Bruno Rocha
25/03/2024 às 11:18

Boa notícia! Banco do Brasil reduz imposto cobrado em compras no exterior com cartão de crédito

Boa notícia para os clientes do Banco do Brasil! A partir de hoje, compras feitas no exterior com cartões de crédito do banco terão cobrança de apenas 1,1% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Atualmente, o percentual cobrado nesse tipo de transação é de 4,38%.

Apesar de ser uma grata novidade, a redução é válida apenas para cartões selecionados, priorizando os mais exclusivos do banco. São eles:

  • Altus Visa Infinite
  • Ourocard Elo Nanquim Diners
  • Ourocard Elo Nanquim
  • Ourocard Visa Infinite
  • Ourocard Mastercard Black
  • Smiles Visa Infinite

Diferentemente do BTG Black, que devolve uma parte do imposto pago em forma de cashback ao escolher o benefício do “IOF Especial”, o BB já fará a cobrança com o percentual reduzido diretamente na fatura.

Esse benefício deve permanecer ativo até 2028, quando o imposto será zerado em operações desse tipo (confira mais detalhes clicando aqui).

Com isso, o Banco do Brasil entra na briga com as contas globais digitais mesmo sem ter uma conta própria nos mesmos moldes (O BB oferece uma conta internacional pelo BB Américas Bank – veja mais aqui). Afinal, o imposto de 1,1% é o mesmo cobrado para recarregar essas contas com moedas estrangeiras.

Porém, é importante levar em conta o spread sobre o dólar que pode ser cobrado pelo banco, e que pode chegar a 4,5%, tornando o uso do cartão do BB em outras moedas um pouco menos atraente.

LEIA TAMBÉM:

Dólar no cartão de crédito: ranking do spread cobrado pelos bancos para compras internacionais


E você, o que achou da novidade? Apesar de usar contas globais como a Nomad, Wise e Inter, para mim, essa redução do IOF por parte do BB pode ser uma boa alternativa quando for necessário usar o cartão no exterior!

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade