Daniel Gadelha
29/08/2023 às 8:31

Novidade! XP anuncia Conta Global em dólar para concorrer com Nomad e Wise

A XP acaba de anunciar a sua Conta Global com saldo em dólar americano. O novo produto da corretora também é conhecido como conta digital internacional e traz diversos benefícios para os clientes, principalmente para aqueles que viajam com frequência para o exterior ou que fazem compras em moeda estrangeira. Será mais um concorrente para Nomad e Wise.

As principais vantagens desse tipo de conta são o IOF mais baixo de 1,1% (ao invés dos 5,38% cobrados pelos cartões de crédito em compras internacionais) e taxa de câmbio bem mais atrativa se comparado aos cobrados pelos cartões de crédito e as casas de câmbio ao converter reais para dólares. Só esses dois fatores já rende uma economia enorme!

Saiba mais sobre a Conta Global XP.

Conta Global XP

A Conta Global internacional XP é totalmente grátis, sem cobrança de mensalidade ou taxa de manutenção, o que é uma boa notícia, mas por si só não destaca a conta dos concorrentes, já que nenhum deles cobra tais tarifas.

A conta em dólar fica integrada à conta em reais e permite ao cliente fazer pagamentos em dólar e, principalmente, investimentos. São mais de 11 mil ativos no exterior, como fundos (mutual funds), renda fixa (bonds), tesouro e até ações da bolsa americana.

Um diferencial da Conta Global XP, não oferecido por todos os concorrentes, é que os valores depositados são assegurados pelo FDIC, instituição similar ao FGC no Brasil, até o limite de US$ 250 mil, já que o saldo fica alocado em um banco locado nos Estados Unidos. Entre as principais concorrentes, a Nomad oferece a mesma garantia.

Cartão de débito da Conta Global XP

Diferente da conta em reais da XP, o cartão da a Conta Global em dólar da corretora é emitido pela bandeira Mastercard. O cartão é aceito em mais de 210 países, está disponível nas versões física e digital, e pode ser utilizado para realizar transações no débito, envio de remessas de câmbio 24h e saques em terminais de autoatendimento. Ele também é compatível com as carteiras digitais Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay, já que é equipado com tecnologia que permite pagamento por aproximação.

Caso o cliente faça compras em uma moeda diferente do dólar, o valor da compra será convertido para a moeda norte-americana de forma automática e debitado do saldo em dólar.

Para os clientes que possuírem investimentos na plataforma internacional, não haverá cobrança para emissão do cartão físico. Para os demais, o valor da tarifa ainda não foi anunciado. Fora isso, não há cobrança de mensalidade ou taxa de manutenção do cartão.

Também não foi informado qual é a versão da Mastercard em que o cartão será emitido mas, pela imagem de divulgação, o cartão parece ser Black, será mesmo? Se a informação se confirmar, o cartão virá recheado de benefícios da bandeira, como assistência em viagens, seguro para bagagem despachada, concierge, proteção de compra, garantia original estendida e até… acesso grátis a salas VIP em aeroportos!

Como abrir uma Conta Global XP?

A Conta Global chegou 12 meses após o lançamento da plataforma internacional de investimentos da XP, que já conta com mais de 1 milhão de clientes, segundo a corretora. Essa base de clientes terá prioridade na liberação da conta, que será de forma gradual. A abertura da conta é feita através do app. Nesse primeiro momento, somente clientes atuais poderão solicitar a Conta Global. Novos clientes terão acesso em um próximo momento.

Como eu já sou cliente XP há um tempo, não fiquei surpreso em ver que a opção de ativar a Conta Global estava disponível em meu aplicativo. Logo na home no app havia um banner me convidando para ativar a conta.

Ao tocar no banner foi solicitado que eu preenchesse um formulário com o meu perfil de investidor e que aceitasse os termos de negociação de ativos internacionais. Concluído o processo, uma mensagem informou que a liberação da minha conta aconteceria em alguns minutos. No entanto, até a publicação deste post, ainda estava em análise.

Resta saber se a taxa de serviço (também conhecido como spread ou ágio) cobrado pela XP na hora de converter do real para o dólar será fixa ou variável e se será competitiva. Por hora, sabemos apenas que ele será variável e não fixo.

De toda forma, uma coisa é certa, com o número de contas digitais internacionais crescendo, o consumidor só tem a ganhar com mais opções de escolha e um incentivo maior para que as empresas ofereçam melhores serviços aos seus clientes.


E você, o que achou da Conta Global XP? Comente e participe!

app melhores cartões Baixe grátis o nosso app

Seja notificado imediatamente sempre que surgir uma nova promoção

ícone newsletter E-mail diário com promoções

Receba no fim do dia um resumo com as melhores ofertas do dia, as principais notícias e dicas para economizar

ícone newsletter Comunidade grátis no Telegram

Receba as promoções sempre que forem publicadas no site e participe da nossa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *