Bruno Rocha
01/04/2024 às 17:02

Passagens grátis da Azul – clientes reclamam, e empresa emite voos após o prazo

A saga das passagens cortesias da Azul ganhou um novo capítulo. Ontem foi o último dia para o benefício em reservas feitas com pontos – ou, pelo menos, deveria ter sido.

Como já era esperado, muita gente deixou para fazer a emissão de última hora, o que resultou em longos períodos de espera no telefone – já que a emissão só poderia ser feita pelo call center – e pouco sucesso para conseguir aproveitar o benefício.

E a consequência não poderia ser diferente: muitas reclamações em redes sociais, grupos de milheiros e até no site Reclame Aqui (veja nos prints abaixo, tirados na tarde de hoje (01/04).

No nosso canal do Telegram, um leitor disse que chegou a esperar mais de 5 horas (e sem conseguir emitir!), o que pode ser considerado um absurdo independentemente da circunstância.

Porém, parece que a Azul percebeu que algo não saiu como o planejado, e pelo menos por enquanto continua emitindo as cortesias para quem reservou a passagem principal usando pontos do Azul Fidelidade! Uma colega do Melhores Destinos conseguiu aproveitar o benefício entrando em contato com a companhia no começo da tarde de hoje (01/04).

Além disso, assim como nas reclamações, também acompanhamos relatos nas redes sociais, e um deles dizia que o atendimento pelo call center teria informado que o prazo teria sido estendido por mais 72 horas.

Já que esse é um assunto sério e não cabe uma piadinha de 1º de abril, procuramos a Azul para um posicionamento sobre todos esses pontos: o motivo da demora no atendimento, o que os clientes que tiveram tentativas frustradas podem fazer e se o novo prazo estendido por mais 72 horas procede.

De acordo com a companhia, não há um prazo estendido, e apenas casos pontuais estão sendo analisados, com retorno no período informado. Confira abaixo a resposta da Azul na íntegra:

O Azul Fidelidade informa que, a partir de hoje, 01/04, a emissão de passagem cortesia para Clientes da categoria Diamante ou do cartão Azul Infinite será realizada exclusivamente pelo aplicativo da Azul e apenas para compra da passagem em reais. Portanto, não é mais possível a emissão de cortesia para passagens pagas com pontos.     
O programa de fidelidade da Azul ressalta ainda que, casos pontuais que fizeram a solicitação dentro do prazo, mas que não puderam ser processados devido à alta demanda dos últimos dias, ainda estão em análise e os Clientes receberão um retorno dentro do prazo informado. Azul Fidelidade reafirma sua preocupação em proporcionar a melhor experiência aos Clientes.

É bem verdade que a informação da mudança foi divulgada com antecedência, e que deixar para a última hora nesses casos não costuma ser uma boa ideia, mas isso não isenta a companhia da responsabilidade de prestar um atendimento que solucione os problemas dos clientes, e não o contrário.

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