

Cuidado! XP comunica vazamento de dados de clientes da corretora
A XP informou ao mercado nesta semana que houve um vazamento de dados na empresa que expôs informações cadastrais de usuários da corretora e da plataforma Rico. Entretanto, nenhum recurso financeiro foi afetado e a brecha já foi corrigida.
Ainda segundo a XP, foram expostos dados cadastrais dos clientes, incluindo nome, telefone, e-mail, data de nascimento, CEP, estado civil, gênero, cargo e nacionalidade. Além disso, quem acessou a plataforma de maneira indevida viu ainda número da conta, saldo, posição e limite de créditos referentes ao mês de março.
Senhas e números de documentos não foram expostos
O lado positivo em meio a esse incidente é que informações sensíveis, como senhas, assinaturas eletrônicas, biometrias e números de documentos, não foram acessados. Portanto, segundo a XP, isso indica que não houve comprometimento das contas afetadas.
É importante ressaltar que o vazamento das informações ocorreu no dia 23 de março, mas somente nesta semana a XP tornou pública essa informação. Segundo apurado pela Folha de S.Paulo, a demora na comunicação se deu pelo fato de que a XP procurou solucionar o problema antes.
“Os recursos dos clientes e da própria instituição estão seguros, protegidos e não sofreram qualquer tipo de impacto, inexistindo vazamento de senhas, assinaturas eletrônicas, token, credenciais de acessos ou qualquer dado que permita realizar transações financeiras”, disse a XP.
Procon-SP vai notificar a XP
A partir do ocorrido, o Procon de São Paulo informou que vai notificar a XP para que a companhia esclareça todos os fatos relacionados à falha de segurança. O órgão de defesa do consumidor quer saber quais informações foram expostas e quais foram as providências tomadas para prevenir que o problema ocorra novamente.
Além disso, o Procon quer saber o motivo da demora em tornar público o incidente e, se for o caso, entrará com medidas cabíveis para ressarcir clientes que tenham sido impactados de alguma maneira.
Vale lembrar que, segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), fatos como esse devem ser comunicados em até três dias úteis à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e em até 20 dias úteis aos clientes. O caso será investigado e, se houver alguma irregularidade constatada, a multa pode chegar a até 2% do faturamento da empresa, limitado a R$ 50 milhões.
Se você é cliente da corretora XP ou da Rico, braço da companhia, redobre sua atenção: trocar senhas de acesso pode ser uma boa ideia. Além disso, esteja atento a ligações, mensagens de texto e e-mails fraudulentos, pois de posse dos dados, pessoas mal-intencionadas podem utilizá-los para aplicar golpes.
Com informações da Folha de S.Paulo
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