Gabriela Alves
17/02/2024 às 11:00

Tarifa award e comercial: qual a diferença e como identificar para encontrar passagens baratas?

Saber diferenciar as tarifas award e comercial é indispensável para fazer boas emissões de passagens com milhas. Nos programas de fidelidade nacionais, temos a possibilidade de identificar essas tarifas no Interline TudoAzul e também na Smiles, o programa de fidelidade da GOL.

Esse post tem o objetivo de te explicar, de uma vez por todas, o conceito das tarifas award e comercial. Você vai entender a diferença entre elas e, por fim, saber como identificar boas opções de emissões de passagens.

Qual é a diferença entre tarifa award e tarifa comercial?

A principal diferença entre a tarifa award e a tarifa comercial está na quantidade de milhas necessárias para emissão de uma passagem. Em outras palavras, enquanto a tarifa comercial está alinhada ao valor da passagem convertido em reais e é facilmente encontrada, a tarifa award é, como o próprio nome diz, uma tarifa prêmio que permite resgates promocionais, abaixo do valor de mercado. Essa última, porém, tem disponibilidade limitada.

Mas, antes de aprofundarmos o assunto, vamos entender o conceito de cada tarifa:

Tarifa award

A tarifa award ou “tarifa prêmio” – na tradução livre – nada mais é que uma classe tarifária especial de uma passagem aérea com milhas, cujos valores ficam abaixo da tabela comercial, o que faz com que seu custo seja menor se comparado ao valor em dinheiro.

Também chamada de tarifa unicórnio, sua disponibilidade é restrita, uma vez que a liberação de assentos na tarifa promocional é bem limitada. Em contrapartida, é possível usar suas milhas de programas de fidelidade nacionais para resgatar passagens internacionais com parceiros, o que pode ser um ótimo negócio!

Por fim, trechos de passagens emitidas na tarifa award não geram milhas de voos.

Tarifa comercial

A tarifa comercial, também conhecida como tarifa pública, é a mais comum e pode ser encontrada facilmente, ao contrário da tarifa award. Geralmente, as passagens disponíveis em milhas na tarifa comercial estão diretamente ligadas aos valores das passagens em dinheiro, ou seja, são reflexos da tarifa pagante, o que pode fazer com que a emissão não seja tão conveniente.

Entretanto, o raciocínio é o seguinte: quanto mais cara a passagem em dinheiro, mais milhas serão necessárias para emiti-la.

Como identificar tarifas award no Interline TudoAzul?

O Interline TudoAzul é a plataforma online da Azul Linhas Aéreas, que permite emissões de passagens com companhias parceiras, para mais de 100 destinos pelo mundo inteiro. E com um benefício extra: sem limitações de CPF de beneficiários no programa.

Interline TudoAzul

Dentre essas parceiras, apenas cinco companhias aéreas dispõem de tarifas award. E o primeiro passo para facilitar a busca pelas melhores emissões dentro da plataforma é conhecer todas elas.

Companhias aéreas com tarifa award no Interline TudoAzul

  • Air Canada
  • Copa Airlines
  • TAP Air Portugal
  • Turkish Airlines
  • United Airlines

Tendo em mente quais são as companhias aéreas que oferecem a tarifa award no Interline TudoAzul, fica mais fácil mapear boas emissões de passagens. Na etapa da pesquisa dentro da plataforma é bem simples fazer essa identificação, já que a mesma é especificada nas informações de voo. Veja no exemplo abaixo.

Tarifa Award - Interline TudoAzul

No exemplo, o trecho Brasília (BSB) – Los Angeles (LAX), está disponível na tarifa prêmio por 82.500 pontos TudoAzul, voando com a Copa Airlines. O mesmo trecho – apenas com a ressalva de diferentes conexões – também está disponível na tarifa pública, por 139.500 pontos. Uma diferença de 57 mil pontos!

Assim como a tarifa award, a tarifa comercial também é identificada nas pesquisas dentro do Interline. Por sua vez, chamada de tarifa pública:

Tarifa Pública - Interline TudoAzul

Leia também:

Dicas de emissões com o Interline TudoAzul

Veja a seguir algumas dicas de emissões na tarifa award, no Interline TudoAzul. Selecionamos opções de voos saindo de aeroportos do Brasil para diferentes destinos.

1 – Porto Alegre (POA) para Cancún (CUN)
Companhia aérea: Copa Airlines
Classe: Econômica
Pontos TudoAzul: 67.500

Tarifa Award Interline TudoAzul - Dica de emissão

2 – São Paulo (GRU) para Orlando (MCO)
Companhia aérea: United Airlines
Classe: Econômica
Pontos TudoAzul: 71.000

Tarifa Award TudoAzul - GRU-MCO

3 – Rio de Janeiro (GIG) para Houston (IAH)
Companhia aérea: United Airlines
Classe: Econômica
Pontos TudoAzul: 70.000

Tarifa Award Interline TudoAzul

Para conferir mais opções de trechos e tarifas, acesse o site do Interline TudoAzul clicando aqui.

Como identificar tarifas award na Smiles?

Smiles, programa de fidelidade da GOL Linhas Aéreas, assim como o Interline TudoAzul, também conta com uma lista de companhias aéreas que dispõem de tarifas award. Confira!

GOL Smiles

Companhias aéreas com tarifa award na Smiles

  • Aeroméxico
  • Aerolíneas Argentinas
  • Air Canada
  • Air Europa
  • Air France
  • Avianca
  • American Airlines
  • Copa Airlines
  • Ethiopian Airlines
  • Emirates
  • Korean Air
  • KLM
  • South African Airways
  • TAP Air Portugal
  • Turkish Airlines

Além de conhecer essa lista de companhias aéreas, existem outras duas formas de identificar tarifas award em suas buscas por passagens com milhas na Smiles: o selo Viaje Fácil e a possibilidade de reembolso da tarifa. Mas calma, que vamos te explicar tudo isso em detalhes!

Uma das formas de diferenciar tarifas award e comerciais na Smiles é pelo selo Viaje Fácil. Esse selo é um tipo de indicativo da possibilidade de congelar a tarifa encontrada, desde que haja uma antecedência de, pelo menos, 60 dias antes do embarque.

Funciona assim: você garante a tarifa mesmo sem ter milhas suficientes, e ainda ganha um prazo para quitar a passagem. Para utilizar esse serviço, é cobrado um valor de R$ 120, que após a quitação vira bônus na sua conta Smiles.

Tarifa Award - Smiles

A segunda técnica para encontrar tarifas award na Smiles é identificar a possibilidade de reembolso da tarifa. Nessa modalidade, a Smiles permite um reembolso pelo custo fixo de US$ 180 por viajante. Via de regra, a maioria das tarifas públicas não oferecem essa possibilidade de reembolso, mas há exceções.

Tarifa reembolsável - Smiles

Outra diferença entre as tarifas award e comerciais encontradas na Smiles é que, na tarifa award, em alguns casos, é cobrada apenas a taxa de embarque como encargo da passagem. Isso significa que não há taxas adicionais da companhia aérea parceira.

Leia também:

Dicas de emissões com a Smiles

A seguir, confira opções de emissões award com a Smiles, com diferentes origens e destinos. Vale lembrar que as tarifas mais baixas valem apenas para clientes do Clubes Smiles ou categoria Diamante.

1 – São Paulo (GRU) para Buenos Aires (EZE)
Companhia aérea: Emirates
Classe: Econômica
Milhas Smiles: 41.900

Tarifa Award - Smiles - Dica de emissão

2 – Brasília (BSB) para Flórida (FLL)
Companhia aérea: Avianca Airlines
Classe: Econômica
Milhas Smiles: 63.900

Dica de emissão Smiles - BSB-FLL

3 – Rio de Janeiro (GIG) para Miami (MIA)
Companhia aérea: Avianca Airlines
Classe: Econômica
Milhas Smiles: 70.500

Tarifa Prêmio Smiles - Avianca

Clique aqui para conferir mais opções no de trechos e tarifas no site da Smiles.


E você, já sabia dessas diferenças entre as tarifas award e comercial? Compartilhe sua experiência!

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *