Bruno Rocha
19/09/2022 às 17:59

Abastece Aí tem vazamento de mais de 137 mil chaves PIX

O Abastece Aí, aplicativo de pagamentos e abastecimento dos postos Ipiranga, teve o vazamento de dados ligados a mais de 137 mil chaves PIX vinculadas ao sistema. 

De acordo com o Banco Central, foram vazados apenas dados cadastrais, como o nome de usuário, CPF, agência e número da conta no app. Nenhuma informação sensível, como senhas e saldo existente nas contas, foi vazada, segundo o Bacen. Ou seja, nenhuma operação será possível com o que foi exposto.

Segundo o grupo Ultra, responsável pelo Abastece Aí, as atividades suspeitas em decorrência desse incidente já foram bloqueadas e todas as medidas cabíveis à investigação do caso já estão sendo tomadas.

Portanto, se você é usuário do aplicativo, fique atento a possíveis tentativas de golpes! 

Como se proteger?

Segundo o grupo responsável pelo aplicativo, quem teve os dados vazados será comunicado exclusivamente pelo próprio app. Por isso, fique atento às notificações feitas relacionadas ao Abastece Aí, ainda que pareçam oficiais.

Confira outras dicas:

  • Desconfie de links enviados pedindo seus dados de acesso e senhas. Em caso de dúvida, procure o atendimento oficial do Abastece Aí;
  • Não forneça informações solicitadas por telefone, e-mail ou mensagem;
  • Não acesse sua conta sem que seja pelo aplicativo ou site da empresa.

Meus dados vazaram. Devo me preocupar?

Por enquanto, não há motivo para se preocupar. Conforme a nota do Banco Central, os dados vazados não permitem acesso à conta do Abastece Aí e nem movimentações financeiras. Porém, é importante se manter alerta a possíveis contatos feitos para conseguir essas informações mais sensíveis e, aí sim, ter acesso à conta.

Outros vazamentos

O caso do Abastece Aí é o quarto grande vazamento de dados ligados ao Pix desde o lançamento da ferramenta, em 2020. Todos os casos somam mais de 700 mil clientes, de quatro instituições diferentes, que tiveram suas informações expostas. O maior evento aconteceu em agosto de 2021, quando os dados relacionados a mais de 400 mil chaves Pix do Banese (Banco do Estado de Sergipe) foram expostos.

Saiba mais no site do Bacen.


E você, utiliza o Abastece Aí? Recebeu algum comunicado no app? Comente e participe!

Para acompanhar dicas, novidades e promoções sobre cartões de crédito, milhas, pontos e cashback, inscreva-se no Telegram do Melhores Cartões e siga o nosso perfil no Instagram @melhorescartoes.

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *