem qualquer contrapartida.
Algumas possibilidades, portanto, é que o cartão tenha um valor de anuidade, mas que existam regras para isenção da tarifa, seja baseado em gastos ou investimentos (falarei mais sobre isso adiante); ou que não tenha anuidade, mas seja liberado apenas para clientes que atendam a determinados requisitos, geralmente vinculados a investimentos em outras instituições.
Cashback ou pontos
Olhando para o benefício principal do cartão, o óbvio é imaginar que a empresa vai manter a oferta de cashback, que faz sucesso com o cartão atual. Mas acredito que há margem para apostar em um cartão para acumular pontos.
Caso a RecargaPay mantenha o cashback, a expectativa é que o percentual não fique abaixo de 2%, uma vez que o cartão atual já oferece 1,5%. O novo produto, portanto, brigaria pelo topo do nosso ranking de melhores cartões de crédito com cashback.
Outra possibilidade que imagino para o cartão é de um benefício semelhante ao do Nubank Ultravioleta, com o cashback do cartão aplicado em um CDB com excelente rendimento (no caso do Nubank, 200% do CDI).
A questão é que a RecargaPay ainda não oferece CDBs, mas já tem, desde o ano passado, aprovação do Banco Central para atuar como financeira, através da licença SCFI (Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento), o que possibilita a captação de recursos através de novos instrumentos, incluindo CDBs garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
Apesar de oferecer a melhor condição entre as contas digitais que rendem mais que a poupança, com rendimento automático de 110% do CDI, sem cobrança de IR e IOF, a RecargaPay costuma sofrer críticas e perder clientes por não contar com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito, ainda que a empresa garanta que os recursos depositados na conta têm proteção do Banco Central.
Assim, a oferta de CDBs poderia não apenas colocar fim na desconfiança de alguns clientes, mas servir como upgrade no benefício de cashback do novo cartão Black, além de poder ser utilizado como critério para isenção da anuidade ou concessão do cartão, como destacado no tópico anterior.
Outra possibilidade seria a RecargaPay abandonar o cashback e passar a oferecer pontos no cartão. Não é a minha aposta, mas não seria surpreendente se acontecesse.
Depois que a empresa lançou o cartão atual, com oferta de 1,5% de cashback, tive a oportunidade de conversar com alguns diretores da RecargaPay. Em todas as oportunidades, ficou claro que a empresa não apenas entende o peso dos pontos/milhas no processo de decisão do consumidor sobre um novo cartão, como também estava comprometida em melhorar o produto cartão de crédito, o que parece que vai mesmo acontecer.
Há ainda a chance de combinar pontos e cashback, mas creio que essa seja uma hipótese menos provável.
Outras questões do cartão Black RecargaPay
O atual cartão RecargaPay é emitido na bandeira Mastercard. Caso a parceria seja mantida para o cartão Black – o que imagino ser o mais provável – é possível antecipar algumas vantagens adicionais do cartão, como o seguro de despesas médicas, seguro atraso de bagagem, perda ou roubo de bagagem e o acesso gratuito a salas VIP no Aeroporto de Guarulhos.
Obviamente, o acesso gratuito é válido para os espaços da própria Mastercard, mas para visitar outras salas será necessário pagar, a menos que o cartão da RecargaPay ofereça acessos também através de programas como LoungeKey ou Priority Pass. Estamos na torcida!
E você, utiliza a RecargaPay? O que espera do cartão Black da fintech? Comenta aí!
Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades
Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!

Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!