Daniel Gadelha
01/02/2024 às 15:03

Azul anuncia mudanças importantes e novos benefícios no seu programa de fidelidade

A Azul acaba de anunciar diversas novidades em seu programa de recompensas, inclusive um novo nome, que passará a se chamar Azul Fidelidade. Dentre as principais mudanças, novas regras de qualificação para mudança de nível, onde os pontos comprados ou recebidos através de bancos e de parceiros não irão mais contribuir para a qualificação.

O programa também terá novos benefícios para os passageiros frequentes, como aumento da validade dos pontos, maior número de beneficiários para o resgate de passagens com pontos e redução no tempo de carência para a emissão de passagens para terceiros. Além disso, os clientes Diamante e Safira também vão contar com um teto máximo para resgatar passagens com pontuação reduzida no programa e mais opções de salas VIP.

As novas regras começam a valer a partir de 1º de abril de 2024. Veja mais sobre as novidades a seguir!

Novas regras para o acúmulo de pontos qualificáveis no Azul Fidelidade

Os clientes continuam ganhando pontos qualificáveis através de gastos com os cartões de crédito Azul Itaú, Clube Azul e na compra de passagens aéreas. A compra de serviços também passarão a acumular pontos, como upgrade de cabine, despacho de bagagem, excesso de bagagem, marcação de assento antecipado, pet da cabine, menor desacompanhado, dentre outros.

Veja como será a paridade para acúmulo de pontos qualificáveis Azul:

Transações que deixarão de gerar pontos qualificáveis a partir de 1º de abril de 2024:

  • Compra, renovação e transferência de pontos
  • Transferência de pontos de bancos e parceiros
  • Compras em parceiros de varejo
  • Compras na Azul Viagens

Vale lembrar que o programa de fidelidade da Azul era o único que oferecia acúmulo de pontos qualificáveis nessas transações, permitindo, inclusive, que os clientes atingissem o nível mais alto apenas comprando e transferindo pontos de parceiros.

Requisitos de qualificação para os níveis Topázio, Safira e Diamante no Azul Fidelidade

No novo modelo de qualificação, válido a partir de 1º de abril de 2024, os clientes terão a opção de se qualificar por trechos ou pontos qualificáveis para os níveis Topázio e Safira, enquanto que para o nível Diamante será obrigatório acumular trechos e pontos ou atingir um valor mínimo de gastos em dinheiro em voos da Azul.

Veja alguns exemplos de como será feita a contagem de trechos:

A boa notícia é que os trechos qualificáveis também poderão ser de voos resgatados somente com pontos Azul, ou com pontos mais dinheiro. O trecho qualificável será considerado da origem até o destino, independente do número de conexões ou escalas.

Nada muda para os clientes que se qualificam através da assinatura dos planos maiores do Clube Azul ou dos cartões Azul Itaú.

Os pontos e trechos qualificáveis serão contabilizados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de cada ano.

Requisitos para nível Azul Topázio

  • Regra atual: 5.000 pontos qualificáveis ou cartão Azul Itaú Gold
  • Nova regra: 6 trechos qualificáveis, 6.000 pontos qualificáveis ou cartão Azul Itaú Gold

Requisitos para nível Azul Safira

  • Regra atual: 10.000 pontos qualificáveis ou Clube Azul 10.000 ou cartão Azul Itaú Platinum
  • Nova regra: 10 trechos qualificáveis, 10.000 pontos qualificáveis, Clube Azul 10.000 ou cartão Azul Itaú Platinum

Requisitos para nível Azul Diamante

  • Regra atual: 20.000 pontos qualificáveis ou Clube Azul 20.000 ou cartão Azul Itaú Infinite
  • Nova regra: 12 trechos qualificáveis mais 12 mil pontos qualificáveis ou R$ 25 mil em gastos em voos e serviços ou Clube Azul 20.000 ou cartão Azul Itaú Infinite.

Os usuários continuam acumulando pontos qualificáveis nas regras vigentes até o final de março de 2024.

Os trechos qualificáveis e os gastos com serviços realizados entre 1º de janeiro e 31 de março deste ano serão creditados na conta dos clientes até 30/04/2024.

Novos benefícios para clientes Azul Topázio, Safira e Diamante

A Azul divulgou excelentes novidades para quem atingir os níveis Topázio, Safira e Diamante do programa. Confira os benefícios que serão adicionados a partir de abril:

Mais beneficiários para resgate de pontos e redução no tempo de carência

Atualmente, os clientes podem cadastrar até cinco beneficiários para resgate de passagens com pontos. Após realizar o cadastro do dependente, é necessário aguardar 60 dias para começar a resgatar passagens para ele.

Com os novos benefícios, os clientes dos níveis mais altos poderão cadastrar mais beneficiários e terão um período menor de carência, de apenas 30 dias.

Resgate Especial Azul

Os clientes Safira e Diamante terão acesso a resgates de passagens aéreas nacionais com pontuação reduzida, respeitando um teto máximo cujo valor ainda será divulgado. No momento do resgate, será necessário inserir um código promocional para garantir o valor fixo.

É algo similar ao que a Smiles faz. Só não sabemos se haverá limite de uso.

Novas Salas VIP

Atualmente, os clientes Diamante e Azul Itaú Infinite e Platinum que estejam viajando com a companhia podem acessar a sala VIP Advantage no Aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, além do Lounge Azul no Aeroporto de Campinas (VCP), mas a empresa prometeu boas novidades em breve.

Maior validade dos pontos

Os pontos acumulados vão valer por mais tempo de acordo com a categoria. No entanto, a validade exata ainda será divulgada pela empresa até o fim de março.

Resumo das mudanças no TudoAzul / Azul Fidelidade

Perguntas e respostas sobre as mudanças no Azul Fidelidade

Haverá redução nos benefícios dos níveis Topázio, Safira e Diamante?

Não, todos os benefícios serão mantidos e novos benefícios serão acrescentados.

O que acontece com os pontos qualificáveis acumulados entre 01/01/2024 e 31/03/2024?

Os pontos qualificáveis acumulados na regra atual, como através de compra de pontos, transferência de pontos de parceiros, dentre outros, serão válidos para a nova qualificação.

Quando começa a contagem dos trechos qualificáveis?

O programa irá contabilizar os trechos voados desde o dia 1º de janeiro deste ano, desde que o usuários tenha inserido o número do seu Azul Fidelidade ou CPF no momento da compra da passagem ou check-in. Os voos realizados entre 01/01/2024 e 31/03/2024 serão creditados até 30/04/2024.

Clientes Clube 20.000 e Azul Itaú Infinite ainda precisarão acumular pontos qualificáveis para terem direito a passagem cortesia?

Sim! Na regra atual, os clientes Clube Azul 20.000 e Azul Itaú Infinite recebem upgrade automático para o nível Diamante, porém, não recebem o benefício da passagem cortesia para acompanhante. Na nova regra, esses clientes terão que acumular 12 trechos qualificáveis mais 12.000 pontos qualificáveis ou R$ 25.000 em gastos na companhia para liberar o benefício.

Haverá mudança no Desafio TudoAzul?

O Desafio de Status será mantido e as novas regras de qualificação passam a valor a partir de abril. Os clientes que se inscreverem no Desafio continuarão tendo 6 meses que atingir metade dos requisitos de qualificação da categoria desejada, considerando os novos requisitos apresentados.

Confira o novo regulamento completo do Azul Fidelidade no site da Azul.

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