Wikerson Landim
21/09/2024 às 11:00

Atenção! Receita Federal vai receber relatório dos seus gastos no cartão de crédito

A Receita Federal terá mais uma ferramenta para fiscalizar informações relacionadas às suas finanças. Por meio de uma Instrução Normativa, o órgão decidiu que administradoras de cartão de crédito e instituições de pagamento terão que enviar para o governo semestralmente uma declaração com os seus gastos.

Inicialmente, os dados serão incorporados à base de dados da Receita Federal e servirão apenas para identificar possíveis irregularidades. Nenhuma sanção ou multa será aplicada em relação ao volume de gastos.

Além disso, há valores mínimos a serem alcançados por pessoas físicas e jurídicas para ser gerada a obrigatoriedade de envio da declaração.

Bancos já enviam relatórios de movimentações financeiras

As instituições financeiras tradicionais, como bancos e financeiras, já são obrigadas a enviar mensalmente para a Receita Federal os valores globais de débito e crédito dos seus clientes. A nova medida, que deve valer a partir de 2025, estende essa obrigação também para administradoras de cartões de crédito e instituições de pagamento.

A declaração, batizada de “e-Financeira”, será gerada e enviada diretamente pelas instituições financeiras a cada seis meses. Será obrigatório para elas informarem movimentações de pessoas físicas e jurídicas, desde que suas respectivas transações atinjam valores mínimos. A decisão ficou assim:

  • A partir de R$ 5 mil/mensais movimentados por pessoa física;
  • A partir de R$ 15 mil/mensais movimentados por pessoa jurídica.

“As medidas visam aprimorar o controle e fiscalização das operações financeiras, garantindo uma maior coleta de dados. Além disso, reforçam os compromissos internacionais do Brasil no âmbito do Padrão de Declaração Comum (CRS)”, destacou a Receita Federal em nota à imprensa.

O órgão ressalta ainda que não receberá informações detalhadas dos seus gastos no cartão de crédito, mas apenas os valores globais. Em outras palavras, débitos e créditos apurados mensalmente para cada contribuinte.

Detalhes sobre o novo documento obrigatório ainda devem ser divulgados antes da entrada em vigor da medida. Entretanto, ao menos por enquanto, não há com o que se preocupar, tanto com relação a impostos ou mesmo com a exposição individual das suas compras no cartão de crédito.

Com informações do G1.

Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades

Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!

Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *