Orseni Pequeno
19/04/2023 às 17:37

O que é Registrato? Saiba tudo e comece a usar o sistema de mil utilidades do Banco Central

Já ouviu falar em Registrato? Se você ainda não conhece essa plataforma do Banco Central (BC), saiba que é bem provável que já tenha necessitado de algumas das muitas informações fornecidas pelo sistema. São registros da sua vida financeira, incluindo os gastos com cartões de crédito, que podem ser acessados de maneira prática e ajudam no controle das finanças.

Ficou curioso? Então vamos descobrir tudo sobre o Registrato!

O que é Registrato

O Registrato é um sistema do BC através do qual é possível consultar gratuitamente, de forma rápida e segura, relatórios do relacionamento financeiro  de pessoas físicas e jurídicas com instituições financeiras e órgãos públicos.

Atualmente, é possível emitir os seguintes relatórios:

  • Contas e relacionamentos em bancos;
  • Empréstimos e financiamentos;
  • Chaves Pix;
  • Cheques sem fundos;
  • Câmbio e transferências internacionais;
  • Dívidas com o setor público federal (Cadin).

Vamos saber mais sobre cada um dos documentos emitidos no Registrato.

Contas e relacionamentos em bancos

É o relatório mais básico do Registrato, sem dados sobre movimentação financeira ou dívidas. Indica apenas os bancos e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central com as quais você possui algum tipo de relacionamento, seja conta, investimento ou outras aplicações.

Apesar de simples, as informações disponibilizadas no relatório podem ajudar a identificar o uso indevido do CPF ou CNPJ, bem como servir como base para construção de inventário.

Os dados do relatório são atualizados diariamente pelas instituições financeiras, entretanto, o documento disponibilizado no Registrato tem defasagem de até dois dias úteis.

Caso você não tenha qualquer vínculo com instituições financeiras e precise comprovar essa informação, pode emitir a Certidão Negativa de Relacionamento com o Sistema Financeiro – acesse aqui.

Empréstimos e financiamentos

Para quem utiliza cartão de crédito – especialmente se você possui muitos – esse é um relatório bem importante, pois apresenta o saldo devedor a vencer e vencido, se for o caso, com as diferentes instituições financeiras. Boa oportunidade para conhecer o ser nível de endividamento e avaliar melhor novas contratações de crédito.

Mas não apenas as operações com cartão de crédito estão cobertas no relatório. Todos os demais contratos que impliquem risco de crédito, como cheque especial, leasing, crédito consignado e financiamentos, são também apresentados.

Com esses dados, você pode identificar ainda eventuais empréstimos ou financiamentos realizados em seu nome de maneira fraudulenta.

Vale destacar que a atualização dos valores no relatório não ocorrem imediatamente após o pagamento da dívida, havendo defasagem mínima de 20 dias nas informações. Portanto, se você quita um débito em qualquer data de março, por exemplo, a informação só estará atualizada no Registrato a partir do dia 20 do mês de abril.

Chaves Pix

Atualizado em tempo real, esse relatório exibe as chaves Pix que você cadastrou nas diferentes instituições financeiras. É uma mão na roda para os esquecidos e ainda permite que os usuários identifiquem a vinculação do CPF ou CNPJ a uma chave Pix sem autorização.

Registrato emite relatório com as chaves Pix cadastradas nas diferentes instituições financeiras.

O relatório, contudo, não informa sobre as movimentações financeiras realizadas pelo Pix.

Cheques sem fundos

O relatório apresenta informações sobre cheques devolvidos, com a data e o motivo da devolução, bem como o número e valor do cheque.

As informações para o relatório são extraídas do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF). Com o pagamento comprovado, o cheque deve ser excluído do sistema em, no máximo, 10 dias.

Câmbio e transferências internacionais

Estão concentradas nesse relatório as informações sobre compra e venda de moeda estrangeira por pessoas físicas ou jurídicas, assim como as aplicações realizadas no exterior através de instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central.

Somente as operações liquidadas pelas instituições financeiras aparecem no relatório. Contudo, há uma prazo entre 1 e 44 dias contados da data de liquidação para que a informação apareça no Registrato.

Dívidas com o setor público federal (Cadin)

O sexto e último relatório emitido através do Registrato apresenta informações sobre dívidas de pessoas físicas e jurídicas com órgãos da Administração Pública Federal – débitos estaduais e municipais não são apresentados. Os dados são extraídos do Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal (Cadin).

Ter ciência sobre esse tipo de dívida pode ser importante para quem pretende obter crédito, incentivos fiscais, ou mesmo celebrar convênio com órgãos da Administração Pública Federal, já que essas instituições são obrigadas a consultar o Cadin antes de realizar qualquer uma das operações.

Para regularizar a situação de uma pessoa física ou jurídica no Cadin, é necessário entrar em contato com a entidade responsável pelo registro do débito.  Após a quitação do débito, o órgão tem até 5 dias úteis para registrar a baixa no sistema.

Como acessar o Registrato

Agora que você já conhece os diferentes tipos de relatórios disponíveis no Registrato, deve estar ansioso para acessar o sistema e conferir as suas informações, não é mesmo?

Pois bem, para acessar o Registrato, é necessário que você tenha uma conta gov.br de nível prata ou ouro – clique aqui para entrar no sistema ou criar a sua gov.br.

Para acessar o Registrato, é necessário uma conta gov.br nível prata ou ouro.

Em geral, as novas contas gov.br são criadas no nível bronze, sendo preciso cumprir alguns requisitos para avançar aos níveis prata e ouro – saiba mais. A opção mais fácil, entretanto, é acessar a conta gov.br com os dados de login do seu banco, dessa forma a sua conta já será prata.

Como consultar o Registrato

Após conseguir o nível prata ou ouro na sua conta gov.br, chegou o momento da verdade! É hora de acessar o Registrato e descobrir se existe alguma pendência no seu CPF ou CNPJ.

Ao entrar no sistema, você visualizará, logo na página inicial, os 6 tipos de relatórios disponíveis.

Como consultar o Registrato.

Aí é só escolher a informação que deseja obter e clicar em “Consultar”. Dentro da caixa de cada relatório, será sempre apresentada a última consulta realizada, com as opções de visualizar novamente o documento, baixar ou enviar por e-mail.

Histórico de consulta do Registrato.

Ficou com alguma dúvida sobre o Registrato? Manda a sua pergunta nos comentários. 😉 Você também pode conferir o vídeo abaixo, no qual o Banco Central fala um pouco sobre o sistema.

E aí, já conhecia o Registrato? O que achou do sistema? Comenta aí!


Para acompanhar dicas, novidades e promoções sobre cartões de crédito, milhas, pontos e cashback, inscreva-se no Telegram do Melhores Cartões e siga o nosso perfil no Instagram @melhorescartoes.

Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades

Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!

Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *